Conecte-se ao empreendedorismo

Diferença entre Varejo e Atacado

Tempo de Leitura: 4 minutos
Se você possui um estabelecimento comercial, certamente já se deparou com os termos Varejo e Atacado. Qual é o mais vantajoso para a compra e venda de produtos? Confira no artigo a seguir.

Enquanto o Varejo está relacionado à compra e venda de produtos em pequenas unidades a um consumidor final, o Atacado busca essa comercialização em grande escala com empresas e revendedores. 

As suas diferenças estão relacionadas ao objetivo do negócio, público-alvo, disponibilidade de estoque, processos logísticos, variedade de produtos e periodicidade da compra. 

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto ou ainda está na dúvida em qual implementar em seu negócio? Continue neste artigo e saiba diferenciar o  varejo e o atacado a partir dos seguintes tópicos:

Qual é a diferença entre varejo ou atacado?

O varejo e o atacado possuem características distintas. O atacado está diretamente relacionado à comercialização de produtos em larga escala, com o objetivo de revenda. Em consequência disso, o valor pago também é mais baixo. 

Já o varejo consiste na compra ou venda de produtos em pequena escala, visando o consumidor final para uso pessoal e cobrando um valor superior ao do atacado, possibilitando maior margem de lucro para o empreendedor. 

As duas modalidades incluem consumidores distintos. Enquanto o atacado busca pessoas jurídicas – como empresas e revendedores – o varejo busca o consumidor comum (pessoa física). 

As compras no varejo são compostas pelo preço que a loja comprou no atacado, somado ao lucro e ao transporte do produto até o local. Por isso que há diferença entre os valores cobrados no atacado e no varejo. 

Além disso, o comércio por atacado geralmente pede pagamentos à vista no dinheiro e no Pix, enquanto o varejo possibilita o parcelamento de suas compras também no cartão de crédito. 

Por fim, também existe a modalidade do atacarejo, que combina as duas modalidades anteriores e é destinado a pequenas e médias empresas. Ele disponibiliza produtos a serem comercializados tanto por atacado, como por varejo, entretanto, com preços menores aos dos mercados convencionais. 

Como funciona a compra no atacado?

A compra no atacado funciona em larga escala para estoques amplos. Cada produto (ou montante) conta com uma quantidade mínima a ser comercializada para que o seu valor seja inferior ao que está presente no mercado varejista. 

Outras vantagens dessa compra são o estabelecimento de relações duradouras com fornecedores, que estarão ali sempre quando você precisar, além da definição de uma constância nessa comercialização – semanal, mensal, trimestral ou até semestral – e cumprimento desses prazos. 

Essa ampla comercialização também apresenta diversos estilos e tipos de qualidade de produtos, o que possibilita ao empreendedor a melhor escolha de acordo com os interesses dos seus clientes. 

Algumas lojas que possuem essa modalidade podem exigir pagamento em espécie, embora algumas já utilizem o Pix. Dessa forma, ter um montante da sua receita em dinheiro pode ser importante para esses casos. 

Outra opção para a compra no atacado é por meio de parcerias. Para isso, é realizado o cadastro no sistema das lojas atacadistas. Com ele, é possível ficar por dentro de todas as novidades de produtos, além da negociação das remessas de produção. 

Os preços atacadistas podem ser até 50% menores do que no varejo, logo, esta modalidade é bastante vantajosa para comércios que oferecem larga escala de produtos.

 

 

O que levar em consideração para escolher em qual investir?

A escolha da modalidade adequada ao seu negócio está diretamente relacionada aos seus objetivos e condições, além do perfil e dos interesses dos seus consumidores.  

Se a comercialização dos seus produtos acontece em alta rotatividade, é importante investir no comércio atacadista para otimizar os processos e maximizar o seu lucro. Também vale ressaltar a importância de encontrar lojas atacadistas que forneçam preços competitivos com o mercado. 

Por outro lado, se o seu empreendimento não comporta grandes estoques, a compra e a venda varejista são as mais adequadas para o sucesso do seu negócio, por mais que os preços sejam elevados em relação aos de custo. 

Por isso, é importante realizar um planejamento estratégico e financeiro para tomar a decisão certeira em relação à modalidade mais adequada a se seguir em seu negócio, levando em conta a possibilidade de lucros, mas também a viabilidade de se acumular estoques. 

Vale lembrar que ter um CNPJ é um passo importante para essa comercialização, visto que alguns estabelecimentos só realizam venda com essa comprovação, oferecendo vantagens nas formas de pagamento para a fidelização dos clientes.. 

Além disso, com a modernização da Internet e do e-commerce, as modalidades de varejo se expandiram, visto que as lojas podem ter a sua versão online e realizar vendas por meio dela, ou até mesmo a versão híbrida, composta pelo comércio online e a retirada no local. 

Como fazer a gestão independente do modelo de negócio? 

Independentemente de qual modelo de negócio é o mais adequado para o seu empreendimento, é fundamental a escolha de um sistema de gestão. Ele permite que todas as informações sobre a compra e a venda estejam presentes em um só lugar, atualizadas em tempo real, além de protegidas e seguras.

A vhsys oferece um sistema de gestão completo que conta com todas as funcionalidades necessárias para o gerenciamento do seu negócio. Além da emissão de notas fiscais, são realizados os controles financeiro e de estoque. 

Algumas de suas aplicações são controle do fluxo de caixa, controle de lucros e despesas, cadastro de produtos no estoque, emissão de boletos, gestão de pedidos, monitoramento de transportadoras e produção de relatórios.  

Com todas as informações dispostas em um só sistema, você terá mais tempo para se preocupar com outras funções mais importantes para a gestão do seu negócio, como a tomada de decisões assertivas e a otimização de processos. 

Além disso, o sistema da vhsys também oferece suporte ilimitado e gratuito para você tirar todas as suas dúvidas e apresenta plataforma e aplicativo para acesso das informações em tempo real onde estiver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Teste Grátis Hoje!

Clicando em ”Iniciar o teste” você concorda com nossos termos de uso