Dicas para um modelo de proposta de serviços eficaz

Jorge

Dicas para um modelo de proposta de serviços eficaz

Um modelo de proposta de serviços contábeis bem elaborada e eficiente requer alguns cuidados. Mais do que oferecer produtos e serviços de qualidade é preciso que ela responda às necessidades do cliente.

É normal que o vendedor queira apresentar seus trunfos, demonstrando tudo o que a empresa pode oferecer. No entanto, uma avalanche de informações pode atrapalhar mais do que ajudar. Por isso, para neste artigo separamos algumas dicas para que o modelo de propostas de serviços de sua empresa seja montado de maneira mais eficaz.

Para montar seu modelo de proposta de serviços é possível utilizar o Excel, ou outro programa similar e inserir as informações nas tabelas. O modo de organizá-lo deve ser adequado à realidade de seu cliente. Basicamente na proposta precisa constar a descrição do serviços, valores e prazos.

Profissionalismo

Simples, adequada e direta, uma proposta bem redigida entrega profissionalismo e convence quem a ler. Antes de  qualquer coisas é necessário que o material apresente, de forma breve, a sua empresa, mostrando a que ela se dedica. Sua empresa tem alguma especialidade? Qual o sistema de gestão adotado? Traga na primeira parte de sua proposta qual o posicionamento dela.

Suponhamos que o nicho de mercado abarcado seja o de consultório odontológico. Faça uma pequena introdução indicando as especificidades de se trabalhar nesse setor, como sua empresa encara as questões cotidianas do meio e o quanto as estratégias adotadas tem sido cruciais para o sucesso de seus clientes. Seja conciso e claro, vídeos curtos –  de até dois minutos – costuma ter boa aceitação.

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Especificidade

Sua empresa atende várias áreas: fiscal, contábil e trabalhista, por exemplo. Mas seu cliente busca por algo na área previdenciária, então, tome o cuidado de incluir as informações que julgar relevantes nesse seguimento. Tente demonstrar quais maneiras são mais adequadas de resolver as demandas do cliente.  Evite florear demais, acrescentando serviços que podem encarecer a execução do trabalho por parte de seus colaboradores, sem que haja um retorno financeiro proporcional. Exemplo disso são relatórios semanais pormenorizados. Pense se não é possível oferecer esse item, se sentirem a necessidade, quando o trabalho já estiver sendo efetuado.

Prazos e valores

Descreva os serviços a serem prestados, indicando como eles serão realizados e quais os prazos e regras implicados.

Informe as datas para entregas de documentos, tanto por parte do seu escritório, quanto do cliente. Bem como o modo como serão entregues, serão documentos físicos ou digitalizados?

Os valores serão determinados com base na complexidade dos serviços entregues. Quantos funcionários serão necessários no desempenho das funções? Quanto tempo investido? Qual o regime fiscal adotado? Há filiais? Quantas? Lembre-se de que quanto mais complexa a estrutura maiores devem ser o honorários cobrados.

Acrescente ainda quais as situações podem gerar interrupção dos serviços: inadimplência, falta de documentos e afins.  Tudo para que o cliente esteja ciente do que está contratando.

Tomando esses cuidados, sua empresa e clientes estabelecerão um bom relacionamento.

E sua empresa como elabora o modelo proposta de serviços ? Comente!

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Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

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