Conecte-se ao empreendedorismo

Dicas para emitir nota fiscal em SC com agilidade

Tempo de Leitura: 4 minutos
Sem dúvidas a tecnologia foi responsável por mudar a forma como fazemos muitas coisas em nosso dia a dia. Para os empreendedores não foi diferente! Hoje eles podem emitir notas fiscais de maneira completamente eletrônica.
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Contudo, o estado de Santa Catarina foi o último estado brasileiro a liberar esta funcionalidade, apenas no final de 2020 que os comércios e negócios puderam emitir a Nota Fiscal em SC de forma eletrônica, garantindo muitos benefícios para quem faz o seu uso!

Ficou interessado em aprender mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo!

Separamos alguns tópicos para auxiliar o seu aprendizado, sendo eles:

O que é Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento eletrônico fiscal que existe apenas no ambiente digital.

Ela foi criada para substituir as notas de papel emitidas pela impressora do Emissor de Cupom Fiscal (ECF), sendo uma solução mais simples e ágil para os lojistas. Seu principal objetivo é informatizar o processo de emissão, criando uma melhor comunicação entre estabelecimento e fisco.

Este documento deve ser emitido em venda presencial ou online com entrega do produto a domicílio direto para o consumidor final. Em geral, a NFC-e foi criada com base na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), modelo 55.

Por ser digital, este tipo de nota é armazenada completamente de forma eletrônica. Além disso, seu uso interno no do Estado de Santa Catarina (SC) não gera ICMS ao adquirente.

O último Estado brasileiro a liberar a emissão de notas fiscais de consumidor eletrônica

O Estado de Santa Catarina foi o último Estado brasileiro a utilizar a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica. Foi só a partir de 2018 que o Estado mostrou interesse em aderir ao projeto, consolidando a implementação do serviço no final de 2020, com a emissão facultativa do documento.

Isso acaba sendo muito bom! Pois, desta forma, as pessoas que desejam poderão emitir a sua NFC-e dentro do estado de uma maneira muito mais simples e facilitada.

O que é necessário para conseguir emitir a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica em Santa Catarina (SC)?

Para conseguir emitir a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica é necessário que o emissor tenha acesso à Internet, esteja devidamente credenciado ao Sefaz, tenha contratado um sistema emissor de NFC-e, obtenha um certificado digital, esteja com a inscrição estadual em dia e tenha o código de segurança do contribuinte (CSC).

Um dos requisitos que mais exige atenção para o usuário é o sistema emissor de Nota Fiscal. Separamos o próximo tópico para aprofundar mais sobre este tema.

Sistema de Emissão de Nota Fiscal do Consumidor em Santa Catarina (SC)

Utilizar um sistema para emitir suas notas é extremamente benéfico, isso acontece, pois um sistema consegue garantir a eficiência necessária juntamente com a facilidade na hora da emissão.

Veja quais são os pontos que deverão ser levados em conta na hora de optar por um sistema:

Solução online e completa

Além de emitir a NFC-e é necessário que o sistema seja completo e emita outros tipos de notas fiscais eletrônicas, como, por exemplo: A NFP-e, NFS-e, CT-e e MDF-e. Além disso, também é importante que o sistema tenha integração com os módulos de gestão empresarial, sendo eles:

  • Controle de vendas;
  • Controle financeiro;
  • Controle de entrada e saída de produtos;
  • Gestão de estoque.

Desta forma você poderá ter todo o gerenciamento de seu negócio concentrado apenas dentro de um lugar, simplificando sua vida.

Emissor integrado ao PDV – Frente de Caixa

O emissor integrado ao PDV permite que a nota fiscal seja emitida automaticamente após o cliente comprar um produto dentro de um estabelecimento comercial, podendo até mesmo enviar a nota por e-mail.

Como falamos no item acima, é de extrema importância que quando o cliente efetuar a compra seja lançado automaticamente a saída do produto do estoque, garantindo maior controle do negócio e evitando que falte determinado item.

Preenchimento de dados automático

Um bom sistema emissor de notas fiscais irá conter o preenchimento de dados de maneira automática, bastando apenas cadastrar os dados da empresa uma vez. O mesmo se aplica para os produtos e clientes, sendo necessário o preenchimento uma única vez.

Isso garante um ganho de velocidade no balcão de vendas de seu comércio, evitando filas e feedbacks negativos de clientes.

Comunicação em tempo real

Informações sobre a emissão das notas devem ser disponibilizadas de forma automática no site das Secretarias de Estado de Fazenda (Sefaz). Desta forma, o consumidor poderá consultá-las e realizar a impressão quando quiser.

Vantagens em utilizar um sistema online para a emissão de notas fiscais eletrônicas em Santa Catarina (SC)

Viu quais são os pontos importantes na hora de contratar um sistema de emissão de notas?

A boa notícia é que a vhsys possui em seu sistema todas essas funcionalidades apresentadas acima! Incrível, não é mesmo?

Além disso, a vhsys se demonstrou pioneira e foi a primeira empresa a oferecer em seu sistema de gestão a emissão de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica NFC-e para o estado de Santa Catarina (SC).

E é claro que nosso sistema oferece outras inúmeras vantagens para quem o contrata, sendo elas:

  • Relatórios gerenciais de NFC-e SC – é possível verificar a quantidade de notas emitidas dentro de um período de tempo especificado por você, descobrindo para quais clientes foram emitidas e qual foi o faturamento no período;
  • Armazenamento de dados na nuvem – o sistema da vhsys é 100% online, ou seja, seus dados estarão completamente seguros e não será necessário ocupar espaço de seu computador ou espaço físico com servidores;
  • Redução de custos – a emissão online permite reduzir custos, pois agora não é mais necessário gastos com bobinas de papel e impressoras fiscais, diminuindo também os custos com aquisição e manutenção de equipamentos;

Viu como nosso sistema é capaz de oferecer uma solução completa? Solicite o teste grátis do sistema clicando no banner abaixo:


banner-emissor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!