Após um ano cheio de desafios e incertezas devido à pandemia, o comércio mantém esperança de recuperar as vendas no mês de dezembro, embalados com a chegada do Natal e o 13º salário das pessoas.
O que você vai encontrar?
ToggleMas sabemos que assim como qualquer outro período sazonal, é preciso se preparar antecipadamente para garantir que as vendas sejam um sucesso.
E para te ajudar nisso, não poderíamos deixar de separar dicas essenciais que vão te ajudar tanto com o planejamento estratégico quanto nas suas vendas, confira:
1 – Confira os dados do ano passado
Uma ação indispensável para se preparar para mais um ano é analisar como foi o Natal em seu comércio no ano anterior.
Sabemos que o cenário neste ano será muito diferente devido a pandemia, mas a análise de 2019 vai te ajudar a saber quais estratégias de marketing teve um melhor resultado e quais os produtos que mais você venderam, por exemplo.
Isso vai ser importante para saber qual caminho você deve seguir, em quais produtos apostar, qual grupo de clientes mais propenso em comprar seus produtos, em quais canais investir campanha e muito mais.
2 – Analise sua concorrência
Quer ser destaque em meio aos concorrentes? Então o primeiro passo é saber como eles estão trabalhando nas campanhas, como estão ofertando os produtos, quais são os descontos que eles aplicando etc.
A época do Natal em si fica mais acirrado em questão de vendas e mesmo seus clientes mais fiéis podem rapidamente aos seus concorrentes se encontrarem uma oferta melhor.
Por isso, mantenha a atenção nos concorrentes também para que você possa reagir com uma contra-oferta, se for necessário, para não correr o risco de perder clientes.
3 – Ofereça descontos antes do Natal
Imagina que sonho seria “garantir” as vendas do Natal antes mesmo do período? Saiba que isso é muito possível.
Você pode oferecer ao seu público códigos e cupons de desconto para resgatar em seu site, por exemplo, incentivando seus clientes às compras antes do Natal para economizar tempo e dinheiro.
Para que isso dê certo, invista fortemente na divulgação no meio digital, use suas redes sociais, seu próprio site e até disparados de e-mail. A divulgação é a única maneira de garantir que seus clientes saibam de suas promoções.
4 – Trabalhe com segmentação
O cliente certo, no lugar certo e vendo o produto certo, quer momento melhor para conseguir uma venda? Trabalhar com segmentação de clientes é uma excelente estratégia para que suas campanhas façam sucesso.
Além disso, você pode direcionar e-mails específicos para um determinado grupo, oferecendo uma comunicação personalizada e também direcionar campanhas para atingir seus diferentes grupos de clientes.
5 – Crie senso de urgência
Você já entrou em algum site para comprar um produto e se deparou com alguma mensagem do tipo: “Aproveite! Último dia disponível!” ou então “Promoção exclusiva para os 10 primeiros clientes!”?
Essas mensagens realmente conseguem nos convencer de comprar um determinado produto, ainda mais se o produto está na nossa lista de compras há algum tempo.
Dentro dessa estratégia, por exemplo, você pode lembrar seus clientes sobre as datas finais das promoções que está fazendo, oferecer brindes para as 20 primeiras compras e muito mais.
6 – Crie ofertas exclusivas para os novos clientes
Muitas vezes priorizamos tanto os clientes que já estão na base e nos esquecemos daqueles que estão chegando. Conseguir reter o novo cliente por um bom tempo é o que também vai te garantir lucro no futuro.
E uma das estratégias mais utilizadas para não só atrair, mas reter os novos clientes é oferecer brindes ou recompensas, incentivando-os para a primeira compra.
Você pode oferecer algum produto brinde, desconto na primeira compra, acesso às suas próximas promoções ou até mesmo frete grátis.
7 – Utilize a estratégia de up selling e cross selling
Você já foi comprar algum produto e voltou com mais de um? Isso acontece muito, pois as empresas, muitas vezes, trabalham com estratégias específicas justamente para aumentar as vendas.
O up selling é basicamente um upgrade, ou seja, quando você oferece ao seu cliente a possibilidade de melhorar o que ele está comprando junto à uma boa condição.
Já o cross selling é o processo de oferecer algum produto ou serviço complementar ao que o cliente está adquirindo. Essas são ótimas formas de vender ainda mais do que o esperado.
8 – Capriche no atendimento
No final do ano os comércios ficam muito mais movimentados, isso é fato. E com as pessoas comprando mais, é comum que apareçam mais problemas consequentemente.
Tão importante quanto oferecer um bom atendimento no momento da venda, é oferecer um atendimento pós-venda rápido e eficiente.
Quando você dá a devida atenção no pós-venda, a probabilidade dos clientes voltarem a fazer negócio com a sua empresa é muito grande.
9 – Ofereça condições de pagamento diferenciadas
Nada melhor para estimular o consumo de seu público oferecendo ótimas condições de pagamento. Isso porque, além do preço, os consumidores também estão de olho nas formas de pagamento oferecidas pelas marcas.
Fora as condições de pagamento convencionais, como dinheiro em espécie, cartão de crédito etc. as famosas carteiras digitais também são ótimas opções para ampliar os meios de pagamento.
10 – Antecipe os pedidos com seus fornecedores
Nada pior do que receber muitos pedidos de compra e não ter a quantia necessária em estoque. Isso além de prejudicar as vendas pode frustrar os clientes e baixar o índice de satisfação com sua marca.
Por isso, ao identificar os produtos que têm uma tendência maior de saída, prepare bem o estoque dele para evitar qualquer problema com falta de mercadoria.
As dicas foram úteis para você?
Conte nos comentários abaixo o que você costuma fazer para aumentar suas vendas nesse período do ano: