Dicas para alavancar suas vendas no Natal

Fernando

Dicas para alavancar suas vendas no Natal

Após um ano de recessão econômica e frustração nas datas comemorativas do primeiro semestre, como o Dia das Mães e Páscoa, a expectativa é que as vendas de fim de ano sejam boas para lojistas de todo o país.

Embora a taxa de desemprego tenha aumentado no segundo semestre, de acordo com a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), realizada pelo IBGE, comerciantes estão otimistas para um crescimento sutil, porém significativo, para as vendas de Natal e Ano Novo.

O otimismo dos consumidores se dá pela procura de produtos com preço reduzido e pelas compras viabilizadas pela economia ao longo do ano. Já os comerciantes procuram se organizar de forma a atender ao novo perfil econômico do brasileiro, investindo em promoções e descontos satisfatórios para realizar boas vendas sem prejudicar o fluxo de caixa.

Dezembro conta o benefício do décimo terceiro salário, aumentando o otimismo dos comerciantes que esperam encerrar o ano com o caixa no positivo. No entanto, é preciso ter bom senso e sabedoria na hora de fazer a sua oferta e atrair a atenção do seu público.

Planeje as campanhas sazonais com antecedência

Organize um calendário das campanhas sazonais definindo datas e textos para cada movimento da sua empresa. Por exemplo: 20 de novembro – disparar de e-mail marketing comunicando as promoções de dezembro. 01 de dezembro, comunicado de descontos em toda a loja até dia 15  por ai vai.

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Invista na decoração e capriche nas embalagens

dicas-para-aumentar-vendas-no-natal-blog-vhsys-02-blog-vhsysO ambiente faz toda a diferença. Decore sua loja e invista em uniformes personalizados ou adereços festivos no uniforme para atrair a atenção dos consumidores e aumentar a proximidade dos clientes com a sua marca. Não esqueça de cuidar da personalização do seu site e redes sociais.

Invista nas embalagens personalizadas para a sua marca e cogite ofertar brindes (chaveiros, canetas e outras coisas pequenas). Apesar do dinheiro que você gastará, as chances dos clientes voltarem para sua loja é maior.

Atenção ao estoque!

Mantenha seu estoque bem abastecido, principalmente nos dias próximos ao Natal, onde o movimento no comércio costuma triplicar.

Explore o poder das redes sociais

Além de um design personalizado, aumente o seu engajamento com o público através de campanhas atrativas para as redes sociais, sem esquecer de utilizar as hashtags (#) para aumentar o número de visualizações e compartilhamentos.

Descontos

Natal também é sinônimo de ofertas e, é claro que você deve aproveitar a época para trabalhar com descontos, promoções ou cupons. Para garantir descontos satisfatórios para seus clientes, sem sair no prejuízo, utilize o desconto em produtos que estão em maior quantia na loja e seja de interesse do seu público, ou aproveite para apresentar uma nova marca para seus clientes. Faça uma pesquisa de mercado para conhecer o interesse do seu público-alvo e o que você por oferecer a eles, de forma que renda lucros significativos para você.

Contrate temporários e treine sua equipe

Dicas para alavancar suas vendas no NatalNão adianta querer deixar a loja maravilhosa sem pessoas suficientes para atender ao enorme contingente de pessoas ávidas para garantir os presentes dos seus amigos e familiares. Invista na contratação de temporários para atender à demanda de clientes.

Também não adianta ter uma enorme equipe sem o treinamento adequado, precarizando o atendimento e todo o investimento que você fez até agora. Além de um treinamento completo para o atendimento ao cliente na loja, deixe sua equipe preparada para o atendimento ao cliente nas redes sociais e pelo SAC da sua loja.

Embora a maioria das dicas sejam voltadas para estabelecimentos comerciais, elas também podem ser aplicadas em outros setores econômicos. O importante é se planejar antecipadamente, priorizando datas e usando a criatividade na hora de elaborar suas campanhas sazonais.

Tem mais dicas para aumentar as vendas de fim de ano? Então compartilhe conosco!

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Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

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