Saiba como realizar um controle de almoxarifado eficiente

Dicas para melhorar o controle de almoxarifado

Consultor VHSYS

Um dos fatores que impulsionam o sucesso das empresas iniciantes é conseguir realizar um bom controle de almoxarifado e de estoque. É comum usar os dois termos como sinônimos, mas há diferenças entre eles. É importante entender o que cada um significa para acertar na gestão de seu negócio. Pensando em ajudá-los, organizamos este artigo, aqui falaremos sobre as diferenças entre almoxarifado e estoque. Além disso, vamos apresentar dicas e modelos de almoxarifado.

Estoque

De modo bem simplificado podemos entender o estoque como os produtos que a empresa armazena para comercialização, são os produtos que ela venderá. E, portanto, uma boa gestão de estoque garante que não falte produtos para o consumidor.

Planilha controle de estoque download

Almoxarifado

O almoxarifado se trata dos produtos que são de uso interno da empresa. Em outras palavras, são os produtos que garante que as atividades da empresa possam se desenvolver de modo adequado. Desse modo, um bom controle do almoxarifado garante que sua empresa “funcione”. Organizar as planilhas do almoxarifado é uma tarefa que pode parecer cansativa, mas existem maneiras de fazê-lo de modo que não se torne um peso para seus funcionários. A adoção de um sistema integrado de gestão, por exemplo, é uma ótima maneira de agilizar esse processo.

Modelos de almoxarifado

Existem diferentes tipos de modelos de almoxarifados, pátio, armazém e galpão são os mais conhecidos. Para optar por um deles é preciso entender qual o tipo de material que ficará acondicionado nele. Nós falamos sobre cada um desses modelos no artigo sobre “Como organizar um almoxarifado“.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Para uma gestão eficiente de seu almoxarifado algumas ações são necessárias:

  • Anotar a entrada e saída de todos os materiais
  • Conferir o número de produtos recebidos
  • Conferir se as informações, entre o número de materiais armazenados e os registros conferem
  • Verificar se não há duplicidade ou falta de produtos nos registros
  • Identificar e dispensar materiais obsoletos
  • Verificar os parâmetros de compra e estocagem periodicamente
  • Ter uma equipe responsável exclusivamente para esse setor
  • Investir na capacitação da equipe

As dicas anteriores, se aplicadas em seu almoxarifado, ajudarão sua empresa a se organizar de maneira mais produtiva.

Desse modo, funcionando organicamente seu negócio terá oportunidades reais de crescer.

Esperamos que este artigo tenha ajudado, outras sugestões ou dúvidas podem ser enviadas nos comentários.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Consultor VHSYS
Sobre o autor
Consultor VHSYS

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais