Controle de estoque: quais os erros mais comuns?

Jorge

Controle de estoque: quais os erros mais comuns?

O gerenciamento de estoque é um dos processos mais importantes em uma empresa. A eficiência no controle auxilia a logística, dá suporte ao setor de compra e vendas, além de aumentar o capital de giro da empresa. Neste artigo vamos falar sobre os principais erros do controle de estoque.

Pouco planejamento

Um bom gestor precisa saber a quantia exata para manter seu estoque ideal. Isso porque mercadorias excedentes, além de ocuparem muito espaço e ficarem suscetíveis a danos e perdas, representam dinheiro empacado.

Planilha Controle de EstoquePor outro lado, manter um estoque abaixo do necessário faz com que oportunidades de vendas sejam perdidas. E venda não  feita é lucro que se esvai.

Em geral, o problema da compra em demasia ou falta de produtos é sanada com o conhecimento da rotina e padrões de venda de uma empresa. No entanto, é necessário que o gestor esteja atento e faça um acompanhamento próximo afim de mapear quais os itens com maior procura e saída.

Outro problema é não considerar o tempo médio de estoque. E também o quanto é gasto com o armazenamento de determinados produtos. Em muitos casos é necessário realizar promoções para liberar espaço, pois o custo de manter os produtos é muito alto.

Falta de identificação do produtos no estoque

Descrever  e identificar os produtos  de cada item no estoque é essencial para entender qual a dinâmica de venda, em sua empresa. Desse modo, pode-se entender qual é o produto mais procurado e onde ele está armazenado. Além disso, evita-se o cadastramento duplicado.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Não usar um software de gestão

Não é impossível fazer o controle do estoque de maneira manual, com uma planilha física ou no computador. Porém, além de tomar muito tempo e atenção, o procedimento manual é sujeito a maiores erros. Atualmente o avanço das tecnologias faz com que haja no mercado diferentes ferramentas, com preços acessíveis. Adquirir um software online para controle de estoque facilita os processos, aumentando a praticidade e diminuindo a margem de erros. O VHSYS é um software online para controle de estoque muito eficaz para automatizar essa função dentro do seu negócio, faça um teste clicando aqui

Além disso, é possível ter uma visão ampla e mais bem organizada do estoque. Evitando os outros erros apontados acima como muito comuns: a compra insuficiente ou exagerada de itens.

Esperamos que este artigo ajude sua empresa a realizar um bom controle de estoque. Não esqueça de compartilhar sua experiência conosco!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações