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Tempo de Leitura: 5 minutos
Você sabe como funciona um sistema de gestão de vendas? Essa ferramenta, aliado aos processos da sua empresa, é muito importante, para auxiliar no posicionamento da sua empresa no mercado a frente da concorrência.
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Por isso, saber como um sistema de gestão de vendas se comporta, quais são suas características, como você pode colocar em prática, entre outros quesitos, te ajudará a alavancar o processo de vendas da sua empresa.

Empresas de sucesso, entendem que essa ferramenta é um item muito importante tanto para atrair resultados financeiros da empresa, como para aumentar o trabalho da sua equipe, e promover melhores soluções aos clientes!

E você onde quer chegar? Pensando nisso, ao longo desse artigo discutiremos melhor sobre o tema, e te auxiliaremos a descobrir quais esforços podem ser direcionados para aplicar uma boa gestão de vendas, por meio de um sistema!

O que é gestão de vendas? E por que fazer?

Muito dos resultados financeiros de uma empresa, são oriundos de uma boa gestão de vendas, em resumo a gestão de vendas é a comercialização tanto de um bem, como de um serviço, com auxílio de esforços que direcionam essas atividades.

Esses resultados metrificados em lucro, fazem parte de uma série de atividades, como: gerenciamento comercial, planejamento, ações que devem movimentar-se em sinergia, para que os objetivos sejam alcançados.

A gestão de vendas, faz com que a sua equipe possa direcionar esforços a fim de se desenvolver, de maneira a integrar a equipe, para coordenar processos comerciais e aplicar estratégias para impulsionar as vendas.

Dessa forma, é possível melhorar o processo de vendas da sua empresa, gerenciando as operações e implementando novas técnicas de vendas, é claro, de acordo com o seu negócio, e as suas necessidades, garantindo resultados consistentes, e o cumprimento das suas metas.

Destaca-se como principal objetivo da gestão de vendas, utilizar todas as atividades e itens mencionados anteriormente, a fim de conquistar cada vez mais o mercado consumidor, de forma saudável e permanente.

Mas então porque devo implementar?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, um sistema de gestão de vendas traz resultados tanto para pequenas empresas, como para grandes empresas, afinal, manter um negócio nem sempre é uma tarefa fácil!

A gestão de vendas permitirá que a sua empresa aumente o desempenho das suas vendas, sem se restringir ao ramo de atuação do seu negócio, incrível não é mesmo?

Mas é tão simples assim? A grande questão, está no entendimento que você precisa ter sobre os processos de vendas da sua empresa, a chave para esse sucesso, é promover uma gestão de vendas precisa.

Ressaltamos que a gestão de vendas não influencia apenas nos resultados de vendas como também, em  todas atividades que se envolvem direta ou indiretamente ao setor comercial.

Dessa forma, áreas como marketing, publicidade, precificação, distribuição, projeto, e pesquisa acabam sendo impactadas! Outro ganho, está relacionado a capacidade de identificar gargalos e oportunidades de melhorar e otimizar as vendas.

Assim, os responsáveis por ela, podem analisar a performance das ações e classificar aquelas que estão contribuindo para o resultado e aquelas que podem ser repensadas e alteradas para performar melhor.

Agora que você já conhece o termo gestão de vendas, vamos descobrir o que é um sistema de gestão de vendas? Veja a seguir!

Sistema de Gestão de vendas

O sistema de gestão de vendas é uma ferramenta que possibilita a realização do gerenciamento de vendas, totalmente de maneira automatizada, por meio de softwares desenvolvidos exclusivamente, para coordenar essas atividades.

Esse software, te auxiliará desde as mais simples tarefas como organizar a rotina de trabalho, gerenciar seus contatos e suas negociações em andamento, como também, nos processos comerciais, oferecendo a possibilidade de automatizar tarefas manuais.

Para entender um pouco melhor, explicaremos abaixo como ele funciona.

Como funciona um sistema de gestão de vendas?

O sistema de gestão de vendas une recursos para ajudar a profissionalizar e otimizar os processos comerciais da empresa.

Mas como isso acontece? É bem simples, graças aos recursos tecnológicos, podemos contar com diversas soluções eficientes no mercado, para dar um gás no seu negócio!

O sistema atua auxiliando processos como:

  • Auxiliar nos processos de vendas;
  • Armazenar dados considerados importantes;
  • Fazer a gestão das oportunidades de vendas;
  • Fazer o controle sobre faturamentos;
  • Fazer o controle de estoques;
  • Realizar a gestão e o controle de entradas e saídas.

Atualmente existem dois modelos diferentes de sistemas de gestão de vendas: ERP e CRM.

O software ERP (Enterprise Resource Planning), pode ser traduzido como Planejamento de Recursos Empresariais, e permite o planejamento e acompanhamento dos recursos da empresa.


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Ele é mais utilizado para trabalhar com itens como: gestão de faturamento, compras, pagamentos, controle fiscal e tributário.

O segundo, CRM (Customer Relationship Management), traduzido para Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o próprio nome já diz, é focado para o relacionamento entre empresa e cliente em todo o processo de compra.

Ambas ferramentas podem ser aplicadas para melhorar a sua gestão de vendas, afinal, cada uma delas possui funcionalidades que melhoram tanto o relacionamento com o cliente, como a organização e planejamento das vendas.

Tratando-se das diferenças entre elas o ERP, atende mais aos processos internos, já o CRM, diz respeito ao relacionamento com o cliente.

Sua empresa terá vários benefícios ao incluir um sistema de gestão de vendas. Para conhecer melhor cada um deles, continue a leitura!

Quais são os benefícios de ter um sistema de gestão?

A adesão de um sistema de gestão de vendas, possibilita uma transparência entre as atividades executadas, assim como também, melhora todos os processos de maneira simples e assertiva, eliminando erros e falhas.

Entre os benefícios destacam se:

  • Maior eficiência das equipes de vendas;
  • Maiores taxas de conversão de leads,
  • Aumento da automação;
  • Melhor envolvimento do cliente.

Além dos benefícios citados acima, listamos abaixo outros 5:

Assertividade nas decisões

O acesso à informação acaba sendo mais nítido, e os dados sobre a empresa e sobre o processo comercial são levantados de maneira mais assertiva e segura, influenciando na tomada de decisões, eliminando possíveis erros.

Melhora a análise de Vendas

As vendas são registradas de maneira automática, e simultânea. Os dados são armazenados de maneira segura, podendo ser acessados e visualizados quando necessário.

Além disso, é possível gerar relatórios completos a fim de entender como está sendo o desempenho comercial, e apoiar em projeções futuras.

Segurança de dados

Todos os dados são operados na nuvem. O acesso a informações é totalmente restrito a pessoas autorizadas, e o acesso é liberado apenas, por meio de login e senha, a fim de promover um ambiente seguro.

Integração com a contabilidade

Existe a integração entre o ambiente de vendas e a contabilidade, de maneira automática, permitindo que notas fiscais sejam geradas e enviadas sempre que uma nova venda for concluída.

Diminuição de erros

Como destacamos anteriormente, existe todo um processo de automatização das vendas que impacta diretamente no número de falhas humanas.

Existem diversos ganhos, como por exemplo: financeiro, tempo, produtividade, e mal estar com o cliente que deixa de existir.

Agora que você já conhece a ferramenta, possui propriedade para decidir se vale a pena ou não implementá-la no seu negócio!

A nossa dica bônus, é que atualmente existem vários sistemas de gestão de vendas, disponíveis com preço que cabe no seu bolso no mercado! Então chega de desculpa, e bora colocar em prática os conhecimentos, para alavancar o seu negócio!

Faça um teste agora mesmo do sistema de gestão da vhsys, basta apenas clicar no botão abaixo:

Nosso conteúdo chegou ao fim, mas o nosso blog está recheado de informações valiosas para o seu negócio, não deixe de conferir 🙂

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Nicoly Schermer

Microempreendedora, Graduação em engenharia de produção, curso técnico em administração, participação em projetos de tecnologias educacionais, voluntária  e bolsista em projetos sociais,  possui certificação em White Belt, Agile Scrum, Blog, produção de conteúdo e marketing de conteúdo. Acredita que compartilhar conhecimento é a forma mais eficaz de melhorar o mundo.

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