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Como ser um bom representante comercial ou de vendas

Talvez você já saiba, ou pelo menos já tenha ideia o que seja um representante, certo?

Mas, vamos lá, também chamado de representante comercial ou de vendas, ele é, a ligação entre a marca e os clientes. Além do mais, como o próprio nome diz, ele “representa” a marca em todos os formatos com o cliente, não só a parte de venda, mas relacionamento e até mesmo o posicionamento da marca, ou seja, ele se torna uma imagem da marca, fora da empresa.

Esse profissional se torna um grande aliado ou parceiro para a empresa. Visto que, ele é quem garante o diferencial competitivo do produto ou serviço que é vendido no mercado.

Mas, afinal, o que é necessário para ser um bom representante? 

Separamos algumas dicas bem interessantes e dados importantes que você precisa saber antes de se tornar um representante, então continue a leitura e descubra quais boas práticas você pode seguir para ser bem sucedido no segmento que deseja.

Precisa ou não ter vínculo empregatício?

Não é necessário, você pode ter vínculo empregatício ou ser autônomo. Quando contratado diretamente como funcionário de uma organização, tem direito aos benefícios garantidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Porém, se for autônomo, o representante de vendas deve ter registro junto ao INSS e pode prestar os seus serviços para diferentes empresas, e não seguirá as Leis Trabalhistas. Quando se tem vínculo, algumas empresas realizam até uma combinação de salário x vendas, o que pode garantir uma boa remuneração. Já um representante autônomo, recebe  bonificação ou pagamento de acordo com as vendas realizadas.

Mas, uma coisa que você deve saber que não é apenas o representante com vínculo empregatício que tem leis regulatórias, de acordo com a Lei de 1965:

“Exerce a representação comercial autônoma a pessoa jurídica ou a pessoa física, sem relação de emprego, que desempenha, em caráter não eventual por conta de uma ou mais pessoas, a mediação para a realização de negócios mercantis, agenciando propostas ou pedidos, para, transmiti-los aos representados, praticando ou não atos relacionados com a execução dos negócios”.

Tenha sempre em mente as leis que podem te “proteger” independente do seu vínculo com a empresa. 

Estratégias para ser um bom representante comercial 

  1. Conheça a marca que você está representante 

Para a sua representação fluir de uma forma mais natural e tranquila, você deve conhecer  o propósito da organização, história, política e até mesmo o posicionamento da marca que você representa, com mais facilidade você vai conseguir vender o produto ou serviço. Até porque, você deve se sentir parte da empresa, seja autônomo ou com vínculo.

  1. Entender de produto 

Um dos principais pontos para você ser representante é você dominar sobre o produto ou serviço que você representa. Entenda todas as características, benefícios e principalmente sobre as personas que a empresa atende. Caso você ainda não tenha reconhecido ou não saiba como, dá uma olhadinha nesse conteúdo do blog e já entenda como descobrir.

  1. Saiba quem são os seus concorrentes

Para entender ainda mais do mercado em que está atuando é muito importante identificar seus principais concorrentes, entender os produtos ou serviços que são oferecidos. Mas, antes de tudo é fundamental saber quais são as estratégias que estão sendo utilizadas, assim como, posicionamento de marca, preços, e seus pontos e fracos.

Dessa forma, você entenderá qual o diferencial que você poderá ofertar para os seus clientes.

  1. Estabeleça uma boa comunicação 

Depois ter entendido um pouco mais como funciona o processo e o posicionamento da empresa que você está prestando serviço e até mesmo os seus concorrentes, chegou o momento de identificar qual o tipo de comunicação você deve usar para falar com o seu cliente. A comunicação é a ponte entre você, o cliente e a empresa. 

A partir do momento que você aprendeu a linguagem comunicativa que a marca utiliza em outras plataformas, será mais fácil esclarecer as dúvidas dos clientes. Além que, quando você tem confiança naquilo que oferece, você transmite confiança e credibilidade para o cliente e a probabilidade da venda ser fechada é muito maior.

  1. Crie metas internas

Para garantir que os seus resultados sejam eficientes, umas das melhores maneiras para isso acontecer é estabelecer metas. Elas vão te ajudar no desempenho das vendas, orientação de atendimento e até mesmo na fidelização de clientes. 

Para começar a criar metas, tenha sempre em mente quais são os indicadores de desempenho que você deseja acompanhar. Exemplo:

  • Quantidade de clientes ainda não contatados;
  • Quantidade de clientes que foram contatados;
  • Leads que já foram convertidos;
  • Receita que esses leads trouxeram;
  • O tempo para venda;
  • Taxa de cancelamento.

O melhor dessas metas é que você consegue criar um funil totalmente visível e fácil de mensurar, acompanhar e apresentar. Lembre-se, ficar sem metas ou não acompanhar seus resultados, torna impossível avaliar o desempenho das suas vendas.

  1. Não desista no primeiro “não”

Tenha sempre em mente que como representante, nem sempre a venda vem logo de primeira. Pense que, o cliente quando vai comprar algo precisa ser convencido que aquele produto ou serviço faz sentido para ele. Então, tenha paciência, faça encontro ou ligações semanais com o cliente e demonstre seu interesse não só em vender, mas o ajudar.

  1. Faça um pós venda

Por último, mas não menos importante, o pós-venda. Muitas das empresas acham que não é necessário após a venda, entender com o cliente se aquele produto ou serviço fez ou não sentido para ele, ou o negócio. Mas, esta etapa é peça chave para a fidelização de um ou mais clientes. O pós-venda faz parte de uma construção de um relacionamento. 

Então, procure entender o que o cliente está achando daquela solução, se ele precisa de alguma ajuda, etc. Mostre o seu real interesse nessa relação, dessa forma o seu cliente pode se tornar um promotor e indicar para outras pessoas.

Essas foram algumas boas práticas para ser um bom representante comercial em qualquer segmento que você desejar representar. 

Agora conta aqui pra gente, o que achou?

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