Em tempos de crise vemos a inadimplência crescer. Um problema que afeta os clientes, que ficam com o crédito restrito, e empreendedores que acabam vendo suas possibilidades de negócio minadas. Como fazer então para recuperar o crédito de clientes inadimplentes? Separamos algumas dicas sobre este tema.
O que você vai encontrar?
ToggleIdentifique os clientes inadimplentes
O primeiro passo para recuperar o crédito de seus clientes é levantar quantos e quais são os inadimplentes. Verifique em seu banco de dados qual a situação de cada um de seus clientes. Assim, é possível entender qual estratégia pode ser mais adequada.
Para facilitar esse processo adotar um sistema de gestão integrado é essencial.
Entre em contato
Por vezes a falta de pagamento de uma parcela acontece por conta de esquecimentos. Para esse tipo de situação é importante manter canais de comunicação com o cliente. Uma boa alternativa, antes de restringir o crédito de seu cliente é enviar avisos de débito. As opções são: carta, mensagem no celular e e-mail. Se houver a possibilidade mande o aviso por mais de um canal. Desse modo, a chance do seu cliente receber o aviso é maior.
Mantenha-se aberto à negociação
Por vezes o cliente enfrenta dificuldades financeiras, mas manifesta o interesse em regularizar a sua situação. Para esses casos é interesse oferecer condições flexíveis. Repense a cobrança de juros e afins. As vezes, abrir mão desses acréscimos ajuda o cliente para quitar a dívida. E, assim, a empresa não perde. E o cliente ganha.
Terceirize a cobrança
Em casos em que a negociação se estender, é interessante terceirizar a cobrança. Isso porque as empresas especializadas sabem como realizar esses procedimentos sem que haja a necessidade de se recorrer às vias judiciais.
Além disso, o relacionamento com seus clientes não será desgastado, uma vez que a cobrança será feita por outros.
Manter sua cartela de clientes recheada em tempos de crise é um desafio de todo empreendedor. E nesses momentos saber lidar com cautela e com imprevistos é essencial. Construir bons vínculos de relacionamento com seus clientes é o melhor caminho para o sucesso. Entender as dificuldades de seu público e oferecer condições favoráveis para superá-las é o trunfo dos bons negociantes.