Como elaborar uma carta de demissão

Fernando

Como elaborar uma carta de demissão

Processo padrão utilizado por funcionários e empregadores para formalizar o desligamento da empresa, a carta de demissão requer formalidades e cuidado extra por parte de quem a escreve.

A carta de demissão é o registro através do qual o empregado solicita a rescisão de seu contrato de trabalho com a empresa. O objetivo do documento é registrar formalmente, por escrito, o pedido de demissão por parte do empregado.

O documento é um dos temas trabalhistas que mais levanta dúvidas, tanto de funcionários quanto de empregadores. Como cada caso varia de acordo com a situação do empregado em relação a seus deveres pendentes ou não com a empresa, há três modelos de carta de demissão.

Modelos de carta de demissão

Muitos são os motivos que levam o funcionário a informar e formalizar seu desligamento da empresa. Novas oportunidades à vista em outra companhia, insatisfação com a função exercida e outras razões podem ocasionar um pedido de demissão. Não importa qual seja a origem da decisão do empregado: o momento de pedir as contas possui regras corporativas, a fim de registrar oficialmente o processo de demissão.

Qual é o primeiro passo?

Antes de elaborar o documento, informe verbalmente seu chefe sobre sua decisão. Seja objetivo e direto, sem levantar questões desagradáveis como atritos com colegas de profissão ou citar situações negativas ou depreciadoras. O momento de pedir demissão é tão importante quanto a admissão, no que diz respeito à boa etiqueta de relações de trabalho.

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Portanto, na hora de redigir o pedido de demissão, seja tão sucinto, direto, positivo e transparente como no momento em que foi admitido na empresa.

Modelo de carta de demissão com pedido de dispensa do aviso prévio

  • Inicie o cabeçalho com o remetente: “À (nome empresa)
  • Por motivos pessoais, venho por meio desta informar meu pedido de demissão do cargo que ocupo na presente empresa. Tendo interesse em desligar-me imediatamente, solicito a dispensa do cumprimento do aviso prévio.”
  • Atenciosamente, _____________, ___ de ___________ de ______. Preencha com a cidade, dia, mês e ano.
  • Logo abaixo devem constar a assinatura do empregado e o nome do empregador por extenso

Modelo de carta de demissão informando cumprimento do aviso prévio

  • Inicie o documento com o mesmo cabeçalho utilizado acima: “À (nome da empresa)
  • Por motivos pessoais, venho por meio desta apresentar meu pedido de demissão do cargo que ocupo nesta empresa. Informo ainda que cumprirei o aviso prévio ao qual estou sujeito por lei.”
  • Atenciosamente, _____________, ___ de ___________ de ______ (Cidade, dia, mês e ano)
  • Logo abaixo devem constar a assinatura do empregado e o nome do empregador por extenso

Modelo de carta com maiores informações a respeito do pedido de demissão

  • “À (nome da empresa)
  • Inicie o primeiro parágrafo dessa forma: Prezados senhores, venho por meio desta apresentar meu pedido de demissão do cargo que ocupo nesta empresa desde __/__/_____. (insira a data de admissão) Solicito também a dispensa do cumprimento do aviso prévio. Agradeço pela consideração com que fui tratado pela direção e pelos colaboradores desta empresa. Não poderia deixar de citar o projeto (insira o nome) no qual pude contribuir com (cite brevemente sua atribuições e o retorno do referido projeto.)
  • Segundo parágrafo: Gostaria de esclarecer que as razões que me levaram a pedir demissão são estritamente pessoais e espero que as portas fiquem abertas para futuras parcerias e colaborações.”
  • Atenciosamente, _____________, ___ de ___________ de ______ (Cidade, dia, mês e ano)
  • Logo abaixo devem constar a assinatura do empregado e o nome do empregador por extenso

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações