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Como criar uma parceria estratégica para sua empresa?

Nos dias atuais para alcançar o sucesso nas vendas ou na prospecção de novos clientes, é necessário contar com mais de um método para atingir seus objetivos. Aliar forças com outra empresa, é uma das melhores formas de atingir bons resultados de maneira rentável e muito mais fácil. Para isso acontecer, é necessário estabelecer networking, criar conexões e entender o que realmente faz sentido para o crescimento da sua empresa.

Caso você não saiba como começar uma rede de networking, da uma olhadinha nas nossas dicas do Linkedin e comece o quanto antes a colocar em prática

Para saber como colocar isso em prática, separamos algumas dicas e temas bem legais que podem ajudar você e a sua empresa a desenvolver estratégias e planos de marketing para expandir ainda mais o seu negócio. 

O que é uma parceria estratégica?

Também chamada de parceria de negócio ou estratégica, a parceria funciona em conjunto com duas ou até mais empresas, para oferecer um produto ou serviço de qualidade que beneficie ambas os lados. 

Por exemplo, você é um consultor de TI, mas percebeu que o seu possível cliente precisa de um produto específico, e só vão fechar com você, caso, além da sua consultoria, também faça implementação desse produto. Entendeu a oportunidade? Você consegue oferecer mais produtos e serviços de qualidade para o seu cliente, gerar relacionamento, criar mais renda para o seu negócio e ainda tem diferencial competitivo no mercado.

Mas, se você ainda não entendeu como colocar em prática, separamos pra você um passo a passo para entender as oportunidades de mercado. Caso ainda não saiba como aumentar o seu portfólio de produtos, dê uma olhadinha nesse conteúdo. Mas, agora vamos lá:

  1. Busque empresas com o perfil desejado

Pode parecer estranho, mas a busca de parcerias estratégicas tem que partir do princípio contrário do que você já oferece, até porque a parceria precisa ser uma complementação do seu serviço. 

O importante é buscar empresas que tenham o mesmo propósito e sinergia que a sua e que ofereçam uma tecnologia inovadora para os clientes. Vamos colocar essa ideia em prática. Vamos supor que você é um Consultor financeiro e realiza toda parte de planejamento e estratégia do seu cliente. No meio da sua consultoria, percebeu que ele não tem um sistema de gestão para fazer o controle das vendas, de estoque e até a parte financeira, porque não oferecer além da sua consultoria um sistema de gestão completo?  Tendo isso mapeado, é o momento de você procurar empresas que ofereçam esse produto.

Além de tudo, você terá um diferencial competitivo e estratégico diante de seus concorrentes e mercado. Não esqueça de avaliar a reputação da empresa, qualidade de atendimento e até valores.

  1. Negocie propostas personalizadas

Depois da sua pesquisa, tente mapear pelo menos três empresas para conversar sobre uma proposta de parceria e, tente personalizar para cada uma delas, até porque, provavelmente cada uma tem sua particularidade e diferencial de mercado, certo?

Quando for iniciar sua proposta, pense bem no seus clientes e o que faz sentido para cada um deles, pesquise dados de mercado e leve sempre resultados que essa parceria poderá proporcionar para ambas os lados. Quanto mais dados e informações você tiver, maior a chance da parceria se concretizar. Uma boa oportunidade também, é pesquisar empresas que já ofereçam parcerias, às vezes é um passo mais rápido para você oferecer um produto.

  1. Após o fechamento, divulgue a parceria

Sempre que uma parceria for concretizada, e as devidas apresentações de benefícios forem colocados em pauta ou até um contrato ser assinado. Use suas redes sociais, base de e-mail ou site para falar sobre a nova parceria. Isso poderá atrair seus clientes antigos para saber mais sobre o produto e até mesmo clientes novos que já buscavam esse produto, só não sabiam como achar. Lembre-se, isso vai te proporcionar uma cadeia de valor com melhores negócios.

Com as devidas apresentações e manifestadas as intenções de parceria, opte pela que melhor atende às suas expectativas ou então procure estabelecer parceria com mais de uma empresa. Uma cadeia de valor maior proporciona mais e melhores negócios.

  1. Acompanhe os resultados

Por último e não menos importante, acompanhe todos os resultados. Lembra da proposta personalizada? Nesse momento de acompanhamento, você precisa anotar tudo que foi acordado anteriormente e acompanhar os benefícios. Se os seus clientes estão sendo bem atendidos pela empresa parceira, se tudo está sendo oferecido para eles, a conversão de vendas ou de resultados.

Ou seja, você precisa entender quais são os acompanhamentos que deseja mensurar e sempre estar em contato com a empresa parceira. Isso mostrará que a parceria é muito mais que uma troca de produtos, mas é uma parceria estratégica de benefícios em comum. 

Nenhuma parceria é extremamente perfeita, então vários ajustes deverão ser feitos e alinhados durante esse tempo de parceria. A relação e contato é essencial para que a sua parceria seja duradoura, por isso o monitoramento dos resultados é fundamental.

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