Conecte-se ao empreendedorismo

O que é o Certificado Digital tipo A1? Veja como emitir

Tempo de Leitura: 8 minutos
o que é certificado digital a1
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Você já parou para pensar em como é importante garantir a segurança das suas atividades online? Com o avanço da tecnologia e o aumento de transações virtuais, surgem também os desafios relacionados à proteção dos dados e autenticação de identidades. É nesse cenário que o Certificado Digital A1 se torna indispensável! Nesse artigo vamos abordar as principais características desse assunto tão importante e presente na vida do empreendedor.

O que é Certificado Digital A1?

O certificado digital nada mais é do que um documento de autenticação, ele possui validade jurídica e por isso é muito importante para manter a segurança em transações eletrônicas realizadas tanto por pessoas físicas quanto empresas. 

Você pode encontrar diversos modelos mas, hoje o mais utilizado é com certeza o certificado digital A1 devido a sua praticidade, esse modelo vem em forma de arquivo .pfx e pode ser facilmente encaminhado por e-mail ou salvo em nuvem mas, não se preocupe, mesmo com toda essa praticidade o certificado A1 é criptografado e para utilizá-lo é necessário uma senha que apenas o titular do certificado tem acesso, ele é prático, seguro e garante ao titular uma série de benefícios.

Para que serve o Certificado Digital A1?

A principal funcionalidade do certificado digital A1 é a autenticação de transações online. Ele garante mais segurança e a necessidade da presença física em alguns casos, pois, permite que a sua assinatura digital tenha o valor jurídico necessário para autenticar transações, isto significa mais agilidade, sustentabilidade e segurança para o seu dia a dia.

Com o certificado digital A1 você pode:

Realizar o acesso aos portais:

  • e-CAC
  • eSocial
  • INSS

Entre outras vantagens que vamos abordar a seguir. 

Quem precisa de um Certificado Digital A1?

O certificado digital A1 pode ser utilizado por pessoas físicas ou jurídicas que precisem realizar transações ou assinar documentos de forma segura na Internet. 

Ao se deparar com algumas das seguintes situações é muito provável que você irá precisar de um certificado digital.

  • Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): Nesse caso o certificado digital A1 é utilizado para garantir a autenticidade da Nota Fiscal e o modelo mais utilizado é o A1 devido a sua praticidade. 
  • Acesso a sistemas governamentais: Em alguns casos o certificado digital é exigido para acessar sistemas e realizar transações junto a órgãos governamentais, como a Receita Federal.
  • Assinatura digital de contratos e documentos: O certificado digital A1 é muito utilizado para a assinatura de documentos no âmbito digital pois, ele confere validade jurídica a essas transações. 
  • Acesso a sistemas bancários: Também com o objetivo de garantir a segurança em transações bancárias, o certificado digital A1 pode ser obrigatório em algumas delas.
  • Acesso a ambientes virtuais seguros: O certificado digital também pode ser solicitado para a autenticação do usuário em ambientes seguros que lidam com informações sensíveis. 

Essas são as principais situações em que devemos utilizar o certificado digital A1 mas, vale lembrar que a necessidade dessa autenticação pode surgir pelos mais diversos motivos para garantir a segurança de diversas transações no âmbito online. 

Como emitir um Certificado Digital A1?

A emissão é super tranquila, algumas AR (Autoridades de Registro) conseguem realizar esse processo em poucos minutos mas, não podemos esquecer que o certificado digital é um documento de autenticação então, para que tudo ocorra bem precisamos levar a nossa atenção a alguns pontos desse processo: 

  • Procure uma AR (Autoridade Certificadora): O primeiro passo para a emissão do certificado digital A1 é procurar uma autoridade de registro licenciada pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) para realizar a solicitação do seu certificado digital.
  • Documentação: Para agilizar o processo você já pode ir separando os documentos necessários que são: 
  • Para o e-CNPJ A1 (Certificado Digital A1 para Pessoa Jurídica): Contrato Social Consolidado, Cartão CNPJ e Documento de identificação do responsável legal pela empresa (CNH, RG ou Passaporte). 
  • Para o e-CPF A1 (Certificado Digital A1 para Pessoa Física): Apenas o documento de identificação (CNH, RG ou Passaporte). 

Vale ressaltar que a emissão do Certificado Digital A1 para pessoa Jurídica (e-CNPJ A1) deverá obrigatoriamente ser realizada pelo responsável legal da empresa perante a receita federal, esse processo não pode ser alterado nem mesmo mediante a procuração então, precisamos estar atentos antes de agendar a validação, combinado? 

  • Agendamento: Escolha um horário tranquilo no qual você possa dedicar o tempo necessário para a validação do seu certificado digital e confirme o seu agendamento. 
  • Validação: A validação do seu certificado digital pode ser feita de duas maneiras:
  • Validação Online: Durante a pandemia COVID-19 surgiu a necessidade da validação online com o objetivo de evitar ao máximo a circulação de pessoas e garantir a segurança tanto dos agentes de registro (AGR) quanto dos clientes. Então, a partir daí, todas as Autoridades Certificadoras (AC) vincularam o seu banco de dados ao Detran permitindo acesso aos dados biométricos, e facilitando a emissão do certificado online. 

A emissão online é rápida e prática mas, para que ela aconteça devemos estar atentos aos seguintes pontos: O cliente deve ter registro no banco de dados do Detran (isto é, possuir CNH) ou já ter realizado a coleta biométrica em alguma AC ou AR anteriormente. 

  • Validação Presencial: Apesar de realizada com menos frequência a validação online ainda é uma boa opção para aquelas pessoas que ainda não possuem a biometria cadastrada, ou até mesmo aqueles que não tem tanta afinidade com a tecnologia. Nessas situações o cliente deverá se deslocar até a Autoridade de Registro (AR) no horário agendado e realizar a sua validação presencialmente. 

Principais dúvidas

Agora vamos responder às principais dúvidas sobre essa ferramenta tão presente e importante na vida do empreendedor. 

Como instalar Certificado Digital A1?

A instalação pode acabar gerando muitas dúvidas, por isso, preparamos um passo a passo bem explicativo para você não ter mais dificuldades ao instalar o seu certificado.

  • Acesse o link encaminhado pela AR para baixar o arquivo.
    (Recomendamos que você armazene o arquivo em um lugar seguro ou até mesmo em nuvem pois, não é possível restaurá-lo em caso de perda)
  • Agora, dê dois cliques no arquivo do certificado, ele abrirá o assistente de importação, clique em avançar:
passo a passo certificado digital a1 - passo 01
  • Avance novamente:
passo a passo certificado digital a1 - passo 02
  • Agora você irá inserir a senha que foi definida anteriormente ao baixar o arquivo pelo link da AR (Autoridade de Registro). Vale lembrar que a senha do certificado digital A1 é pessoal e intransferível e, para garantir a integridade do seu certificado, não é possível resetá-la.
  • Note que as duas últimas opções de importação estão marcadas, você deverá manter o mesmo padrão durante a sua instalação.
  • Clique novamente em avançar. 
passo a passo certificado digital a1 - passo 03
  • Os últimos passos são simples, você deverá clicar em: Avançar > Concluir >  e irá se deparar com a mensagem: ”A importação obteve êxito
    Conforme imagens abaixo: 
passo a passo certificado digital a1 - passo 04
passo a passo
passo a passo último

Como exportar Certificado Digital A1?

Agora que você já sabe instalar o certificado digital A1, vamos aprender a exportá-lo!

  • Vá até a barra de pesquisa do seu computador e busque por: Opções da Internet.
passo a passo certificado digital a1 - passo 06
  • Selecione a aba “Conteúdo” e depois a opção “Certificados”
passo a passo certificado digital a1 - passo 07
  • Selecione o Certificado Digital que deseja e clique em “Exportar”
passo a passo certificado digital a1 - passo 08
  • Ele irá abrir o assistente de exportação 
  • Clique em avançar.
passo a passo certificado digital a1 - passo 09
  • Selecione a opção “Sim, exportar a chave privada” e avance.
passo a passo certificado digital a1 - passo 10
  • Selecione as seguintes opções:
passo a passo certificado digital a1 - passo 11
  • Defina uma senha:
passo a passo certificado digital a1 - passo 12
  • Selecione o arquivo:
passo a passo certificado digital a1 - passo 13
  • O próximo passo é concluir a exportação:
passo a passo certificado digital a1 - passo 14
  • Agora é só dar um “OK”, e seu Certificado foi exportado com sucesso!
passo a passo certificado digital a1 - passo 15

Como descobrir a senha de um Certificado Digital A1 já instalado?

A senha do Certificado Digital é pessoal e intransferível e apenas o titular do Certificado Digital tem acesso a ela, sendo impossível a redefinição em casos de perda ou extravio, isto é, caso o titular em algum momento esqueça a senha será necessária a compra de um novo certificado digital. 

Qual a diferença do Certificado Digital A1 e A3?

Quando estamos em busca de um certificado digital uma das principais dúvidas é a diferença entre o certificado A1 e o A3 por isso, vamos esclarecer agora essa dúvida te ajudando a escolher o certificado digital que melhor se encaixa nas necessidades da sua empresa. 

Certificado digital A1: Um certificado digital em software, ele vem em formato .pfx podendo ser utilizado em várias máquinas simultaneamente e sendo facilmente encaminhado via e-mail por exemplo.

Sua principal vantagem é a praticidade, a instalação desse Certificado é simples, como vimos anteriormente e a sua adaptação em alguns sistemas também é mais tranquila pois não possui nenhuma mídia física como Token ou Cartão envolvida. A sua validade é de 1 ano, pois, apesar da sua segurança testada e aprovada por órgãos regulamentadores em 1 temos a garantia de que o código não seja quebrado ou invadido. 

Certificado Digital A3: A principal vantagem do certificado digital A3 é o seu período extenso de validade que é de 3 anos, conforme citamos anteriormente a validade do certificado digital está muito ligada a segurança, como o certificado digital A3 é vinculado a uma mídia física (Token ou Cartão) apenas o titular do certificado tem acesso a ele tanto virtual quanto fisicamente. Entretanto, essa característica faz com que ele perca um pouco em relação a praticidade pois só pode ser utilizado enquanto estiver com a mídia conectado à máquina. 

Em resumo, as principais diferenças entre o certificado digital A1 e o A3 estão relacionadas ao período de validade e ao modelo do arquivo, sendo um 100% digital enquanto o outro é vinculado em uma mídia física. 

Quanto custa um Certificado Digital A1?

O certificado digital A1 para pessoa física (e-CPF A1) gira em torno dos R$150 enquanto para empresas (e-CNPJ A1) tem um custo médio de R$210, vale lembrar que esses valores podem variar bastante de acordo com a região. 

Certificado Digital A1 gratuito

Com o ERP vhsys você pode receber o seu certificado digital de maneira GRATUITA! 

Na contratação de qualquer plano anual, o cliente vhsys recebe o certificado digital gratuitamente, além de contar com um ERP completo e Integrado você também irá receber o melhor atendimento para a validação do seu certificado digital gratuitamente! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!