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Centralização de dados no processo de vendas.Entenda a importância!

Tempo de Leitura: 5 minutos
Entenda como os empreendedores têm utilizado a centralização de dados para otimizar o processo de vendas de seus empreendimentos e aumentar a lucratividade de uma operação.
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Atualmente, os dados são os bens mais valiosos de qualquer tipo de empresa. Isso acontece, pois é por meio deles que os empreendedores conseguem entender mais sobre o seu próprio negócio e sobre seus clientes.

Com essas informações, é possível identificar padrões de consumo, tomar decisões mais assertivas e fazer um melhor direcionamento dos esforços dos times que compõem todo o processo de vendas de uma empresa.

Se você quer entender um pouco melhor sobre o que é centralização de dados e sobre todos os benefícios que essa prática pode gerar para um empreendimento, este artigo é para você. Nele, abordaremos os seguintes tópicos:

O que é Centralização de Dados?

A centralização de dados consiste em unir as principais informações sobre um empreendimento e seus respectivos clientes numa mesma ferramenta, ou num mesmo servidor. Dessa forma, torna-se mais simples o acesso aos dados e o seu entendimento.

Além disso, por ter maior autonomia sobre a gestão das informações, a empresa consegue garantir uma maior segurança no que diz respeito ao vazamento de dados e ataques cibernéticos.

Qual a Importância da Centralização de Dados no Processo de Vendas?

A centralização de dados no processo de vendas é importante, pois permite que as áreas de marketing, vendas e sucesso do cliente trabalhem de forma mais alinhada, aumentando a chance de resultados financeiramente positivos.

Além disso, ao ter todas as informações importantes num mesmo lugar, os participantes do processo de vendas conseguem ter acesso facilitado a todos os dados gerados ao longo da jornada do cliente.

Por sua vez, isso permite que a tomada de decisão da equipe se torne mais assertiva. É possível identificar os indicadores que estão abaixo do esperado, bem como os que estão desempenhando bem. Dessa forma, é possível entender quais ações surtiram o efeito desejado e quais não geraram o resultado almejado.

Se observamos pela ótica do cliente, também podemos perceber que uma empresa consegue fornecer um atendimento mais eficiente, ao manter as informações dos seus compradores otimizadas e bem armazenadas.

Por exemplo, ao utilizarmos a centralização de dados, um cliente não precisará explicar um mesmo problema para diversos atendentes. Basta que essas queixas sejam registradas no sistema e, para um futuro atendimento,  todos os demais colaboradores da empresa conseguirão ter acesso.

Isso também garante o mapeamento dos problemas mais recorrentes e a antecipação das suas ocorrências.

 4 Principais Benefícios da Centralização de Dados no Processo de Vendas

No tópico anterior, acabamos revelando alguns dos principais benefícios da centralização de dados no processo de vendas. Contudo, nesta seção, abordaremos de forma mais detalhada os 4 principais benefícios dessa prática. Observe, nos subtópicos abaixo:

1. Alinhamento de informações

Como visto anteriormente, ter todas as informações num mesmo sistema ou num mesmo servidor, garante que todos os participantes do processo de vendas trabalhem com base nos mesmos dados. Para melhor visualizar essa afirmação, acompanhe-nos em um exemplo mais concreto.

Imagine que o processo de vendas de uma empresa X para um determinado produto consiste em:

  • Gerar conteúdos num blog e oferecer materiais gratuitos aos visitantes.
  • Captar o contato do visitante, como requisito para acessar o material.
  • Aumentar o nível de consciência do lead (pessoas que demonstram interesse), por meio do material entregue.
  • Abordar o lead aquecido e oferecer o produto.
  • Garantir que o cliente obtenha o resultado esperado com o produto.

Perceba que, no primeiro momento, o ambiente onde os dados foram gerados foi o blog da empresa. Portanto, naturalmente, a equipe responsável por essa área terá acesso às informações mais detalhadas.

Ao avançar no funil de vendas, o cliente sairá do ambiente do blog e, provavelmente, entrará numa ferramenta de e-mail marketing.

Percebe que passamos apenas da 1ª etapa para a 2ª e já tivemos informações importantes para todos os membros do processo geradas em dois lugares diferentes? É isso que queremos evitar!

Com um sistema de centralização de dados, conseguimos unir todas essas informações em um único local. Dessa forma, garantimos o alinhamento entre os times de marketing, vendas e sucesso do cliente.

2. Decisões mais assertivas

Como consequência do alinhamento de informações, temos as decisões mais assertivas. Uma vez que os dados estão bem relacionados entre si, torna-se possível uma melhor análise dos resultados e, consequentemente, uma maior eficiência na otimização do processo de vendas.

 3. Dados sempre atualizados

Um outro ponto importante a ser levado em consideração é que, quando temos apenas um lugar para armazenar as informações, todos os colaboradores sempre terão acesso aos dados mais recentes e de forma mais assertiva.

Isso acontece porque, ao invés de cada um preencher diferentes versões de um mesmo documento, os colaboradores atualizam uma única versão que é acessível a todas as pessoas que fazem parte do processo.

 4. Economia de tempo e de dinheiro

Com base no que vimos acima, podemos dizer que a centralização de dados pode tornar o processo de vendas mais rápido e mais rentável. Basta que mensuremos o tempo economizado com a troca e o acesso às informações. Além disso, o alinhamento do time permite que as equipes se tornem mais produtivas.

Por mais que saibamos que tempo é dinheiro, essa não é a única forma de economizar os recursos financeiros de uma empresa. Por exemplo, imagine utilizar uma única ferramenta para realizar as mesmas funções que você realizaria com a contratação de 3 softwares diferentes. Fantástico, não?!

Como fazer a centralização de dados em seu negócio?

Se você chegou até aqui, com certeza você está convencido de que a centralização de dados pode ser benéfica para sua empresa. Contudo, talvez você ainda não saiba como implementá-la. E foi pensando nisso que trouxemos um breve passo a passo de como realizar esse processo. Confira abaixo:

Determinar como os dados serão organizados

O primeiro passo a ser tomado é a criação de um padrão para o armazenamento de informações. Além disso, para facilitar o acesso aos dados, faz-se importante criar um sistema de identificação dos documentos armazenados. Lembre-se: nosso foco é tornar o processo mais simples e não o contrário!

Controlar as permissões de acessos

O próximo passo a ser seguido é fazer o gerenciamento das permissões de acessos aos dados da empresa. Sabemos que um dos objetivos da centralização é permitir maior facilidade no acesso às informações, contudo, é preciso ter um pouco de cuidado.

Permitir acesso total a qualquer funcionário da empresa pode gerar, futuramente, um problema de segurança, uma vez que alguém mal intencionado pode se valer de um descuido ou falha do sistema para obter os dados para alguma finalidade ilegal.

Eliminar processos desnecessários

Como dito anteriormente, implementamos a centralização de dados para tornar os processos de uma empresa mais simples. Portanto, é necessário identificar as atividades desnecessárias e removê-las. É importante que o armazenamento, a recuperação, a edição e o entendimento dos dados seja fácil e intuitivo.

Investir em tecnologia

Um outro ponto importante, é investir numa tecnologia que te dará a possibilidade de executar a centralização de informações e garantir a segurança de dados que a sua organização precisa..

Aqui na vhsys, nós desenvolvemos uma ferramenta que permite que o empreendedor centralize a gestão de todo seu negócio em um único lugar, por meio de uma plataforma que integra mais de 50 aplicativos.

Isso permitirá que você não perca nenhuma informação importante do seu empreendimento, promovendo um maior controle sobre o futuro do seu negócio.

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Treinamento interno : Para que tudo que citamos acima dê certo, você precisará preparar os seus colaboradores para seguirem os padrões estabelecidos de armazenamento e nomeação de dados, além de os preparar para operar o sistema selecionado.

Segurança de dados:Apesar de estarmos citando a segurança de dados por último, ela é um dos principais fatores para o sucesso da implementação de um sistema de centralização de informações.

É importante que a sua empresa se proteja contra ataques cibernéticos, por meio de serviços de computação de nuvem de confiança, antivírus e firewalls.

Conclusão

O processo de centralização pode mudar o rumo de um empreendimento. Os benefícios colhidos por meio da implementação dessa prática são diversos, como pudemos ver ao longo deste artigo.

Contudo, existem outras ferramentas e metodologias que podem ser associadas a esse processo e auxiliar um empreendedor a aumentar a receita do seu negócio.

Se você se interessa por esse tipo de assunto, não deixe de acompanhar os conteúdos que produzimos em nosso blog. Acompanhe as principais tendências do mercado do empreendedorismo e garanta o sucesso da sua empresa!

Centralização de dados no processo de vendas.Entenda a importância!
Leandro Cerqueira

Microempreendedor, Graduado em engenharia de produção pela UESC, atuou como coordenador de desenvolvimento no núcleo Baiano de estudantes de engenharia de produção, possui certificação em White Belt, Lean Seis Sigma, técnicas de negociação e gestão de conflitos, atua como especialista em otimização na área de pesquisa e  desenvolvimento e tem como objetivo entregar conteúdos de valor para o máximo de pessoas possível ,porque acredita que dessa forma contribuirá para o crescimento profissional daqueles que buscam por conhecimento.

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