Capital de Giro
Se tem uma coisa que todo mundo está careca de saber é que o sucesso de uma empresa está intimamente ligado à sua saúde financeira. Só oferecer um ótimo produto ou um ótimo serviço não é o suficiente para fazer uma empresa ficar de pé. É preciso, entre outras coisas, que as finanças estejam em dia, caso contrário, ela pode quebrar.
O que você vai encontrar?
ToggleBom… Como a gente já sabe, administrar o financeiro de uma empresa requer bastante atenção e cuidado. Porém, o que pouca gente sabe é a importância que o nosso bom e velho Capital de Giro tem nesse processo. Ter um bom controle desse capital pode ser a chave para a saúde financeira do seu negócio.
Mas afinal, você sabe exatamente o que é o Capital de Giro?
O Capital de Giro, também conhecido como ativo circulante, é o valor que a sua empresa tem para bancar as despesas do dia a dia, sendo uma diferença entre o dinheiro que você tem disponível e o dinheiro que você deve. Ou seja: o capital de giro representa o recurso que sobra pra fazer o seu negócio funcionar no dia a dia e para fazer frente às suas dívidas de curto prazo e outras obrigações.
Suponha que uma empresa faça vendas a prazo. Isso quer dizer que a grande massa de clientes irá fazer o pagamento depois. Certo? No entanto, a empresa vai precisar de dinheiro para cumprir suas obrigações imediatas. O valor usado para essas despesas será o Capital de Giro.
Calculando a necessidade do capital de giro
A conta para calcular o valor de capital de giro não é nenhum bicho de sete cabeças. Você precisa somar as contas a receber e o valor que você tem em estoque. Depois você vai somar as contas a pagar e todas as suas despesas e impostos. Diminuindo os dois valores encontrados você terá o valor necessário do capital de giro da sua empresa, durante o período de tempo em questão.