Análise de mercado: o que ela pode fazer por seu negócio?

Jorge

Análise de mercado: o que ela pode fazer por seu negócio?

Analisar o mercado significa levantar informações que fortalecerão seu negócio. Como sua empresa tem aproveitado essa ferramenta? Neste artigo vamos falar sobre o que é análise de mercado. E ainda como utilizá-la para  escolher a melhor maneira de montar uma estratégia de vendas eficiente para seus produtos e serviços. Confira!

Quando falamos de “análise de mercado”, estamos falando do ato de coletar informações, dados e indicativos cruciais para seu negócio.  Essas informações compreendem vários grupos: os consumidores, a concorrência e os fornecedores ou os nichos, por exemplo. E como fazê-la?

Como você acompanha seu público?

É importante manter um canal de comunicação direta com seus clientes e público-alvo. Desse modo é possível averiguar as oportunidades e qual a relevância de determinado produto ou serviço junto aos eventuais compradores. Além disso, também é mais fácil identificar problemas e melhorar suas ofertas.

Olho na concorrência!

Mesmo que o seu produto seja diferente dos outros no mercado, haverá concorrência ainda que indireta. Identifique que empresas podem estar na briga por sua fatia de mercado. Uma vez que saiba quem está concorrendo com seu negócio, busque acompanhar como e o que têm feito para melhorar seus produtos e serviços. Outra atitude importante é acompanhar os grandes, eles têm muito a ensinar, seja com os acertos, bem como os equívocos.

E os fornecedores?

Uma parte do tripé quase sempre negligenciado, comece identificando quem são e quem poderia ser um de seus fornecedores. Mapeie, onde se localizam, quanto tempo até sua empresa, custos, quais as condições de compra e formas de pagamento. Desse modo, é possível identificar, por exemplo, a possibilidade de encontrar uma oportunidade mais adequada ao seu empreendimento.

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Não se acomode – Faça sempre benchmarking

Não se acomode – Faça sempre benchmarkingEsteja sempre pensando “como posso melhorar”, compare-se, compare seus produtos, compare seus serviços, compare sua estrutura. Procure em todos os canais encontrar tendências, informações, dados… Como?  Já pensou em além das redes sociais, os portais, os fóruns são bons espaços para entender como o seu público pensa? Uma empresa de tecnologia pode desvendar o porquê determinado produto está encalhado, ao visitar um fórum onde os consumidores discutem e dão sua opinião sobre o mesmo.

A diferença enriquece

Para uma análise de mercado bem feita é preciso colocar sobre ela múltiplos olhares. Forme uma equipe heterogênea, tanto na formação – gestor, vendedor, consumidor – quanto no modo de pensar. Agrupando essas pessoas é possível ter uma visão mais abrangente e complementar sobre os dados, facilitando e tornando as decisões mais concisas e acertadas.

E, sua empresa, como faz análise de mercado? Deixe seu comentário

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Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

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