O mercado automobilístico é um segmento efervescente, seja na fabricação, montagem ou manutenção de peças. Dentro deste segmento, há inúmeras possibilidades a serem trabalhadas, como a parte elétrica, que pode render bons lucros ao profissional, já que cada pequena manutenção do carro gera um bom pagamento.
O que você vai encontrar?
ToggleNo Alavancando seu Negócio de hoje vamos conversar sobre o que uma oficina de autoelétrica precisa ter para que seja um negócio consolidado e bem posicionado no mercado.
Primeiros passos
Antes de mais nada, para sua autoelétrica ficar apta a prestação de serviços, é necessário ter equipamentos essenciais para a realização do serviço. Os principais entre eles são:
– Manômetro de pressão: Utilizado em testes de pressão de um automóvel.
– Multímetro Automotivo: Aparelho usado para medir e avaliar a resistência elétrica.
– Caneta de Polaridade: Aparelho para identificar a polaridade dos fios – negativa (-), positiva (+), entre outros – além de analisar a instalação eléctrica, os conectores e outros pontos importantes.
– Testador de baterias: Analisa a carga da bateria, o sistema de carga e o motor de arranque.
– Bomba de vácuo: Aparelho destinado à produção de vácuo ou à redução adicional da pressão de um vácuo já existente
– Scanner automotivo: Usado para o diagnóstico do sistema de injeção eletrônica automotivo, bem como informações sobre o seu reparo
Controle de estoque
O gerenciamento de estoque é um dos processos mais importantes em uma oficina. A eficiência no controle auxilia a logística, dá suporte ao setor de compra e vendas, além de aumentar o capital de giro da empresa.
Descrever e identificar os produtos de cada item no estoque é essencial para entender qual a dinâmica do serviço da sua auto elétrica. Desse modo, pode-se entender qual é o produto mais procurado e onde ele está armazenado. Além disso, evita-se o cadastramento duplicado.
Cadastramento de clientes
Além dos clientes fidelizados, uma autoelétrica tem uma grande rotatividade de clientes. Se você é um ótimo profissional, com certeza terá uma significativa cartela de clientes, certo? Então prepare-se para automatizar seu cadastro de clientes.
Utilize um sistema de gestão para ajudá-lo a catalogar os dados do seu público e mantenha seus dados organizados e em segurança.
Administração automatizada
Você ainda arranja desculpas para não modernizar a sua auto elétrica? Então está na hora de mudar de atitude.
Por ser uma empresa de constante movimento financeiro, comercial e com intensa rotatividade de clientes, uma autoelétrica precisa estar com administração em dia.
Sempre que possível, faça o controle de bens da sua empresa para evitar perdas e prejuízos. E, principalmente, não negligencie o controle financeiro. Faça os levantamentos necessários para saber como anda a saúde financeira da sua auto elétrica.