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Curva ABC: O que é e como calcular

Tempo de Leitura: 7 minutos
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E aí, você já ouviu falar na Curva ABC? Este é um método utilizado para organizar o estoque, ajudando a identificar a relevância de cada produto. Com isso, as empresas podem priorizar o que realmente importa. A utilização desta metodologia resulta em informações claras e operações otimizadas. Quer entender melhor como a Curva ABC funciona e como aplicá-la no seu negócio? Então você está no lugar certo! Vamos lá!

O que é a curva ABC?

Comumente utilizada no controle de estoque, a Curva ABC é um método que se baseia na categorização de itens de acordo com o seu valor para a empresa.

Na prática, a Curva ABC funciona para ajudar a empresa a identificar quais são os produtos mais importantes para a sua operação em relação às demandas, ajudando no direcionamento da equipe e de recursos. Além disso, a partir da análise da Curva ABC o gestor pode diminuir o estoque obsoleto e desenhar estratégias mais assertivas para aumentar as vendas.

Os valores ABC são compostos por uma série de fatores que vamos explicar mais a fundo ao decorrer do artigo. Mas, para entender melhor esse método de análise tão importante, precisamos começar do início, o Princípio de Pareto, confira no próximo parágrafo.

O que é o Princípio de Pareto?

O Princípio de Pareto, também conhecido popularmente como a regra do 80/20, afirma que 80% das consequências são resultados de 20% das causas. Isso significa que poucas ações podem gerar enormes movimentações. Confira alguns exemplos práticos: 

  • Gestão de negócios: Em muitas empresas, 80% da receita vem de 20% dos clientes. 
  • Desenvolvimento de software: No desenvolvimento de software, é comum que 80% dos problemas e falhas sejam causados por 20% dos bugs. 
  • Gestão de tempo:  muitas vezes 80% dos resultados vêm de 20% das atividades. 

Até aí tudo bem, mas, qual é a relação desse conceito amplamente utilizado no mundo dos negócios com a Curva ABC e o controle de estoque?  

O Princípio de Pareto é realmente muito efetivo e utilizado em vários setores, mas, ele acaba tendo algumas limitações, e é aí que entra a Curva ABC. Gerenciar um estoque de maneira efetiva não é uma tarefa fácil e usar somente a dimensão 80/20 não é o método mais recomendado para a tomada de decisões estratégicas. A Curva ABC detalha mais informações, dividindo o gráfico de pareto em três partes.

curva abc
Exemplo de Curva ABC

Como definir quais são os produtos A, B e C?

Para categorizar seus produtos em cada curva, é essencial entender como funciona cada uma delas:

Curva A

A curva A é a responsável por agrupar os produtos mais importantes para o seu negócio, e, ela se baseia no clássico 80 – 20. Isto significa, 20% do total de produtos no estoque que juntos representam 80% do faturamento. 

Na curva A estão categorizados os produtos que a sua empresa precisa priorizar, pois, eles correspondem a um percentual maior de vendas. 

Curva B

A curva B representa produtos de valor médio para empresa, essa curva se baseia no cálculo 30 – 15. Isto é, estes produtos representam 30% do seu estoque e, quando vendidos representam 15% do faturamento. 

Curva C

Já a categoria C representa a coluna de menos valor para a empresa, esses produtos são categorizados com base no cálculo 50 – 5. Eles representam 50% do estoque e apenas 5% do valor total do faturamento. 

Por que dividir os produtos A, B e C?

Sabemos que o estoque é o coração do negócio. Então, por que não garantir uma visão clara desse setor tão importante? A Curva ABC oferece uma visão única para o seu estoque, auxiliando na tomada de decisões estratégicas, tanto em relação aos produtos quanto aos clientes.

Dividir os produtos em A, B e C possibilita que os gestores tomem um cuidado redobrado no controle do estoque, evitando grandes perdas, e, quando falamos em perdas, incluímos quebras por excesso, perda de vendas por falta de produtos entre outros. Além disso, esse método também pode complementar processos como os balanços periódicos.  

Para que serve a Curva ABC?

Dentre os principais objetivos da Curva ABC podemos destacar: 

  • Planejamento estratégico: O acompanhamento da curva ABC permite uma visão mais estratégica sobre o seu negócio, facilitando o planejamento e a tomada de decisões. 
  • Redução de custos: A Curva ABC implica na redução de custos de armazenagem pois, permite um acompanhamento detalhado dos produtos e vendas, nos proporcionando uma visão ampla da quantidade ideal de estoque para cada categoria. 
  • Gestão de tempo: Essa metodologia deixa visível quais situações demandam mais tempo, ajudando na gestão e garantindo que esse tempo seja bem aproveitado.
  • Direcionamento de recursos: Entendendo quais produtos são mais importantes para o seu negócio, fica simples identificar em quais processos injetar maiores recursos.
  • Direcionamento do time: Seguindo a mesma lógica do exemplo anterior, entender a relevância de cada categoria, também facilita a colaboração e alinhamento de toda a equipe. 

Em quais setores posso aplicar a Curva ABC?

A Curva ABC está diretamente relacionada à forma como estruturamos a visão estratégica sobre produtos e a relação deles entre o faturamento e a demanda. E, esses três pontos se conectam a praticamente todos os setores de uma empresa, elencamos alguns principais setores afetados quando o assunto é curva ABC, confira:

Setor de compras

Falamos anteriormente como a Curva ABC pode ajudar no direcionamento de recursos e também da equipe, e agora, ao falar sobre o setor de compras, podemos analisar um exemplo prático.

Com a metodologia da curva ABC o setor de compras pode direcionar mais tempo e atenção às negociações de produtos classificados como “A” pois, eles representam a maior parte dos lucros. Com isso sua empresa pode obter negociações melhores, e garantir vantagem competitiva perante os concorrentes. 

Setor de vendas

Entender quais itens possuem maior relevância para o seu negócio tem um impacto direto no setor de vendas, pois garante que você entenda quanto tempo e recursos deverá investir em cada produto. Com a Curva ABC, é possível identificar quais produtos devem ser priorizados nas estratégias de vendas, melhorando seus resultados.

Gestão de estoque e mix de produtos

A Curva ABC proporciona uma gestão de estoque mais eficiente, ajudando a definir a quantidade ideal de cada item a ser mantido. Isso evita excessos e faltas, garantindo que os produtos de maior valor estejam sempre disponíveis. Além disso, a Curva ABC auxilia na composição do mix de produtos, permitindo que a empresa ofereça uma variedade que aumente o retorno sobre o investimento.

Logística

A Curva ABC tem um papel essencial na logística, otimizando a distribuição e o armazenamento dos produtos. Com uma visão clara de quais itens são mais críticos para o negócio, a logística pode ser planejada de forma mais eficiente, reduzindo custos e melhorando o atendimento ao cliente. A priorização dos produtos “A” nas operações logísticas garante que os itens mais importantes sejam movimentados e entregues com maior rapidez e precisão.

3 Benefícios em utilizar a curva ABC na gestão do seu estoque

Até agora você já deve ter percebido os diversos benefícios que essa metodologia pode oferecer, mas, e se eu te contar que existem 3 benefícios excepcionais, importantíssimos para o sucesso do seu negócio, e que esse benefícios estão ao seu alcance, através da aplicação correta da Curva ABC? 

Melhor direcionamento de investimentos

Qual empreendedor não gostaria de garantir que seus investimentos sejam realizados da melhor forma possível? A Curva ABC ajuda a garantir isso de várias formas. Ela alinha o processo de compras, permitindo que você invista mais nos produtos que geram maior lucro e menos nos que vendem pouco. Dessa forma, você utiliza seu dinheiro de maneira mais inteligente, comprando o que realmente importa para o seu negócio. 

Aumento nos lucros

Focando nos produtos que mais vendem e que trazem mais lucro, a Curva ABC ajuda a aumentar os ganhos da sua empresa. Com essa metodologia, você pode direcionar sua equipe de vendas para dar mais atenção aos itens mais lucrativos. Isso significa mais vendas e, consequentemente, mais dinheiro no caixa.

Redução de desperdícios

A Curva ABC também ajuda a reduzir desperdícios. Ao entender melhor a demanda de cada categoria de produtos, você evita comprar mais do que precisa e acumula estoque desnecessário. Isso economiza espaço e reduz os custos de armazenagem, além de garantir que seu dinheiro não fique parado em produtos que não vendem.

Como calcular a curva ABC?

Chegou a hora de colocar a mão na massa! Então, pegue um papel e uma caneta para anotar as nossas dicas: 

1. Faça o mapeamento de todos os seus produtos 

Liste todos os produtos que você tem em estoque, incluindo a quantidade de cada um, o custo e o valor de venda. Isso vai te dar uma visão melhor e mais organizada para começar o seu cálculo.

2. Organize por ordem decrescente

Organize essa lista em ordem decrescente, começando pelos produtos que mais geram receita até os que menos geram. Isso te ajuda a visualizar quais produtos são mais importantes para o seu negócio.

3. Realize o cálculo dos valores acumulados

Calcule o valor acumulado para cada produto. Essa etapa é simples, você irá calcular qual é o valor total acumulado referente a cada produto no seu estoque, por exemplo, se produto X é R$10 e você tem 5 produtos iguais, o valor acumulado será de R$50.

4. Defina as porcentagens e classifique entre A B e C 

Após registrar esses dados, o próximo passo é dividir o valor total de cada produto pelo valor total de vendas no período determinado. O resultado desse cálculo irá ajudar a determinar a classificação do produto sendo: 

  • A = produtos que representam até 80% das vendas;
  • B = produtos que representam até 15% das vendas; 
  • C = produtos que representam até 5% das vendas.

Baixe agora mesmo um material gratuito que irá te auxiliar nesse cálculo! 

Agora que você já entendeu que a Curva ABC é aquele básico que funciona, vamos dar o primeiro passo? 

Preparamos uma planilha novinha, com os principais dados que você precisa registrar para não esquecer de nada! E quer saber a melhor parte? Você poderá baixar gratuitamente! 

Entenda como um sistema ERP pode te ajudar nesse processo

Agora, a nossa dica de ouro: use a tecnologia a seu favor! Sempre é bom ressaltar que as vezes a solução que você precisa está a alguns cliques de distância, e quando falamos em gestão um sistema ERP oferece diversas delas! 

Com um sistema ERP a gestão do seu estoque fica muito mais fácil e rápida! Você tem acesso a dados atualizados e pode contar com a integração de diversos setores. Imagine a facilidade de aplicar conceitos como a Curva ABC quando todos os dados que você precisa estão a disposição? 

Com o uso da tecnologia você economiza o tempo da sua equipe, melhora a precisão dos seus dados, e faz uma gestão muito mais eficiente do seu negócio! 

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karin - redatora de conteúdo de empreendedorismo e gestão
Karin Prestes

Graduada em Marketing, com especialização em Marketing Digital, sou uma redatora entusiasta da comunicação, tecnologia e inovação. Busco integrar técnica e paixão para oferecer aos micro e pequenos empreendedores conteúdos esclarecedores, capazes de desmistificar temas complexos e ajudar efetivamente no seu dia a dia.

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