Se você é gestor de um pet shop com banho e tosa pequeno, sabe que administrar esse tipo de negócio pode ser desafiador ao mesmo tempo que é um setor cheio de oportunidades para crescer, não é mesmo?!
O que você vai encontrar?
ToggleMas, para fidelizar clientes e expandir a operação, é necessário estruturar bem os serviços oferecidos, controlar estoque, organizar agenda, ter um bom planejamento financeiro, garantir a segurança e a alta qualidade dos cuidados com os pets, fazer ações de marketing, entre muitas outras atividades.
Para te ajudar nessa missão diária de empreender, preparamos uma lista com nove dicas essenciais de gestão para quem possui um banho e tosa de pequeno porte.
Com estas estratégias, você poderá estruturar e gerenciar seu pet shop de uma forma mais eficiente, garantindo o sucesso e a satisfação dos clientes. Vamos conferir?
Como estruturar um banho e tosa pequeno?
Montar um banho e tosa pequeno envolve algumas etapas importantes para garantir um funcionamento eficiente do negócio.
A seguir está um checklist básico dos passos necessários.
Espaço adequado e alvará de funcionamento
Certifique-se que o seu espaço é adequado para acomodar os animais com conforto e, principalmente, segurança.
Mesmo que seu espaço seja pequeno, é necessário obter o alvará de funcionamento junto com a prefeitura da sua cidade, além de contar com a inspeção de um veterinário que garanta que o estabelecimento está seguindo as normas de qualidade no cuidado com os pets.
Cuidados com a higiene
Desde o início do seu negócio, mantenha um rigoroso padrão de higiene em todas as áreas do seu banho e tosa, incluindo a limpeza do espaço e dos equipamentos.
Isso é fundamental para garantir a saúde e bem-estar dos animais atendidos, evitando a transmissão de doenças – o que pode prejudicar muito a sua empresa!
Equipamentos e materiais
Para estruturar um banho e tosa pequeno é preciso adquirir os equipamentos e materiais necessários, como chuveiros específicos para essa atividade, banheiras, secadores, escovas, tesouras, shampoos e outros produtos de higiene específicos para pets.
Agendamento e organização
Para a prestação de serviços, é essencial trabalhar com um sistema de agendamento de serviços, controle de vendas e cadastro de clientes.
Dessa forma, você consegue organizar os horários, precificar corretamente o pacote de banho e tosa, além de manter o fluxo de trabalho funcionando adequadamente. Você pode utilizar um sistema ERP para Pet Shop para facilitar essas atividades, por exemplo.
9 dicas de gestão para quem tem banho e tosa pequeno
A seguir estão algumas dicas de gestão que podem ajudar na otimização, na eficiência e nos resultados do seu banho e tosa pequeno.
1. Trabalhe com horários e agendamentos
Defina horários adequados para cada serviço prestado, mantenha uma agenda de atendimento com seus clientes para garantir uma gestão eficiente do tempo e evitar atrasos ou atendimentos simultâneos.
Geralmente, atender por ordem de chegada gera filas de espera e desistências pela parte dos clientes.
2. Limite o número de atendimentos diários
Entenda os limites do seu estabelecimento e organize a agenda de acordo com eles. É importante definir o limite por horário e o limite diário de atendimentos para garantir que sua equipe ofereça um serviço de qualidade e evitar sobrecarga de trabalho, além de manter o pet shop sempre organizado.
3. Centralize os dados de clientes e da empresa
Trabalhe com um sistema de registro organizado e seguro dos dados dos clientes tanto para gerenciar a agenda adequadamente, quanto para ter informações preciosas do andamento do seu negócio, como despesas, vendas, pagamentos, estoque, entre outros.
4. Use produtos e equipamentos de qualidade
Utilize produtos e equipamentos de qualidade para garantir o bem-estar e a segurança dos animais, assim como a qualidade dos serviços prestados. Por mais que isso possa significar um investimento maior no início, com certeza é uma medida preventiva contra prejuízos financeiros no futuro.
5. Esteja preparado para imprevistos
Todo pequeno negócio precisa ter um plano de contingência para lidar com imprevistos, como aumento de preços de produtos, problemas técnicos, ausência de funcionários ou emergências veterinárias.
Portanto, pense nas situações que podem ocorrer durante o atendimento e trace um plano de ação para cada situação. Dessa forma, você e sua equipe estarão sempre prontas para agir e lidar da melhor maneira possível com imprevistos.
Por exemplo, qual é o procedimento caso o animal tenha alguma urgência de saúde? Qual é o plano caso falte energia, é possível implementar um gerador no seu estabelecimento?
6. Faça uma organização prática e visual
Mantenha o espaço de trabalho organizado de forma prática, mas visualmente limpa e agradável, tanto para facilitar o fluxo de trabalho, como para demonstrar para os clientes o seu cuidado com o atendimento aos pets.
7. Tenha canais de comunicação digitais para conversar com clientes
Para agendar serviços e garantir a fidelização com serviços recorrentes como o banho e tosa é essencial estabelecer uma boa comunicação com seus clientes. Por isso, utilize plataformas digitais, como redes sociais, e-mail ou WhatsApp, para se comunicar com os clientes, responder dúvidas e receber feedbacks.
8. Invista em capacitação
O monitoramento das atividades, avaliações e melhorias contínuas são muito importantes para aperfeiçoar os seus serviços e fazer com que seu pet shop cresça.
Sendo assim, uma estratégia importante, por menor que seja o seu negócio, é sempre investir na capacitação e treinamento da sua equipe, garantindo que todos estejam atualizados nas melhores práticas de cuidados com animais, atendimento ao cliente e gestão de negócios.
- Utilize ferramentas de gestão
Uma ferramenta de gestão, como um ERP, é muito utilizado por pet shops, pois permite realizar agendamentos, cadastro de clientes, controle de vendas, gestão de estoque de produtos e materiais, histórico de serviços, gestão de serviços recorrentes, controle financeiro, entre muitas outras funcionalidades úteis em um único sistema.