Você deve estar pensando: “Fidelizar clientes e vender mais? Mas, não são dois objetivos diferentes?”. Te digo meu caro, não são.
O que você vai encontrar?
ToggleA fidelização de clientes ainda não recebe a devida importância por muitos lojistas. Isso, porque muitos estão mais concentrados em atrair clientes do que em manter eles por perto. Alguns gestores acreditam que esse tipo de esforço não gera resultados.
Mas, vamos mostrar aqui como a fidelidade gera mais vendas e lucros para qualquer negócio, sem meias palavras.
Esse tipo de trabalho, em sua forma mais simples, pode feito com programas de fidelidade. Estes, que são pautados em pontos por compra para serem trocados por recompensas.
O programa de fidelidade surgiu em 1980 com as companhias aéreas. E, atualmente, existem diversas modalidades de programas de pontos.
Neste post, vamos te dar dicas de como fidelizar clientes e vender mais, a partir da estratégia dos programas de fidelidade. Confira!
Dê descontos
Os descontos podem ser vantajosos para uma loja virtual, se utilizados da maneira correta.
O grande problema da utilização de descontos nas lojas virtuais é que muitos lojistas distribuem os cupons para atrair clientes. Mas, acabam sacrificando boa parte da margem de lucro.
Uma forma de solucionar essa questão é trabalhando os descontos como um prêmio que o cliente conquista.
Coloque cupons de desconto como possíveis prêmios para serem resgatados com o programa de fidelidade. Assim, o cliente terá descontos para resgatar na próxima compra, com uma porcentagem proporcional a quantidade de pontos que forem acumuladas nas compras – ou na compra – anterior.
Dê brindes
Quem não gosta de um brinde não é mesmo?
Com certeza seus clientes gostam. Ainda mais se eles puderem escolher qual produto da sua loja vão ganhar.
Para facilitar sua vida, você pode utilizar um programa de fidelidade em sua loja para fazer essas duas tarefas ao mesmo tempo. Com a vantagem de o cliente precisar acumular uma certa quantidade de pontos para conseguir a recompensa que deseja.
Quando você deixa de enviar um brinde padrão para todos os clientes e dá a opção de que ele escolha, seu relacionamento se torna ainda mais próximo com toda a sua base.
Para melhorar ainda mais sua vida, o cliente vai ganhar um prêmio grande se ele merecer, como resultado da fidelidade. É a combinação perfeita para atender a você e seu consumidor.
Pesquisa de satisfação
Você com certeza quer saber o que seus clientes acham da sua loja e quais aspectos pode melhorar em seu negócio. Caso você não tenha curiosidade quanto a isso, saiba que você precisa começar a pensar nisso agora mesmo.
Mas, talvez o seu cliente não se importe tanto assim em dizer qual foi a experiência que teve contigo, sendo positiva ou negativa. Isso porque:
1 – O cliente pode achar que não tem espaço para se expressar e decidiu apenas se afastar da sua loja;
2 – Ele não acredita que se falar o que sente, seu negócio vai mudar ou que alguém vai fazer alguma coisa para melhorar a situação.
Em ambos os casos, isso pode significar perder um cliente.
Para evitar isso, que tal dar pontos para motivar o consumidor a dar sua opinião? Assim, você recebe ideias para melhorar o seu negócio das melhores pessoas possíveis para dizer onde estão os acertos e os erros.
Indicação de amigos
Sabemos que a indicação de amigos é uma ferramenta poderosíssima para gerar novos clientes. Isso porque, se um amigo indica algo, com certeza a pessoa vai confiar mais no colega do que em qualquer propaganda que ver por aí.
Sendo assim, por que não incentivar os clientes a indicarem mais e mais a sua loja?
O ideal é que você recompense seu cliente com uma pontuação bem alta por indicar um amigo que realmente compre na sua loja.
Isso porque o valor que essa ação tem é imensurável, e com certeza é mais efetiva que gastar em campanhas pagas. A palavra de uma pessoa para a outra é muito forte, pense nisso.
Lembre-se do aniversário
Você se sente feliz quando alguém te dá os parabéns e te deseja um feliz aniversário?
Tenho certeza que sim, mesmo que seja um parente distante enviando uma mensagem pelo Facebook nessa época. As pessoas gostam de se sentirem lembradas e valorizadas.
Sendo assim, o aniversário dos seus clientes é uma ótima oportunidade de se aproximar deles. Ainda mais se você premiar eles por essa data especial.
Caso você não esteja em condições de enviar um brinde especial para a casa do cliente, o que sairia muito caro, use o programa de fidelidade.
Dê pontos para os aniversariantes, além de demonstrar que sua empresa se importa com eles, mesmo através de um e-mail.
Bônus: Seja grato a todo cliente que entra, dê algo em troca
O cliente se cadastrou em seu site? Não quer esperar para dar desconto para ele apenas na segunda compra?
Então, dê pontos o suficiente para que ele resgate algo pequeno, como 3% de desconto. Mas, faça-o entender que aquilo é uma recompensa por algo que ele fez, não algo dado apenas para a venda acontecer.
O programa de fidelidade é uma ferramenta importantíssima para manter os clientes por perto e trabalhar benefícios de forma inteligente.
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