Em algum momento da vida, você irá deparar-se com a oportunidade de começar um negócio próprio. Independente do tamanho do negócio (por exemplo, venda de salgados), um novo trabalho necessita de planejamento, organização, administração, investimentos e, claro, tempo.
O que você vai encontrar?
TogglePorém, para quem está começando um novo negócio totalmente do zero, é difícil abandonar o emprego formal. Mas como conciliar os dois?
Acompanhe!
Paixão por empreender
Buda uma vez disse que “sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele”. Quando você ama o que faz, você arranja a energia necessária para lidar com o trabalho e seus desafios.
Invista no conhecimento
O desenvolvimento de um negócio necessita de muito know how, o que significa que você deve buscar sempre pelo aperfeiçoamento dos seus conhecimentos, assim como estudar outros temas importantes para o seu negócio, como administração e gestão de pessoas.
Transparência
Evite desnecessárias dores de cabeça. Deixe claro com seu chefe sobre o seu negócio e aproveite a ocasião para mostrar que sua nova atividade não atrapalhará sua produtividade no emprego.
Seja ético
Agora que você já foi transparente em relação ao seu novo negócio, não esqueça de ser ético. Isso significa que as horas do seu trabalho devem ser utilizados para assuntos próprios do trabalho, não do seu negócio, reforçando a questão da produtividade que falamos acima.
Planeje-se
Quando surge um problema, um empreendedor em tempo integral consegue resolvê-lo em questão de horas. Porém, quando você tem um emprego, a solução para o problema do seu negócio vai ser adiado para a noite ou os fins de semana. Portanto, faça um planejamento minucioso para que nenhum dos seus trabalhos seja negligenciado.
Faça networking
Para seu negócio ser visto, é preciso fazer e manter contatos. Estabeleça contato com profissionais que possam contribuir para a sua caminhada.
Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia nos proporciona praticidade para diversas tarefas rotineiras, desde a organização de tarefas ao controle de clientes. Usando poucos recursos, você consegue estruturar seu negócio até o momento que ele esteja sólido o suficiente para novos e maiores investimentos.
Aproveite a praticidade e acessibilidade das redes sociais para montar um plano de comunicação e divulgar seu negócio, bem como os softwares de gestão empresarial disponíveis para uma gestão eficiente do seu negócio, que centraliza e unifica todos os departamentos da sua empresa, facilitando, assim, a administração.
Assista também, em nosso canal do youtube ‘Fecha o Caixa’ sobre este assunto e vários outros 🙂