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Elevator Pitch: impressione com o seu projeto em alguns passos

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ELEVATOR PITCH: impressione com o seu projeto em alguns passos

O termo “elevator pitch” é bem comum no mundo do empreendedorismo. Embora o surgimento da expressão seja incerta, é através dele que você apresenta a sua ideia, sua usabilidade e seu diferencial para atrair investidores.

A premissa dessa técnica é semelhante ao lead jornalístico – primeiro parágrafo de uma notícia que responde o quê, quem, quando, onde, como e o porquê do acontecimento da história. Ou seja, o elevator pitch é uma abordagem de venda que utiliza a persuasão para causar uma boa e impactante primeira impressão do seu produto. Geralmente nesse discurso é informado os seguintes pontos:

O que é o seu produto?
Quem é o seu público-alvo?
Para que serve?
Qual o diferencial?
Quais as vantagens?

Apesar de ser mais associado à apresentação para investidores, um elevator pitch pode ser adaptado a diferentes tipos de públicos, como fornecedores, colaboradores e clientes. Basta ajustar o conteúdo, levando em consideração o contexto e as necessidades dos ouvintes, para criar um discurso curto e assertivo – sempre com o objetivo de fazer sua audiência se interessar pela sua ideia e querer saber mais sobre ela.

Como fazer o elevator pitch perfeito?

Vamos imaginar que você vai apresentar sua ideia para um grande investidor. Essa apresentação precisa ser direta, sucinta e surpreendente. Como você faria para causar essa impressão?

Uma linguagem envolvente, porém sem ser exageradamente técnica, possibilita o maior entendimento e compreensão da sua ideia, aumentando as chances de atrair a atenção de um cliente em potencial.

Você tem 15 segundos para apresentar sua ideia e o seu discurso deve ser curto, mas não pode ser vago. Você não precisa detalhar minuciosamente o que a sua empresa e seu projeto fazem, mas deve enfatizar a ideia principal a ponto de despertar o interesse para mais informações.  Exemplo:

“O VHSYS é um sistema online de gestão empresarial destinada aos micro e pequenos empresários que não possuem conhecimento de gestão e desejam ter maior controle financeiro e operacional do seu negócio de forma prática e eficiente, economizando tempo e dinheiro”.

O que é: VHSYS – Sistema online de gestão empresarial
Para quem é: Micro e pequenos empresários
Diferencial: Sistema online prático e rápido
Vantagens: Economia de tempo e dinheiro

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Consegui chamar a atenção. O que fazer em seguida?

Mantenha-se confiante e seguro das suas palavras. Sua linguagem corporal diz muito sobre você. Se estiver com medo ou reticente, seu público irá saber. Invista em elementos visuais para embasar a ideia do seu projeto, como infográficos e vídeos institucionais. Sem muita enrolação, apresente seu modelo de negócios, informando custos, canais de distribuição, propostas de valores, parcerias, relacionamento com o cliente e os benefícios do investimento.

Esteja preparado para responder às perguntas dos seus futuros clientes, principalmente no que diz respeito ao dinheiro que eles investirão no seu produto. Seja organizado e tenha em mente os valores exatos de investimento e lucro que serão obtidos com o fechamento do negócio. Ter esses valores definidos é importante para demonstrar planejamento financeiro e enfatizar a confiança em você e no seu produto.

Não desista no primeiro não. Assim como em todo processo de venda, existem várias objeções que podem ser levantadas pela audiência. Use as respostas negativas ao seu favor, descobrindo quais são os interesses do público que se deseja conquistar e quais pontos da sua ideia podem ser melhorados, e aprimore cada vez mais seu discurso.

Por fim, treine. Treine sua apresentação à exaustão para aperfeiçoar seus argumentos, sua linguagem corporal e aumentar a eficiência do seu pitch para gerar grandes oportunidades para você e seu negócio.

Redator vhsys

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