O que você vai encontrar?
ToggleA redução da inadimplência passa pelo controle rigoroso dos recebimentos, bem como por estratégias e conjunto de ações tomadas quando se constata um atraso. Como sua empresa lida com a inadimplência de seus clientes? Quais canais e ferramentas têm sido utilizadas para diminuir a inadimplência? Neste artigo vamos falar sobre como o SMS é uma boa alternativa para ajudá-lo a reduzir o nível de inadimplência entre sua clientela.
Controle
Antes de tudo é preciso de controle. Tenha relatórios atualizado sobre suas contas a receber. Os seguintes dados são importantes: total da dívida, valor não vencido, valor vencido – e já identificando o tempo de atraso. Com base nessas informações busque maneiras de avisar ao seu cliente sobre o débito aberto. Informando-o sobre quais os caminhos para quitá-lo.
As maneiras para contatar seu cliente são muitas: e-mail, carta registrada, redes sociais e, por que não, SMS? A maioria dos brasileiros acessas às redes sociais por meio de smartphones, por isso, por mais “obsoleta” que possa parecer o aviso por mensagem é eficiente.
Por que fazer o contato via mensagem?
As mensagens de celular não passam por filtros anti-spam, como os e-mails, por isso, costumam ser recebidas e visualizadas pelos clientes. Do mesmo modo, são mais baratas que as cartas registradas. Além disso, os índices dão conta de que as chances de abrir uma mensagem, via celular, são maiores do que as de abrir um e-mail.
Como escrever as mensagens?
Utilize linguagem clara, acessível e intimista. Evite palavras ou tons que pareçam agressivos ou impositivos. E, sempre, verifique se o pagamento do cliente realmente está em atraso para que ele não seja cobrado equivocadamente. Contar com um sistema de gestão, nesses casos, faz a diferença.
Além de avisar sobre o atraso da fatura ou parcela, sua empresa pode utilizar as mensagens para avisar e agradecer o pagamento.
Modelo de mensagem
Olá, João, sua fatura está em atraso. Regularize o pagamento neste link:________. Caso o pagamento tenha sido efetuado, desconsidere a mensagem.
As mensagens devem ser diretas e não podem ter mais do que 140 caracteres, sob pena de serem ignoradas.
Existem muitas ferramentas que ajudam na redução de custos e prejuízos em sua empresa. Falamos sobre elas aqui no blog. Gostaria de saber mais sobre alguma em particular? Escreva-nos.