Micro e pequenas empresas são a base da economia brasileira atualmente. E, não por acaso, são as mais afetadas em tempos de crise e instabilidade. E o medo da falência de empresas assola os gestores. Para evitar a falência, no entanto, algumas práticas cotidianas são essenciais. E é sobre elas que falaremos neste artigo. Acompanhe!
O que você vai encontrar?
ToggleO primeiro movimento quando se ouve falar em crise é pensar em demissões. No entanto, para negócios pequenos essa realidade não faz parte da estratégia de gestão da empresa. Isso porque os funcionários são poucos, ou mesmo, são apenas os membros da família. Daí a importância de adotar outras táticas para superar os obstáculos.
Reduza gastos
Essa é uma ação para ser tomada antes de surgirem problemas. Realize uma varredura em seus gastos e confira quais poderiam ser cortados. Mantenha apenas as despesas necessárias à manutenção de todas as atividades da empresa. Com mais dinheiro em caixa é possível organizar melhor as finanças, preparando-se para eventuais crises e baixo faturamento.
Feche parcerias
Por parcerias falamos aqui na construção de laços que fortaleçam os dois negócios. Você pode conversar com seus fornecedores, por exemplo, para encontrar prazos e condições mais acessíveis para sua realidade. Assim, ambos podem convergir nos interesses de manter a relação comercial.
Renegocie com seus clientes
O primeiro sintoma de que algo não vai bem na economia é o aumento da inadimplência. E se você notou isso em sua empresa, é hora de tomar alguma atitude. Para isso, busque alternativas que deem conta de organizar as contas a receber.
Nesse processo um sistema de gestão de empresa pode ajudá-lo. Busque seus clientes e entenda o porquê da inadimplência. Com essa informação ofereça possibilidades para que ele quite sua dívida. Manter os laços com seu cliente é essencial para vencer qualquer crise.
Renove-se
Muitos pensam que a crise é feita apenas de problemas. Mas os mais atentos poderão encontrar saídas, soluções e oportunidades mesmo em um cenário desfavorável. Pense, observe seus clientes e entenda o que eles procuram. Realizar uma pesquisa de opinião pode servir para detectar uma brecha no mercado que sua empresa pode explorar. Fique atento!
Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado. Tem algum tema que gostaria de ver ser tratado aqui no blog? Comente!