Já considerou abrir um negócio online? Então, confira neste artigo dicas de como e por onde começar a planejar sua empresa. Veja!
O que você vai encontrar?
ToggleAs vantagens de abrir uma empresa na internet incluem a não necessidade de uma sede física ou muito capital inicial, assim como a capacidade de gerir seu tempo e jornada de trabalho da maneira mais satisfatória.
Antes de tudo, faça um plano de negócios. Não se vai longe, no mundo dos negócios, sem um mapa bem detalhado. Tendo definido qual sua área de atuação, feito os trâmites legais, é hora de pensar em sua presença online.
Crie um domínio
Sua presença online começa com a criação de um bom site, há alguns provedores que hospedam sites, já com layouts pré-estabelecidos. Escolha um modelo clean e funcional, o que significa, adotar um site que seja intuitivo, no qual o cliente consiga achar o que procura com a maior facilidade possível.
Marketing Digital
Para construir uma reputação online é preciso ser visto, ser lembrado. Como se faz isso? Investindo em marketing digital, fazendo com que sua presença nas redes e mídias sociais seja de qualidade.
Invista na definição de palavras-chaves relacionadas ao seu negócio e, a partir delas, construa conteúdo relevante. Você pode buscar criar vídeos, imagens e textos escritos para chamar tráfego para sua página.
Não se furte de operar diferentes plataformas, um site, um blog, página no Facebook e instagram são essenciais. Entenda onde seu público está e o que ele espera. Por exemplo, se sua atividade empresarial consiste na criação e venda de bijuterias, pode ser interessante criar um perfil no youtube onde você ensine as pessoas como é o seu processo criativo, divulgue tutoriais e afins.
Crie uma personalidade, isso é, um estilo. Pesquisas dão conta que os consumidores que optam pelas compras online, em geral, estão mais preocupados com a experiência completa do que a simples aquisição de um serviço ou produto. Então, desde a linguagem, a interação nas redes, até a compra e a pós-compra estão interligados. Para esse processo o trabalho de um profissional de social media é o diferencial.
Caso você seja o responsável pelas redes sociais de sua empresa, lembre-se de uma regra de ouro: o perfil da empresa não é e não pode ser confundido com o seu perfil pessoal. Esse é um pecado gravíssimo, tenha muito cuidado ao compartilhar opiniões pessoais no perfil de sua empresa, na dúvida, opte pelo não.
Nós temos outros artigos sobre empreendedorismo, eles são uma boa fonte para você nesse processo de abertura de uma empresa. Aproveite!