Clientela fixa, possibilidade de lucro imediato e reputação no mercado estão entre os atrativo de se comprar uma empresa “pronta”. Mas quais os cuidados necessário nesse tipo de aquisição? É sobre esse assunto que falaremos neste artigo. Confira!
O que você vai encontrar?
ToggleUma questão que assola empreendedores que estão planejando seu primeiro negócio é se é melhor começar uma empresa do zero ou adquirir uma já em funcionamento. Ambas as modalidades têm seus desafios e vantagens, ter uma nova é garantia de conseguir criar um negócio com sua cultura e identidade, porém, conquistar o terreno é mais difícil.
Já comprar uma empresa instalada garante acesso rápido às vendas e a clientela. No entanto, há sempre o risco de se assumir um negócio com vícios, sucateada e com problemas financeiros.
Antes da compra
Como fugir ou minimizar os riscos ao comprar uma empresa?
Qualquer transação financeira precisa ser bem analisada, para que não se perca uma boa oportunidade por medo. Para isso é preciso observar as alguns pontos:
- A parte jurídica: como ela está organizada? Há problemas? Eles podem ser solucionados com facilidade?
- Parte fiscal: confira as se está tudo em dia. Busque junto aos orgãos competentes informações sobre a empresa em questão.
- Contabilidade: verifique como está sendo feito o controle financeiro. Está tudo de acordo com suas expectativas? Existem debilidades? Você tem como solucioná-las? Qual o grau de complexidade?
- Financeiro: esse item tem mais relação com suas condições. Verificou a tabela de custos da empresa, como ela tem sido mantida. Em eventuais problemas financeiros, como você arcaria com esses custos? A empresa tem dívidas a longo prazo?
Durante a compra
Observe que além dos bens relativos à estrutura da empresa, outros pontos podem contar na soma de seu valor total. A colocação e tradição no mercado e a área a que ela se refere.
Após pesar os prós e contras, lembre-se que seja para uma empresa nova ou para uma já no mercado, o planejamento financeiro é primordial.
Depois da compra
Quando adquirir uma empresa “pronta” e decidir manter os funcionários elabore, se possível com eles, um programa de adaptação. Nesse período organize atividades de interação mútua e, principalmente, de treinamento de acordo com suas diretrizes. Deixe claro qual a identidade da empresa e como eles são importantes para seu crescimento. É possível contratar um profissional especializado para esses períodos.
Esse artigo foi útil? Não esqueça de compartilhar com seus colegas;