Conecte-se ao empreendedorismo

4 mentiras sobre empreender que você provavelmente já ouviu!

Tempo de Leitura: 4 minutos
Com certeza, em algum momento da sua vida, você já escutou algumas mentiras sobre empreender. Isso tem se tornado cada vez mais comum e é o principal motivo pelo qual algumas pessoas desistem dos seus próprios sonhos. Diante dessa problemática, a melhor forma de se defender contra elas, é conhecê-las e entender o porquê delas serem mentiras.

Todas as pessoas que empreendem, ou pensam em empreender, já se depararam com algumas mentiras sobre esse assunto. Isso tem se tornado cada vez mais comum, por conta dos marqueteiros que vendem falsas promessas de dinheiro rápido e fácil.

Dessa forma, muitos aspirantes ao empreendedorismo têm se desmotivado e desistido sem nem ao menos tentar. Além de abdicar do seu sonho, quando um empreendedor desiste de dar continuidade ao seu negócio, o mundo também sai perdendo.

Se você já passou por isso, ou então, não quer se deixar levar por essas mentiras, este artigo é para você. Nele, traremos as 4 principais mentiras sobre empreender, sendo elas:

Ficou interessado? Então, vamos à leitura!

Para começar a empreender precisa ter muito dinheiro

Possivelmente, essa é a maior mentira do mundo do empreendedorismo. É comum as pessoas pensarem que, para empreender, é necessário ter bastante dinheiro. Contudo, esse pensamento não poderia ser mais equivocado.

A depender da área que você deseja atuar, você pode iniciar o seu negócio com pouco, ou até mesmo nenhum, investimento. Isso ficou ainda mais claro com as empresas que utilizaram a internet para reduzir custos e expandir o seu alcance.

Trazendo um exemplo mais concreto, imagine que você queira iniciar um restaurante. Você não precisa, necessariamente, alugar um ponto comercial e contratar uma equipe de funcionários. É possível começar a fazer os seus saborosos pratos na sua própria cozinha e vendê-los em um aplicativo de delivery (entrega).

Dessa forma, você dá o pontapé inicial sem a necessidade de altos investimentos e pode desenvolver o seu negócio na medida em que ele gerar lucro. Esse é apenas um exemplo dentre milhares de situações proporcionadas pelo bom uso da internet.

Uma outra situação que pode ser levada em consideração, é a prestação de serviço. Você pode encontrar uma coisa que você faz bem e buscar uma forma de monetizá-la. Por exemplo, suponhamos que você fale inglês fluentemente. Você pode começar a ministrar aulas particulares sobre esse idioma.

E, assim como no exemplo do restaurante, na medida em que você vai adquirindo autoridade e resultados com o serviço prestado, você pode aumentar o preço das suas hora-aula, ou então, criar a sua própria escola de inglês.

Só empreende bem quem é talentoso

Uma outra mentira sobre empreender que é bastante comum é a de que apenas as pessoas talentosas têm sucesso no mundo dos negócios. De antemão, te digo: empreendedor de sucesso é aquele que trabalha de forma precisa e consistente.

O talento, com certeza, auxilia aqueles que se dedicam, contudo, a sua ausência não impede que pessoas determinadas tenham bons resultados. Basta que você olhe ao seu redor. Quantas pessoas “comuns” conseguiram montar o seu próprio negócio e sustentar a sua própria família? Percebe?

Então, é importante ter em mente que o único caminho para empreender bem é o trabalho focado e com consistência. Além disso, durante a jornada, o empreendedor aprenderá tantas novas técnicas e conhecerá tantas ferramentas de gestão que, por conta própria, perceberá que o mundo do empreendedorismo é para todos.

sistema de gestão vhsys

Quem empreende, enriquece do dia pra noite

Atualmente, muitas pessoas vendem a ideia de que você pode ficar rico em um curto período de tempo e com pouco esforço. Se você pensa dessa forma, o mundo do empreendedorismo não é para você! Todas as coisas que valem a pena, levam tempo para serem construídas.

Com o amadurecimento do mercado digital, é possível ver empreendedores tendo resultados mais rápidos do que no mercado tradicional. Contudo, ainda assim, não podemos dizer que foi do dia para a noite.

É um fato que a internet permite que uma empresa possa  alcançar pessoas dos 4 cantos do mundo, além de fornecer valiosos dados sobre o seu empreendimento. Porém, os negócios que tiveram sucesso no digital necessitaram de alguns bons anos de trabalho inteligente e consistente, para colher os frutos. 

Portanto, se você acredita que basta empreender para enriquecer rápido, você caiu em uma das principais mentiras sobre o empreendedorismo.

Só os jovens podem empreender

Por último, mas não menos importante, temos a falácia de que somente os jovens podem empreender. E, para te convencer do contrário, deixe-me trazer alguns exemplos de empreendedores que tiveram sucesso mesmo após “velhos”.

Henri Nestlé

Henri Nestlé nasceu em Frankfurt, no ano de 1814. Ele é o fundador da empresa Nestlé, uma das maiores fabricantes de alimentos, bebidas e chocolates do mundo. Quando Henri tinha 52 anos, em busca de resolver o problema de desnutrição das crianças russas, ele lançou o primeiro produto da empresa, a Farinha Láctea Nestlé.

John Pemberton

John Stith Pemberton nasceu em Knoxville, no ano de 1831. Ele era farmacêutico e, aos 55 anos, enquanto testava medicamentos para dores estomacais, descobriu a fórmula da Coca-Cola, um dos refrigerantes mais famosos da atualidade.

Harland Sanders

Harland David Sanders, muito conhecido como Coronel Sanders, nasceu em Henryville, no ano de 1980. Ele foi o fundador do Kentucky Fried Chicken (KFC), famoso fast-food de frango frito. O Coronel Sanders conseguiu vender a primeira franquia do KFC apenas aos 62 anos de idade.

Ray Kroc

Raymond Alexander Kroc nasceu no ano de 1902, em Oak Park. Embora tenha uma história polêmica, Ray foi um empreendedor de muito sucesso e foi responsável por comprar e expandir a operação do McDonald’s, aos 52 anos.

Consegue perceber? Não existe idade para empreender. O mundo está repleto de problemas e sedento por soluções. Se você for capaz de desenvolvê-las, pouco importará a sua idade.

Neste artigo, te mostramos as 4 principais mentiras sobre o empreendedorismo e, para que você não se deixe levar por elas, te apresentamos alguns argumentos que comprovam a sua inveracidade.

De forma resumida, a lição que podemos tirar disso tudo é: não deixe que os outros te digam o que é ou que não é possível. Se você tem um sonho, lute por ele! Contudo, tenha em mente que você precisará se comprometer, trabalhar de forma inteligente e ser consistente, para atingir o tão almejado resultado.

Se você se interessa por esse tipo de conteúdo, não deixe de acompanhar os demais artigos que produzimos no nosso blog. Aqui, traremos excelentes dicas para você que é empreendedor e quer aumentar a sua receita e gerenciar melhor o seu empreendimento.

Já te contaram alguma outra mentira sobre empreender? Compartilhe conosco, nos comentários 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Teste Grátis Hoje!

Clicando em ”Iniciar o teste” você concorda com nossos termos de uso