Conecte-se ao empreendedorismo

Credit Scoring: o que é e como ela pode afetar a sua empresa

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Credit Scoring: o que é e como ela pode afetar a sua empresa

Imagine a seguinte situação: você solicitou um empréstimo ou financiamento para a sua empresa, mas seu crédito foi negado. Por que isso ocorre?

Porque seu credit score não é favorável para as empresas de concessão de crédito.

Também conhecido como “análise de crédito”, o credit scoring é uma prática de avaliação financeira para analisar a possibilidade de liberação de crédito ao solicitante. A polêmica prática analisa, matematicamente, através de dados fornecidos por empresas de proteção ao crédito, se o solicitante é um candidato de risco, ou seja, se tem tendência à inadimplência.

A avaliação utiliza diversas fórmulas, recorrendo à variáveis que vão desde a idade da pessoa solicitante, seu histórico financeiro e sua renda.

Implicações jurídicas

Ao contrário do que se imagina, o credit scoring é uma prática lícita no Brasil, sendo autorizada pelo Art 1° da Lei nº 12.414/2011, que permite a “formação e consulta a bancos de dados (conjunto de dados armazenados com a finalidade de subsidiar a concessão de crédito) bem como o Art. 7º que informa que os dados disponibilizados nos bancos de dados serão utilizadas apenas para a “realização de análise de risco de crédito do cadastrado e subsidiar a concessão ou extensão de crédito e a realização de venda a prazo ou outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro ao consulente”.

No entanto, a análise de crédito também tem limites estabelecidos pelo sistema de proteção do consumidor, proibindo “informações excessivas” que não estejam vinculadas à análise de risco de crédito ao consumidor, como a origem social e ética, orientação sexual e convicções políticas.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Além disso, a pessoa cadastrada deve ser informada previamente sobre o armazenamento, quem armazena e o objetivo da retenção de dados, como também tem direito ao acesso gratuito das informações existentes sobre ele no banco de dados e solicitar impugnação de qualquer informação anotada erroneamente sobre ele no banco de dados.

Já os gestores dos bancos de dados também tem deveres, como o fornecimento obrigatório dos dados quando solicitado, transparência e privacidade aos dados do cadastrado. Porém, ninguém terá acesso à metodologia de análise de crédito das empresas credoras.

Melhorando o credit scoring da sua empresa

A única maneira de melhorar o seu credit score é a inevitável quitação de dívidas e a regularização de débitos vencidos. Trace o perfil financeiro da sua empresa, analisando cuidadosamente todas as dívidas e pendências que ela gerou ao longo do seu funcionamento. Para iniciar a sua regularização, comece pelo pagamento das pequenas dívidas para, então, seguir para as pendências maiores. Para a quitação dos débitos maiores, procure fechar um acordo para o parcelamento da dívida que corresponda às suas condições financeiras.

Por mais exaustivo que seja, quitar suas dívidas não só limpa o seu nome como aumenta a viabilidade de concessão de crédito para possíveis dificuldades financeiras.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!