Vamos falar sobre funil de vendas?

Fernando

Vamos falar sobre funil de vendas?

Um dos recursos mais importantes em gestão, planejamento de vendas e marketing, o funil de vendas é o assunto deste artigo.  Vamos entender o que é funil de vendas e como ele é importante para o crescimento de sua empresa.

Funil de vendas: o que é?

Trata-se de um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o cliente, a partir do momento em que ele entra em contato com um produto ou serviço da empresa, até o fechamento do negócio.

É uma estratégia que indica quais as etapas seguidas até o fechamento da compra. O funil de vendas é composto por três etapas, vejamos:

Topo do funil – essa que é a parte mais larga do funil, pode ser entendida como “consciência”. Pois nesse momento o cliente ainda não está ciente de sua necessidade. Em outras palavras, é quando você precisa fazer com que o cliente saiba que você tem um produto ou serviço e que ele precisa dele. Para isso, é importante investir em planejamento e marketing, o cliente precisa chegar a seu site – ou loja –  e continuar ali.

Invista em sua presença nas redes sociais, Facebook, Instagram e blogs, por exemplo. Seu cliente precisa saber que você existe.

Meio do funil –  a segunda parte do funil consiste na descoberta da necessidade e na busca por uma solução. É quando o futuro consumidor inicia sua fase de pesquisas, ele buscará comparar entre produtos e serviços parecidos. A chance da sua empresa é mostrar seu diferencial, destacando-se entre os concorrentes. Se você tiver sucesso, o cliente passará para o fundo do funil.

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Tente entender o que ele procura, para isso, você pode buscar conhecê-lo melhor, solicite que ele preencha um formulário, ou responda a uma pesquisa de comportamento. Identifique os pontos que sua empresa corresponde no horizonte de expectativa e veja onde pode melhorar. Mantenha relacionamento, newsletter e informativos ajudam nesse quesito.

Fundo do funil – nessa parte, o funil mostrará se seu produto ou serviço foi bem avaliado pelo cliente em potencial. Depois de comparações com outras empresas e ao escolhe qual a melhor alternativa, a sua foi contemplada. Logo, seu planejamento de vendas e estratégias surtiu efeito. É hora de fechar negócio e avaliar o processo.

Quais as vantagens do funil de vendas?

Muitos são os benefícios do funil de vendas, destacando-se conhecer os hábitos de compra de seus clientes, bem como qual o comportamento de seus colaboradores. É um passo crucial para uma gestão eficiente do seu negócio e conhecer seu cliente!

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Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

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