Conecte-se ao empreendedorismo

Vamos falar de plano de contas?

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Vamos falar de plano de contas?

Sua empresa tem mensurado de modo adequado os resultados de seus investimentos? Como tem sido realizada a avaliação das estratégias de venda? Para resolver essa e outras questões preparamos este artigo. Aqui vamos falar sobre como organizar seu plano de contas e verificar a relação ativo/passivo dentro dele. Confira!

Antes de tudo vamos aos conceitos

O plano de contas se trata de uma lista onde são relatadas as movimentações econômicas de uma empresa. Ali serão apresentadas as atividades, operações, transações e afins. Outros nomes que se dão a essa ferramenta são: modelo de contas, estrutura de contas ou elenco de contas. Entre outras anotações, os passivos e ativos têm destaque nessas relações apresentadas.

Por ativo se entende tudo o que sua empresa tem, todos os objetos que a compõe: Imóveis, terrenos, mobiliário, automóveis, equipamentos, saldo bancário, estoques e afins. Ativo é todo o patrimônio da empresa. Já o passivo é composto pelos deveres da empresa. É dizer, são as obrigações que a empresa deve cumprir: fornecedores, empréstimos, tributação e afins.

Como já deu pra perceber é a relação entre esses dois itens que determinarão o valor de uma empresa. Então, como organizar de modo adequado essa equação?

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Para ter uma noção clara de como sua empresa tem se saído no mercado é necessário realizar um balanço patrimonial. Com base nas aferições de um profissional de fora, ou mesma uma equipe de dentro de sua empresa, será possível diagnosticar em que aspectos suas estratégias têm sido eficientes. E também como e em que pontos seus esforços precisam ser revistos ou redirecionados.

Dessa forma, o plano de contas é uma ferramenta gerencial. Com base nos indicativos que ele apresenta pode-se tomar decisões mais precisas.

A nossa dica central é que para melhorar a gestão de sua empresa a saída mais adequada é cercar-se de ferramentas que te possibilitem um olhar mais pontual. Em outras palavras, ao adotar um sistema de gestão que integre diferentes setores da empresa, que mantenha os relatórios sempre acessíveis, gestor ganha em tempo e praticidade. Podendo direcionar seus esforços para outros aspectos menos burocráticos de sua função.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a entender a importância de se adotar um plano de contas claro. Existem outras ferramentas de gestão que serão ainda tema de nossos artigos. Gostaria de sugerir algo? Comente e compartilhe sua experiência conosco.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!