Vamos falar de demanda reprimida?

Jorge

Vamos falar de demanda reprimida?

Como identificar boas oportunidades de negócio? Por trás dessa pergunta está a preocupação dos empreendedores em investir e não alcançar o retorno desejado, ou ainda como fazer para que as estratégias adotadas surtam efeitos benéficos para o seu negócio.

Há muitas maneiras de treinar o olhar para encontrar oportunidades, hoje vamos falar de uma delas, a demanda reprimida, que se bem explorada, pode ser uma fonte de bons rendimentos para sua empresa. Continue lendo e entenda:

Demanda reprimida: o que é?

Imagine que o consumidor deseja um produto, mas algo não permite: pode ser o alto custo, acesso reduzido ao crédito, a oferta reduzida ou uma ação protecionista do governo, por exemplo. A esse processo se dá o nome de demanda reprimida. Vamos entender o conceito, para criar uma estratégia adequada.

Demanda natural é o interesse dos consumidores em uma fase normal da economia. Já a demanda reprimida, como apontamos no paragrafo anterior, aparece quando um público tem o desejo, mas não as condições por motivos externos.

Para uma boa gestão empresarial é preciso estar atento às brechas no mercado, que podem ser utilizadas para melhor posicionar sua empresa em relação aos concorrentes, aumentar o fluxo de clientes e, com isso, a lucratividade de seu negócio.

Como identificá-la?

Para identificar uma demanda reprimida a melhor saída é recorrer à análise de mercado. Desse modo, é possível entender o perfil e comportamento do público que se busca atingir, encontrando possíveis demandas reprimidas.

Observar, analisar, registrar informações e comparar dados é uma das maneiras para encontrar oportunidades. Mantenha um cadastro atualizado de seus clientes e não tenha medo em usar seus canais para pesquisar como pode oferecer o que ele busca. Sua empresa tem o hábito de realizar pesquisas de satisfação? Elas podem ser um bom indicativo de setores ou produtos que mereçam atenção.

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Outra maneira de encontrar demandas reprimidas é acompanhar as gigantes no mercado, por exemplo, o crescimento de vendas de smartphones trouxe consigo a demanda por acessórios. Acessórios que eram vendidos por poucas empresas e com altos preços. Aí temos uma demanda reprimida. Os empresários que passaram a oferecer acessórios a preços mais baixos conseguiram abarcar esse nicho.

E, você, como tem lidado com as oportunidades de negócio? Comente

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Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

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