Como o social styles pode ajudar a aumentas suas vendas

Fernando

Como o social styles pode ajudar a aumentas suas vendas

Para que o trabalho do marketing seja eficiente, é necessário ter expertise para identificar os tipos de público que se relacionam com a sua marca, e, dentre outras estratégias, desenvolver uma comunicação adequada para que cada público em cada canal de comunicação para atrair mais clientes.

Isso significa que, assim como há diferentes públicos para se comunicar, também há diferentes personalidades de compradores, denominados “social styles” e, adaptar-se a cada um deles, é garantia de boas vendas. Quer saber como? Nós te explicamos!

O que é “social styles”

O conceito de social style foi proposto nos anos 80 pelos psicólogos David Merril e Roger Reid. Seus estudos na linha behaviorista (teorias psicológicas que estuda o comportamento dos indivíduos). A partir desses estudos, os psicólogos traçaram quatro grandes perfis comportamentais nas quais a maioria das pessoas se encaixam de alguma forma: os social styles.

Assim como no marketing, esses perfis vem sendo utilizados em várias áreas profissionais como em recursos humanos.

De acordo com Merril e Reid, os perfis comportamentais são:

  • Analítico;
  • Amável;
  • Condutor;
  • Expressivo;

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O perfil “analítico”

Essas pessoas são mais racionais, equilibradas e objetivas. Antes de realizar uma compra, por exemplo, fazem intermináveis pesquisas sobre o produto desejado. Para conquistar um cliente desse perfil, o vendedor deve ser honesto e detalhista em relação aos serviços e produtos ofertados.

O perfil “amável”

Os indivíduos com esse perfil valorizam suas relações interpessoais. Geralmente depositam muita confiança nas pessoas, dando grande importância às opiniões das pessoas em sua volta (família, amigos, etc). Para conquistar os compradores com esse perfil, é necessário estabelecer um laço emocional, começando pelo atendimento, por exemplo. Antes de bombardear esse cliente com informações sobre o produto, seja “o cartão de visitas” da empresa e passe segurança e confiabilidade em sua apresentação.

O perfil “condutor”

As pessoas desse perfil são controladoras e independentes. Por serem pessoas mais decisivas e impulsivas, tomam decisões de forma rápida, ou seja, na hora da venda, não vão aceitar nenhum produto ou serviço que seja menos que irresístivel.

Sendo assim, é um cliente que deve se impressionar com seu produto ou serviço.

O perfil “expressivo”

Por último, os expressivos: comunicativos, entusiasmados, carismáticos, ambiciosos e estratégicos. Para atrair este grupo, é recomendável “mimá-los” até o determinado ponto que eles se sintam a vontade para conversar com sua marca. É importante impactá-los com abordagens mais dinâmicas e interativas (como o atendimento por e-mail, chat interativos, etc).

As vantagens do social style para o seu negócio

Como pudemos observar, ao compreender o comportamento de cada grupo, fica fácil bolar estratégias para alcançar essas pessoas tão distintas entre si, evitando falhas na comunicação e formas de abordagens.

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Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

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