Conecte-se ao empreendedorismo

Tudo sobre: Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE)

Tempo de Leitura: 4 minutos
O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um dos variados tipos de relatório que auxiliam sua empresa. Ele apresenta informações gerais do seu negócio, sendo possível avaliar sua “saúde”! Aprenda mais sobre esse assunto abaixo!
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

O DRE deve ser obrigatoriamente apresentado para a Receita Federal anualmente, mas também pode auxiliar no dia a dia da sua empresa! Ele possui informações que são importantes para determinar como seu negócio está evoluindo, quase uma avaliação de saúde! 

Quer entender qual sua importância e como elaborar um DRE de forma rápida e simples? Continue a leitura que te explicaremos do que se trata esse documento, qual suas vantagens e um sistema que faz esse documento para você!

Todas informações sobre o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício)

O DRE é um documento contábil que informa a situação do seu negócio em um determinado intervalo de tempo. Por exemplo, esse documento apresenta se sua empresa está gerando lucros ou dívidas e mostra detalhadamente todas as transações realizadas no período estabelecido. 

Sendo assim, é um documento de extrema importância para realizar a tomada de decisões em algumas situações, além de fazer parte dos documentos de declaração obrigatória para algumas empresas, veja abaixo se é o seu caso.

Quem tem a obrigação de emitir o DRE?

As únicas empresas que não são obrigadas a emitir o DRE são as consideradas MEI, todas as outras possuem a obrigatoriedade! Para saber mais sobre a emissão desse documento no seu negócio basta contatar seu contador!

Outro detalhe é que as empresas de capital aberto precisam emitir o DRE e tornar o documento público, para que todos os acionistas tenham acesso às informações.

Uma dúvida muito comum de ocorrer é a diferença entre o Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e o DRE, mas na verdade essa questão é bem simples e nós vamos te explicar! Veja no próximo tópico.

Diferença entre o Balanço Patrimonial e o DRE

A principal diferença entre o Balanço Patrimonial, Fluxo de caixa e o Demonstrativo de Resultados do Exercício está no intervalo de tempo que é contabilizado no documento e os indicadores utilizados, veja a explicação sobre cada um deles:

  • O Fluxo de Caixa é para uma visualização da situação da empresa em curto prazo, seus indicadores estão associados ao regime de caixa, entradas e saídas de dinheiro. Foca no dinheiro que você tem agora; 
  • O DRE contabiliza informações de um tempo determinado, por exemplo o DRE que deve ser entregue à Receita Federal é equivalente a 1 ano trabalhado, portanto, o foco do documento está no lucro líquido anual, contabiliza outros fatores além de entradas e saídas de dinheiro;
  • Já o Balanço Patrimonial está relacionado a todo tempo em que a empresa atuou até hoje, portanto o documento relata todo histórico empresarial e contabiliza o patrimônio líquido total do empreendimento.

Agora que está claro o que é o DRE, quem deve emitir obrigatoriamente e sua diferença com o Balanço Patrimonial e o Fluxo de Caixa, veja os dados que devem estar presentes em um bom Demonstrativo de Resultados do Exercício logo a seguir!

 Informações essenciais do DRE

Existem diversas informações que podem estar presentes, o principal é passar todas as despesas e lucros que são obtidos com o negócio, deixando claro todo o funcionamento da empresa. 

As informações principais ou que são consideradas padrão para seu DRE estão expostas abaixo:

  • Receita Líquida;
  • Deduções e abatimentos;
  • Lucro Bruto;
  • Lucro/Prejuízo Operacional;
  • Custos de produtos e serviços;
  • Resultado líquido do exercício
  • Receita Bruta;
  • Despesas administrativas;
  • Despesas financeiras;
  • Despesas de vendas;
  • Impostos.

Essas informações podem variar conforme seu negócio, para ter certeza de como seu DRE deve ser feito, confirme com seu contador!

Agora que já sabe todas as informações sobre o Demonstrativo de Resultados do Exercício, está na hora de entender as vantagens para seu negócio!

Quais as principais vantagens de elaborar um DRE?

A primeira vantagem e a mais importante é cumprir as obrigações fiscais impostas para seu negócio, emitir o DRE é obrigatório, portanto ao realizar sua emissão de maneira correta e com todas as informações necessárias garantirá que seu negócio está dentro da lei.

Outras vantagens estão associadas ao uso do DRE dentro da sua empresa, como ele possui informações gerais sobre um período determinado, é possível analisá-las  para compreender como está a saúde do seu negócio, estudando possíveis mudanças que poderão alavancar toda sua empresa. 

O conjunto de informações que o documento contém pode ajudar você a ver de maneira mais clara alguns erros e acertos que cometeu durante o período determinado. Assim, é uma ferramenta que pode ser utilizada como referência para determinar novas mudanças no negócio! 

Você pode estar achando uma ferramenta interessante, mas possui dificuldades em desenvolvê-la e é aí que nós te ajudaremos! Nós inovamos todo esse processo, sendo possível montar um DRE de maneira automática com auxílio de nosso Sistema Gerencial!

Quer saber mais? Veja abaixo!

Relatórios de DRE gerencial automáticos!

A vhsys desenvolveu uma plataforma que ajudará você a organizar e ter todo o controle do seu negócio, o nosso Sistema Gerencial! Ele possui diversas ferramentas, inclusive o DRE!

Ele irá gerenciar todas as informações do seu negócio e ajudar você a interpretá-las da maneira correta! O DRE gerado irá te dar a base para alavancar seu negócio!

O DRE pode ser baixado ou impresso, portanto você pode enviar para seu contador para ele apenas validar e enviar para a Receita Federal! Tudo de maneira simples, rápida e fácil!

Ficou interessado? Então trago uma boa notícia! Você pode experimentar esse sistema inteiro por 7 dias gratuitamente, vendo na prática todas suas funções e se vale a pena para seu negócio!

Para saber mais clique no banner abaixo! Qualquer dúvida estamos a disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!