Trabalhador autônomo: tudo que você precisa saber!

Fernando

Trabalhador autônomo: tudo que você precisa saber!

Entende-se por trabalhador autônomo todo aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício. Neste artigo pretendemos apresentar um panorâma sobre as principais obrigações do trabalhador autonômo em relação à legislação, bem como eventuais benefícios.

 É a prestação de serviços de forma eventual e não habitual. A independência é a principal característica do trabalho autônomo, pois nele é o trabalhador que decide o modo, o tempo e a força da execução da atividade. Entre suas vantagens podemos listar a flexibilidade na fixação do salário, bem como das relações entre contratante e contratado. Incluem-se nessa categoria variadas profissões como pedreiros, advogados, médicos, pintores e donas de casa, por exemplo.

Autônomo é liberal?

Os termos são facilmente confundidos, porém, nem todo liberal é autônomo e nem todo autônomo é liberal. O autônomo é aquele não é subordinado à empresas, já o liberal exerce sua profissional vínculado ou não à empresas, advogados, nutricionistas, engenheiros são bons exemplos.

Tributação

Dependendo da atividade exercida alguns tributos incidem sobre o trabalhador autônomo, são eles:

ISS – Imposto sobre serviços: é a retenção de um percentual recolhido sobre o valor do serviço prestado.

Imposto de renda retido na fonte: Todo serviço prestado sofre tributação do Imposto de Renda, dentro dos limites previstos pela legislação aplicada, cabendo ao Conselho efetuar a retenção.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

INSS – É a contribuição previdenciária  realizada sobre a remuneração de trabalhador autônomo (contribuinte individual) – Desconta-se da remuneração paga, devida ou creditada ao trabalhador.

Para garantir acesso aos benefícios previdenciários, é preciso fazer a inscrição no INSS. Os principais benefícios são: aposentadoria por idade, invalidez ou tempo de contribuição, auxílio-doenças, auxílio-reclusão e salário maternidade .

Pensando em trabalhar por conta? Separamos algumas ideias para você.

  • Trabalho autonomoMarketing e propaganda: flexibilidade de horário e criatividade sempre andam juntas.
  • Bufê: se você entende de confeitaria, pode se especializar em bolos e doces temáticos.
  • Decoração e organização de festas: para essa atividade é preciso ser pragmático, pois irá organizar festas para crianças, casamentos, empresariais e afins.
  • Limpeza e cuidados domésticos: há uma demanda crescente por empresas que cuidem da limpeza e organização, não só de casas, mas também de espaços empresariais.
  • Costureira: Se você tem noções de costura, poderá abrir um ateliê para confeccionar roupas sob encomenda, ou ainda para pequenos reparos.

Em tempos de crise a procura por trabalhadores autônomos cresce. Essa pode ser sua oportunidade, basta comprometimento!

Essas dicas te ajudaram? Comente e deixe sua sugestão.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações