Terceirização é sempre uma opção viável?

Jorge

Terceirização é sempre uma opção viável?

A terceirização vem se destacando como opção para empresas que buscam agilizar seus processos produtivos e manter um controle de custos internos menor. No entanto, se você está no grupo dos que  buscam entender em porque terceirizar, leia este artigo. Aqui vamos falar sobre as vantagens e desafios da terceirização de alguns serviços e processos de sua empresa.

Entende-se por terceirização a transferência de responsabilidade na execução de determinados processos, ou conjunto de atividades. Em outras palavras, uma atividade que era realizada por uma empresa “origem” e passa a ser desempenhada por uma segunda empresa contratada.

Os principais benefícios para a empresa contratando são a redução e maior controle de custos e riscos atrelados à produção. Além disso, há uma significativa economia, advinda da redução da necessidade de adquirir equipamentos, recursos materiais, instrumentais e financeiros.

Como os investimentos relacionados à atualização tecnológica acabam ficando sob responsabilidade da empresa contratada, a contratante ganha na economia de tempo e dinheiro. A terceirização ajuda a diminuir a burocratização dentro da empresa, liberando tempo e espaço para que os gestores se ocupem de questões mais pontuais, como o posicionamento de mercado e estratégias de marketing.

Conheça o sistema de gestão empresarial VHSYS!

Que pontos devo considerar antes de optar pela terceirização?

Pesquise a idoneidade da empresa a ser contratada, busque qual a experiência da mesma na prestação desse tipo de serviço.

Verifique se há reclamações pendentes, converse com outros clientes e confira se essa é a empresa mais adequada para fechar parceria.

É importante investigar se a contratada tem qualificação técnica e condições materiais e de pessoal para responder às demandas de sua produção.

Discuta com clareza custos e preços dos serviços. E, principalmente, estabeleça um diálogo para desenvolver planos e ações de maneira conjunta.

Os riscos envolvendo a terceirização estão ligados à pressa e pouca pesquisa, que leva alguns empreendedores a contratar empresas pouco comprometidas com os resultados. Outra questão que merece cuidado é quanto aos direitos sociais dos trabalhadores terceirizados. Mesmo que a terceirização desobrigue a empresa dessa responsabilidade, é importante que o empreendedor verifique como a contratada gestiona esses aspectos. Evitando assim problemas futuros.

Como vemos, a terceirização traz mais benefícios que desvantagens para as empresas. Com maior liberdade de tempo e espaço, o gestor e  sua empresa podem focar em estratégias de crescimento mais pontuais. Ideais, sobretudo, em um mercado competitivo que exige respostas rápidas.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado, compartilhe com seus colegas. E deixe seu comentário 🙂

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Jorge
Sobre o autor
Jorge
Analista de SEO na VHSYS. Formado em Marketing pelo UNICURITIBA e pós-graduado em Gestão de Negócios pela UFPR.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações