Em um mundo cada vez mais automatizado, não é de se espantar o uso cada vez mais frequentes da tecnologia para diversas funções, inclusive, para venda. Portanto, não é de se admirar que o marketing digital tenha deixado de ser uma tendência mercadológica para tornar-se uma estratégia essencial para manter um negócio. E você, empresário, já planejou suas estratégias para 2017?
O que você vai encontrar?
ToggleConfira nossas dicas em nosso novo artigo!
O uso de dispositivos móveis
Primeiramente, vamos nos atentar ao óbvio: vivemos na era dos dispositivos móveis. O brasileiro utiliza mais o aparelho celular do que o computador pessoal para acessar a internet, além de servos os usuários em maior quantidade nas principais redes sociais do mundo: Facebook e Instagram.
Levando em consideração nosso sistema de franquias e as bandas 3G e 4G, é imprescindível o uso de design responsivo da sua marca nas redes sociais, sites com otimização de tempo de carregamento, fontes e cores adequados para o acesso através dos smartphones, entre outros fatores que possam favorecer sua presença online.
Redes Sociais
Nós já discutimos anteriormente a importância da presença da sua marca nas redes sociais. Mas não custa reforçar que o marketing digital, abrange em sua essência, o trabalho nas redes sociais. Quanto mais redes, mais presença terá a sua marca, certo?
E que tal investir em vídeos, fotos e textos? Hoje em dia contamos com diversas opções de redes, todas elas com ferramentas que facilitam a administração das suas contas e permitem s produção de conteúdos variados (audiovisuais, textuais e tudo o que sua criatividade permitir), além de facilitar a divulgação e posicionamento da sua marca.
Inbound Marketing
As redes sociais fazem parte de um conjunto de estratégias cujo objetivo é atrair os consumidores ao seu site. A isso damos o nome de Inbound Marketing. Dito isso, entendemos que, diferente do marketing tradicional (Outbound Marketing), o Inbound Marketing trabalha com uma estratégia essencial para o fortalecimento e crescimento de um negócio: o relacionamento com seu público. Ou seja, o Inbound Marketing procura, estuda e se comunica com seu público.
E como isso ocorre? Blogs, Links Patrocinados, SEO, AdWords, entre outros tantos meios de construir, progressivamente, um relacionamento saudável com seu público. Além disso, cada uma dessas ferramentas vem sendo amplamente discutida e ensinadas internet afora. Se você não conhece ou conhece pouco das ferramentas citadas, é só pesquisar um pouco que você irá encontrar diversos tutoriais e E-Books para seu aprendizado.
Arquitetura da informação
De acordo com o Information Architecture Institute, a arquitetura de informação organiza e categoriza websites, intranets, comunidades online e softwares a fim de favorecer a usabilidade e a facilidade para se encontrar o que se procura.
Em outras palavras, a arquitetura de informação existe para o organizar o conteúdo de maneira que o usuário atinja seu objetivo com eficiência e facilidade.
Links patrocinados, SEO … o que é isso?
O marketing digital está cada vez mais sofisticado no que diz respeito às estratégias para inserir sua marca na internet. O “Links Patrocinados”, por exemplo, é amplamente utilizado pelos departamentos de marketings pois é uma forma ágil de anunciar e gerar visitantes no comércio eletrônico. Sabe aqueles pequenos anúncios que você encontra nas redes sociais e sites de busca? Então, aqueles são os links patrocinados.
Já o SEO (“Search Engine Optimization”, “Otimização para mecanismos de busca”) é um conjunto de estratégias cujo objetivo é potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos (naturais) nos sites de busca.
Conclusão
Devemos estar atualizados quanto às mudanças tecnológicas e usufruir das possibilidades que nos são oferecidas atualmente. Falamos no início do texto que, com algumas pesquisas, podemos encontrar tutoriais, E-Book e, até mesmo, cursos online para você que deseja expandir sua marca.
Portanto, mãos à obra!