Recursos Humanos: o uso da tecnologia nas entrevistas de emprego

Fernando

Recursos Humanos: o uso da tecnologia nas entrevistas de emprego

Recentemente discutimos a importância da otimização das reuniões empresariais e as possibilidades de utilizar as ferramentas virtuais para realizar reuniões por vídeo. Mas e nas entrevistas de emprego, é um recurso válido?

A opção vem modernizando e otimizando os processos seletivos empresariais, porém, é necessário ter alguns cuidados ao colocar em prática. Acompanhe!

As vantagens da videochamada

Dificuldades de locomoção, economia, agenda apertada. O panorama empresarial mudou e hoje procuramos trabalhar com mais praticidade e agilidade. Por isso muitas empresas adotaram a prática das entrevistas de emprego por videochamada, principalmente para seleções mais extensas.

As ferramentas virtuais permitem que as empresas façam uma triagem de candidatos, selecionando rapidamente os mais indicados às vagas. Porém, essa prática também carece de alguns cuidados, principalmente para causar uma boa primeira impressão.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Dicas para a entrevista de emprego por videochamada

Seja profissional ou por videochamada, encare a entrevista de forma séria e profissional. Independente da entrevista ser realizada no conforto da sua casa, lembre-se que o momento exige a mesma formalidade que uma entrevista cara a cara.

Cuidados com as vestimentas

A etiqueta de vestuário para uma entrevista de emprego se aplica para as videoconferências. Não use nada exagerado, decotado ou desleixado. Cuide da aparência e tenha bom senso com a roupa escolhida para a ocasião.

Local ideal

Posicione seu notebook ou computador em um local com luz suficiente para uma imagem nítida no vídeo, além de preparar o ambiente para tranquilo e sem barulhos que possam interferir. Não esqueça de testar seu equipamento e internet antes de iniciar a chamada.

Faça a sua lição de casa

Assim como em uma entrevista tradicional, deve-se estar bem informado a respeito da vaga e da empresa para qual deseja trabalhar. Não deixe de fazer suas pesquisas antes de começar a entrevista.

O que você NÃO deve fazer

Assim como toda boa entrevista de emprego, há certas atitudes e comentários que devem ser evitadas. Por exemplo: por ser uma entrevista por vídeo, nada de silêncios prolongados, nem desvie a atenção para assuntos inapropriados, que nada tenha a ver com a vaga.

Não falem de ex-chefes e ex-colegas de trabalho pois isso pode passar uma imagem negativa para seu novo superior.

Como evitar esses erros?

Treine. Treine muito. Se você se sente inseguro (a), procure treinar a conversa para soar o mais natural possível e passar a imagem certa sobre você. Pesquise a fundo sobre a empresa, as funções da vaga ofertada e reflita em como você se encaixa para essa função. A entrevista de emprego por “video call” deve ser levada com a mesma seriedade e respeito de uma entrevista cara a cara. Portanto, mãos à obra!

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Fernando
Sobre o autor
Fernando
Formado em Marketing e Coordenador de Marketing de Conteúdo na VHSYS.

deixe seu comentário

adicionar comentário
Cancelar

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário neste post. Seja o primeiro!

Visualizar mais
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações