Conecte-se ao empreendedorismo

Novo prazo para a exigência de Tabela CEST na NF-e de produto

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

1° de julho de 2017 é o novo prazo para a exigência em se informar o Código Especificador da Substituição Tributária, CEST, na nota fiscal eletrônica de venda de mercadorias. Esta é a segunda vez que o prazo foi ampliado e essa decisão foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 13/09. Entender quais são as implicações dessa exigência é o que pretendemos abordar neste artigo. Confira!

Há algum tempo os órgãos oficiais vêm buscando simplificar a maneira de se realizar os processos tributárias. No que representa a tabela CEST algumas modificações são importantes a se observar.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

A nova alteração tem a finalidade de identificar mercadorias de 28 segmentos, por exemplo: materiais de construção, combustíveis, produtos de limpeza e outros sobre os quais se aplica o regime de substituição tributária e de antecipação do recolhimento do imposto. A nova exigência consiste em uma etapa adicional no recolhimento de impostos, sem impacto na alíquota. No entanto, a justificativa apresentada pelas Secretarias da Fazenda, que compõe o Confaz, é que o CEST permite reduzir dúvidas sobre o ICMS-ST, bem como sobre o regime jurídico de substituição tributária.

Mas, afinal, o que é o CEST?

CEST é a sigla que designa o Código especificador de substituição tributária que identifica e uniformiza as mercadorias que estão sujeitas aos regimes de substituição tributária e de antecipação do recolhimento do imposto, relativo às operações subsequentes.

Onde encontro a tabela CEST?

A versão atualizada da tabela CEST fica disponível no site do Ministério da Fazenda na seção do Confaz.

Mas tenha cuidado! Para evitar equívocos na hora de realizar a adequação, é importante contar com um bom sistema de gestão. Porque ele fará o processo de maneira automatizada, evitando complicações posteriores.

Alguma dúvida ou sugestão? Escreva-nos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!