Conecte-se ao empreendedorismo

Saúde financeira: Como está o capital de giro da sua empresa?

Tempo de Leitura: 2 minutos
imagem padrao
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

O planejamento financeiro de sua empresa ou microempresa é imprescindível para alavancar o crescimento, evitando prejuízos. Vamos falar mais sobre isso hoje. Confira abaixo!

Um dos principais problemas que empreendedores enfrentam é a falta de capital de giro. Ele é responsável por grande parte das falências das empresas iniciantes. Mesmo e, principalmente, se sua empresa está em época favorável é preciso criar e manter seu capital de giro. Sabe como fazê-lo?

Por “Capital de Giro” entende-se o ativo circulante da empresa. Ou seja, os bens da empresa que podem ser transformados em capital dentro de um período pequeno. Por exemplo, dinheiro em caixa e mercadorias em estoque.

Em oposição ao ativo circulante, há o passivo circulante, que significa as obrigações da empresa, como contas e dívidas a serem quitadas.

Uma boa saúde financeira é o que fará sua empresa progredir e ter lucros!
Uma boa saúde financeira é o que fará sua empresa progredir e ter lucros!

Para formar o capital de giro – que será uma quantia que garanta o funcionamento da empresa em um perído de crise, por exemplo – é necessário entender o seu processo produtivo. Faça a estimativa de quanto é necessário para manter as atividades de sua empresa ao longo do mês, depois multiplique por três, o resultado dessa soma é a quantia ideal para começar seu capital de giro.

Uma maneira de manter os imprevistos longe, é tentar sincronizar os pagamentos aos fornecedores para uma semana após a entrada de dinheiro, seja por meio de vendas ou outros recebimentos.

Como conseguir formar o capital de giro? Quando a empresa precisa impulsionar o fluxo de caixa, a realização de um financiamento pode ser uma alternativa. Prática comum no mundo corporativo, há linhas de créditos especiais voltadas apenas para empréstimos para empresa, os juros não são muito elevados e você pode gerar um montante de modo rápido, ideais para aquelas situações pontuais, quando é preciso investir na compra de equipamentos que agilizem sua produção, por exemplo.

O mais importante para se considerar em relação ao capital de giro é entender como sua empresa funciona.

Esperamos que este artigo tenha ajudado. Qualquer sugestão ou dúvida, escreva para a gente.

Conheça o VHSYS e facilite a gestão da sua empresa!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!