Conecte-se ao conhecimento

Saiba qual é a importância da liderança nas empresas

Há um tempo, um determinado assunto vem sendo discutido por vários empreendedores: afinal, eu, como dono de uma empresa, devo me considerar automaticamente um líder?

A resposta é não. Ser líder é muito além do que somente ser dono do próprio negócio, ou ainda ser o responsável por uma ideia de sucesso. A liderança em si requer muitas habilidades e experiências que só são adquiridas com estudos específicos e com o trabalho na prática.

A liderança vem se tornando cada vez mais importante nos ambientes corporativos por diversos motivos, e entre os principais estão o aumento na qualidade do trabalho, que só um bom líder pode proporcionar, e a propagação da cultura da empresa.

Ter uma liderança bem definida pode gerar vários benefícios estratégicos, organizacionais e até mesmo resultados elevados, dependendo da área de atuação. Por esse motivo resolvemos abordar esse assunto.

Agora que você já tem uma ideia do que é realmente liderança, vamos entender um pouco mais sobre o papel de um líder dentro de uma organização.

Veja o que você vai ler aqui:

Qual é o papel do líder dentro de uma organização

Um bom time de liderança pode ser crucial para o desenvolvimento e a conquista de resultados para sua empresa. Os líderes são capazes de criar um ambiente de trabalho mais comunicativo, fazendo com que as decisões da organização possam ser passadas mais claramente para o restante do time.

Mas não é só isso. Outra característica importante de quem atua na liderança dentro de uma corporação é apoiar e discutir as decisões, inspirando a confiança de seus liderados, para que possam desenvolver um trabalho cada vez mais seguro.

Principais funções e responsabilidade de um líder de equipe

Assim como qualquer outro profissional, o líder também tem suas funções e obrigações a cumprir dentro da empresa, que por muitas vezes, são consideradas as mais importantes, pois refletem em todos os times.

Veja abaixo quais são:

Manter a cultura ativa 

Um dos grandes desafios de uma empresa é fazer com que a cultura possa ser propagada de forma igualitária entre todas as pessoas. Uma cultura desgastada ou passada de forma diferente para os profissionais, tende a ser um grande problema na busca de resultados e do engajamento dos seus colaboradores.

Por isso, o líder tem esse papel e é responsável por transmitir e manter a cultura ativa na organização, por meio das ações e atividades do dia a dia.

Retenção de talentos

Nosso mercado de trabalho é muito aquecido. São várias pessoas trocando de trabalho e sempre dispostas a novas oportunidades e novos desafios, ainda mais com o home office tirando as barreiras de estado e país, permitindo a contratação mesmo de longe.

Os profissionais de liderança entram na parte de retenção dos talentos descobertos, fazendo com que cada dia mais eles sejam bem remunerados e possam ter um ótimo ambiente de trabalho.

Tomada de decisões

Para que a estratégia da empresa possa ser disseminada para todos da mesma forma, e para que as decisões sejam sempre tomadas com foco no cliente e no bem da corporação, o líder tem como função apoiar e guiar a equipe em busca dos melhores caminhos. Seja para tomar uma decisão ou para solucionar um problema.

Evolução da equipe

Todos querem evoluir profissionalmente, mas muitos não sabem qual caminho devem seguir, o que estudar, o que melhorar, e o mais importante para isso, é ter uma referência. 

O líder deve ser o responsável por essa evolução do seu time, por meio de constantes feedbacks, e sempre pensando no aprimoramento da equipe, com conversas, orientações e o apoio. Somente assim, os liderados conseguem ter um crescimento e desenvolvimento significativo, não só para o bem da empresa, mas também para sua própria carreira.

Diferenças entre chefe e líder

Aposto que você já se perguntou alguma vez, ou encontrou essa pergunta na internet: qual a diferença entre Chefe e Líder. Primeiramente, é importante esclarecer que isso vai muito além do que somente o nome ou a posição. Isso está relacionado diretamente com a postura e o comportamentos que levam o profissional a ter um dos títulos.

O chefe é o profissional que tem um comportamento mais diretivo, ou seja, que manda mais, fiscaliza e sempre se coloca na frente por sua posição de maior visibilidade na empresa. O que é completamente reprovado, levando em conta o cenário das empresas atualmente, onde precisamos, cada vez mais, ter empatia com o próximo, orientar e valorizar as equipes.

O líder, por sua vez, tem todas as atribuições que um chefe não tem. Ele deve ser diretivo sim, mas ao mesmo tempo motivador e inspirador, percorrendo o caminho ao lado de sua equipe, enfrentando as dificuldades e assumindo responsabilidades.

Esse modelo de liderança vem ganhando força no mercado de trabalho, pois consegue engajar mais as pessoas, fazendo com que trabalhem com mais tranquilidade e se desenvolvam de uma forma mais estruturada e bem definida.

Lembre-se! Desenvolver seus líderes é o primeiro passo para que eles possam desempenhar bem suas funções, engajando os profissionais que estão ao redor deles.

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde .
    Excelente explicação, realmente a maioria dos donos de empresas tem receio de contratar um gestor, para desempenhar a função de liderança ou preparar dentro da empresa um colaborador que tivesse esse perfil. Pois, tem receio de que o gestor (líder) mande mais que eles na empresa. Como não possuem habilidade e habilitação implantam a metodologia da pressão, e com isso perdem muitos colaboradores que poderiam alavancar o negocio para o empresário, se esse fosse só chefe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Assuntos relacionados

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.