6 dicas para reduzir a inadimplência na sua empresa | BLOG VHSYS

6 dicas para reduzir a inadimplência na sua empresa

João Jovanaci
Em outubro de 2017 a Serasa Experian realizou um estudo apontando que o Brasil possui mais de 61 milhões de inadimplentes.
 
Com o alto número de devedores no mercado, é quase impossível empresas escaparem à inadimplência de clientes, que atinge organizações de todos os portes.
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Fonte: Serasa Experian (2017)

 
Por isso, propor ações para reduzir a inadimplência na sua empresa é uma ótima opção para tentar contornar esse cenário.
 
Na publicação de hoje você vai encontrar dicas para reduzir a inadimplência de clientes.

Como reduzir a inadimplência de clientes?

Toda forma de oferta de crédito ao cliente deve ser previamente planejada e estudada, afim de identificar os possíveis impactos que a inadimplência pode causar aos caixas das empresas.

Hoje, muitas empresas ainda oferecem crediário próprio e opção de pagamento com boleto e cheque.
 
Essa escolha pode atrair mais clientes, que enxergam na empresa a oportunidade facilitada de aquisição de produto ou serviço.
 
Entretanto, agradar o consumidor pode ser fatal para as finanças futuras da empresa. Por isso, um dos primeiros passos para evitar a inadimplência de clientes está na prevenção.
 

Informação e histórico do cliente são importantes

Sempre que um cliente estiver disposto a adquirir um produto ou serviço da sua empresa é imprescindível coletar ao menos os seus dados básicos, como documentos e números para contato.

Mas em alguns casos é preciso também consultar o histórico de compras e pagamento do cliente, antes da concessão do crédito.
 
Atualmente as formais mais práticas e seguras de consulta a histórico de clientes está no SPC e Serasa.
 
Dessa forma, clientes com histórico negativo de pagamentos podem levantar um alerta. Já clientes bons pagadores podem receber benefícios da sua empresa, por exemplo.

Pagamentos à vista são a melhor opção

O recebimento à vista é a melhor maneira de evitar a inadimplência de clientes. Por isso, considere ofertar benefícios a clientes que efetuarem o pagamento à vista. Como desconto em planos anuais ou produtos, por exemplo.

Vale lembrar que o pagamento à vista não precisa ser feito somente em dinheiro, cartões de débito e crédito também possibilitam o cliente pagar à vista.

Nunca venda sem nota fiscal e formalização de venda

Você sabia que vender sem nota fiscal é ilegal? Mas além disso, a não emissão de nota fiscal pode acarretar problemas futuros em casos de inadimplência, uma vez que sua empresa poderá ficar desamparada pela lei para questões judiciais perante ao cliente.

Dependendo do tipo de negócio da sua empresa você também poderá elaborar um contrato para o cliente, o que irá garantir mais segurança para ambas as partes.

Fique atento a data de pagamento

Se a sua empresa tem venda direta para pessoa física é importante ficar atento a data de vencimento do boleto ou prestação do seu serviço ou produto.

Seu cliente provavelmente receberá o salário até o 5º dia útil, logo, escolher a data de vencimento do boleto para antes do dia 10 aumenta as chances de recebimento.

Mantenha um bom relacionamento com o cliente

Talvez a melhor forma de reduzir a inadimplência esteja na construção de uma relacionamento com o cliente. Além de atraí-lo, tente também fidelizá-lo a sua marca.

Clientes seguidores de marca e que confiam no produto ou serviço são mais propensos a nunca atrasar um pagamento.

Use um sistema de gestão para empresas

Um sistema de gestão pode ser o grande aliado na organização financeira da empresa.

Isso inclui o cadastro de clientes e as informações sobre seus históricos de pagamento.
 
Além disso, o sistema de gestão para empresas também ajuda na organização de contas a pagar e a receber, bem como a possibilidade de emissão de boleto e comunicação com o cliente.
 
Seguindo essas dicas você certamente conseguirá reduzir o número de clientes inadimplentes da sua empresa.
 
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João Jovanaci
Sobre o autor
João Jovanaci
Analista de Marketing de Conteúdo na VHSYS, formado em Publicidade, Propaganda e Marketing.

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