6 dicas para reduzir a inadimplência na sua empresa

João Jovanaci
Em outubro de 2017 a Serasa Experian realizou um estudo apontando que o Brasil possui mais de 61 milhões de inadimplentes
 
Com o alto número de devedores no mercado, é quase impossível empresas escaparem à inadimplência de clientes, que atinge organizações de todos os portes
reduzir-inadimplencia

Fonte: Serasa Experian (2017)

 
Por isso, propor ações para reduzir a inadimplência na sua empresa é uma ótima opção para tentar contornar esse cenário
 
Na publicação de hoje você vai encontrar dicas para reduzir a inadimplência de clientes

Como reduzir a inadimplência de clientes?

Toda forma de oferta de crédito ao cliente deve ser previamente planejada e estudada, afim de identificar os possíveis impactos que a inadimplência pode causar aos caixas das empresas

Hoje, muitas empresas ainda oferecem crediário próprio e opção de pagamento com boleto e cheque
 
Essa escolha pode atrair mais clientes, que enxergam na empresa a oportunidade facilitada de aquisição de produto ou serviço
 
Entretanto, agradar o consumidor pode ser fatal para as finanças futuras da empresa. Por isso, um dos primeiros passos para evitar a inadimplência de clientes está na prevenção
 

Informação e histórico do cliente são importantes

Sempre que um cliente estiver disposto a adquirir um produto ou serviço da sua empresa é imprescindível coletar ao menos os seus dados básicos, como documentos e números para contato

Mas em alguns casos é preciso também consultar o histórico de compras e pagamento do cliente, antes da concessão do crédito
 
Atualmente as formais mais práticas e seguras de consulta a histórico de clientes está no SPC e Serasa
 
Dessa forma, clientes com histórico negativo de pagamentos podem levantar um alerta. Já clientes bons pagadores podem receber benefícios da sua empresa, por exemplo

Pagamentos à vista são a melhor opção

O recebimento à vista é a melhor maneira de evitar a inadimplência de clientes. Por isso, considere ofertar benefícios a clientes que efetuarem o pagamento à vista. Como desconto em planos anuais ou produtos, por exemplo

Vale lembrar que o pagamento à vista não precisa ser feito somente em dinheiro, cartões de débito e crédito também possibilitam o cliente pagar à vista

Nunca venda sem nota fiscal e formalização de venda

Você sabia que vender sem nota fiscal é ilegal? Mas além disso, a não emissão de nota fiscal pode acarretar problemas futuros em casos de inadimplência, uma vez que sua empresa poderá ficar desemparada pela lei para questões judiciais perante ao cliente

Dependendo do tipo de negócio da sua empresa você também poderá elaborar um contrato para o cliente, o que irá garantir mais segurança para ambas as partes

Fique atento a data de pagamento

Se a sua empresa tem venda direta para pessoa física é importante ficar atento a data de vencimento do boleto ou prestação do seu serviço ou produto

Seu cliente provavelmente receberá o salário até o 5º dia útil, logo, escolher a data de vencimento do boleto para antes do dia 10 aumenta as chances de recebimento

Mantenha um bom relacionamento com o cliente

Talvez a melhor forma de reduzir a inadimplência esteja na construção de uma relacionamento com o cliente. Além de atraí-lo, tente também fidelizá-lo a sua marca.

Clientes seguidores de marca e que confiam no produto ou serviço são mais propensos a nunca atrasar um pagamento.

Use um sistema de gestão para empresas

Um sistema de gestão pode ser o grande aliado na organização financeira da empresa.

Isso inclui o cadastro de clientes e as informações sobre seus históricos de pagamento.
 
Além disso, o sistema de gestão para empresas também ajuda na organização de contas a pagar e a receber, bem como a possibilidade de emissão de boleto e comunicação com o cliente.
 
Seguindo essas dicas você certamente conseguirá reduzir o número de clientes inadimplentes da sua empresa.
 
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João Jovanaci
Sobre o autor
João Jovanaci
Analista de Marketing de Conteúdo na VHSYS, formado em Publicidade, Propaganda e Marketing.

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