Conecte-se ao empreendedorismo

Quais são os custos para abrir uma empresa?

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Para alcançar sucesso em seu negócio é preciso planejamento. Por isso, neste artigo vamos falar sobre os custos de se abrir uma empresa, além de outras questões relacionadas a esse processo.

Por onde começar?

O que mais repetimos neste blog é a importância do planejamento, isso porque ele é a base sobre o qual a empresa será construída. Deve ser sólido. Abaixo indicamos quais elementos devem ser observados nessa obra.

Custos fiscais

Trata-se do conjunto de documentos necessários para abertura de sua empresa, relativos à tributação. Cada cidade e estado possui suas especificidades, por isso, é importante contar com a assessoria de um contador. Os custos têm relação com o tipo de serviço oferecido. O custo médio dessas taxas fica perto de R$500,00. Lembrando que o microempreendedor individual, MEI, não paga taxa de abertura, mas sim um valor fixo mensal. Os principais documentos são:

Registro na junta comercial: Taxa destinada ao registro público da empresa.

Certificado Digital: Exigido de empresas que emitirão notas fiscais eletrônicas (serve para legitimar a autenticidade das notas).

DARE: Documento de arrecadação de receitas estaduais.

DARF: Documento de arrecadação de receitas federais.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Outras custos envolvidos são

Capital Social: Trata-se do total que será investido para que a empresa se sustente enquanto ainda não tem faturamento suficiente. O valor necessário, mais uma vez, depende do tipo de empresa que pretende abrir. Após definido, um contrato social deve ser firmado na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas.

Definir o regime tributário que sua empresa adotará é um dos passos seguintes. Pode-se optar por lucro real, lucro presumido ou simples nacional.

Registro de marca é outra necessidade para que sua empresa esteja pronta para o mercado. Ao realizar esse registro diferencia-se a Razão Social do Nome Fantasia, e, por isso, há diferentes custos. As tarifas e custos podem ser verificados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI. Nós também trazemos mais detalhes nesse artigo.

Há ainda que se considerar o investimento inicial para abrir uma empresa, ele dá conta dos valores do aluguel, das contas, dos equipamentos e pessoal necessário; os valores variam de acordo com o tamanho do negócio.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a entender por onde começar a planejar sua empresa. Para outras dúvidas ou sugestões comente aqui.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!