Conecte-se ao empreendedorismo

Principais erros cometidos no e-mail corporativo

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Embora facilite a comunicação empresarial, e-mail corporativo também pode ser fonte de desentendimentos e problemas para os empreendedores. Excesso de informalidade e erros gramaticais são a ponta do iceberg. A fim de evitar aborrecimentos para seu negócio, separamos algumas dicas de quais os principais erros contidos em e-mails empresariais. Confira se sua empresa tem utilizado essa ferramenta de modo adequado.

Assunto

Não indicar qual o assunto, ou enviar um assunto muito vago é um dos principais erros. Isso porque obriga a pessoa abrir sua mensagem para saber do que se trata. Uma boa forma de instigar seu correspondente a respondê-lo é informar o assunto de modo claro e objetivo. Evite frases como “para seu conhecimento”. Prefira algo como “relatório de compras de fevereiro de 2016”.

Outro problema é quem abusa do urgente. Apenas coloque em urgência, e-mails realmente urgentes. Lembrando que, às vezes, um telefonema é mais prático.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Erros de digitação

Mesmo que a relação entre os interlocutores seja próxima, por se tratar de um e-mail corporativo, é essencial utilizar uma linguagem monitorada. Para isso, revise o texto antes de enviá-lo. Também evite utilizar muitas gírias ou abreviações.

Utilizar uma linguagem muito rebuscada também não é a melhor opção. Tenha em mente qual é a imagem que sua empresa deseja passar e, a partir dessa diretriz defina uma linguagem para a comunicação. Uma empresa que lida basicamente com adolescentes, como público-alvo, pode empregar uma linguagem mais informal. O mesmo não vale para uma editora de livros científicos, por exemplo.

Mensagens muito longas, ou com muitos destinatários

Procure ser objetivo no que quer comunicar. Se deseja falar com um departamento específico, por que enviar uma mensagem para todos os funcionários da empresa? Melhor enviar apenas ao responsável do setor que decidirá se deve ou não repassar a mensagem aos seus subordinados.

Do mesmo modo, seja conciso nos repasses. Deseja chamar uma reunião? Então, envie uma mensagem com a solicitação a reunião e, em um documento anexado, indicando a pauta. É suficiente para que os interessados verifique se há a necessidade de se realizar um encontro, ou se outras alternativas podem ser empregadas na resolução da questão.

Cuidado com a formatação

Evite fontes e cores muito extravagantes. Quando se trata da comunicação empresarial menos é sempre mais.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para sua empresa. Tem alguma dúvida ou sugestão? Comente!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!