Conecte-se ao empreendedorismo

Por que optar pela contabilidade online? Conheça vantagens e desvantagens

Tempo de Leitura: 3 minutos
VHSYS Contabilidade online
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Por Conube

Estamos vivendo uma época de cada vez mais rapidez nas informações. Muita troca de conteúdo, compartilhamento de conhecimento e evolução na forma como fazemos todas as coisas do dia a dia. Sem dúvida, são tempos de mudança, a chamada era da transformação digital. A tecnologia toma conta da nossa rotina de uma maneira nunca antes experimentada.

Neste cenário, em um setor tão complexo e com tantas leis como a contabilidade, surgiu há alguns anos uma alternativa para trazer mais simplicidade e agilidade. A contabilidade online é uma maneira mais simples e prática de se fazer a gestão contábil, fiscal e financeira das empresas.

Se propõe a fazer a contabilidade completa, como um escritório físico, porém de forma online, tudo através da internet e com as ações e processos organizados através de uma plataforma.

Veja algumas vantagens da contabilidade online

Simplicidade

A grande sacada da contabilidade online é tornar simples processos normalmente muito complexos. Não é segredo para ninguém que gerenciar o dia a dia contábil e fiscal das empresas não é uma tarefa fácil. São muitos números, obrigações acessórias, leis, impostos, enfim, muita coisa para administrar. A contabilidade online vem para facilitar estes processos e fazer com que o cliente possa focar no seu negócio.

Ganho de tempo

Claro que com a automação dos processos, consequentemente passa a sobrar mais tempo para o empreendedor se dedicar às atividades focadas no crescimento do negócio. A ideia é que o próprio sistema, com o suporte de uma equipe de contadores por trás, faça todo o trabalho duro pelo cliente, como apuração de impostos, calendário de pagamentos, obrigações acessórias, balanços, entre outras ações.

Consultoria tributária

Como os processos são automatizados, a equipe pode atuar de forma mais consultiva, oferecendo soluções que podem impactar financeiramente a rotina das empresas. Nesta ação, é possível que se consiga uma redução de impostos, por exemplo. Essa consultoria também é realizada no momento da abertura de empresa, para ajudar a identificar o melhor formato jurídico e tributário de acordo com o determinado perfil de empreendedor.

Custo mais baixo

Em função da escalabilidade do modelo de negócio, na grande maioria das vezes, é possível praticar valores mais baixos para as empresas que podem ser atendidas por contabilidades online e que optam por esta solução.

Normalmente, dependendo do faturamento e de outras variáveis, as empresas encontram uma economia importante, que podem ajudar a equilibrar o orçamento, principalmente no começo do negócio.

Atendimento personalizado

Esse é um dos receios de quem está decidindo entre optar ou não por uma contabilidade online. Alguns escritórios conseguem oferecer um atendimento humanizado e personalizado, de acordo com cada perfil de cliente.

Tudo é feito de forma prática e rápida, através do chat ou e-mail. O cliente também tem à disposição um grande número de conteúdos que muitas vezes já irão sanar duas principais dúvidas.

Emita suas notas fiscais com praticidade! Conheça o sistema de gestão VHSYS

Pontos de atenção da contabilidade online

Pode te atender?

Isso vai depender muito do escritório e dos serviços que ele está pronto para oferecer. Via de regra, uma contabilidade online pode atender todos os tipos de empresa, mas irá conseguir atender melhor empresas com atividades de prestação de serviços.

Alguns dos profissionais que mais buscam uma solução de contabilidade online são autônomos, desenvolvedores, consultores, arquitetos, engenheiros, profissionais da área da saúde, designers, jornalistas, freelancers, entre muitos outros prestadores de serviço.

Participação do cliente

Claro que o sistema ajuda na automação e na agilidade dos processos, mas em algumas ações o cliente precisa estar atento e fazer a sua parte. Por exemplo, a maior parte dos sistemas, oferece um calendário de pagamento de impostos, mas é essencial que a pessoa responsável por administrar a plataforma por parte da empresa se programe para os pagamentos, assim como a disponibilização das documentações necessárias para que a contabilidade seja feita.

Adaptação a tecnologias

Como toda solução da internet, a contabilidade online também exige que o cliente esteja apto e familiarizado com ferramentas e plataformas digitais. Claro que vai existir todo um suporte para auxiliar na usabilidade do sistema por parte do escritório, pelo menos é o esperado. Mas mesmo com este suporte, é necessário que o empreendedor ou quem vai administrar tenha essa facilidade para se adaptar.

E então, entendeu como funciona uma contabilidade online e suas principais características? Deixe seus comentários!

Conube oferece uma solução personalizada de contabilidade, que permite aos empreendedores controlarem seus negócios de uma forma completa e 100% digital, em um único lugar: gestão financeira, planejamento tributário, pagamento de contas, prospecção de negócios, consultoria, além da contabilidade totalmente automatizada.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!