Plano de contas: o que é?

InícioFinanceiroPlano de contas: o que é?
Você sabe o que é como elaborar um bom plano de contas? Hoje falaremos sobre a importância dessa ferramenta na vida dos empreendedores, confira: Como se define um plano de contas O plano de contas consiste em uma ferramenta que permite a verificação e organização das operações financeiras de uma empresa. Por meio dele é […]

Você sabe o que é como elaborar um bom plano de contas? Hoje falaremos sobre a importância dessa ferramenta na vida dos empreendedores, confira:

Como se define um plano de contas

O plano de contas consiste em uma ferramenta que permite a verificação e organização das operações financeiras de uma empresa. Por meio dele é possível prever a necessidade de cortes de gastos e, ainda, quando é indicado investimentos e em que áreas fazê-lo.

Em outras palavras, o plano de contas é o registro e acompanhamento sistemático de todas as operações de sua empresa. Uma vez que todos os movimentos – em cheque, dinheiro e cartão, por exemplo, estão registrados fica fácil saber como por onde está entrando (ou saindo) os valores.

Como fazer um plano de contas?

Ele pode ser mais detalhado ou bem simples, depende do interesse da empresa.

Não há regras fixas, que estabeleçam número mínimo ou máximo de contas, mas é importante prestar atenção na hora de fazê-lo, prevendo a necessidade de inclusão de novas contas, sempre que necessário.

Crie planilhas onde seja possível registrar todos os valores positivos e os negativos, todos os ingressos e despesas, com espaço para anotações.

Uma dica essencial é começar das  contas gerais, para as específicas. Apresentamos abaixo, um modelo de divisão:

  1. CONTAS PATRIMONIAIS:

A) Ativo(representam todas as contas que significam direitos ou bens da empresa)

B) Passivo e Patrimônio Liquido (agrupam o patrimônio próprio e as obrigações da empresa);

  1. CONTAS DE RESULTADO:

Agrupa contas onde os saldos representam receitas, ingressos, lucro ou ainda uma despesa, gasto ou prejuízo, sendo assim a divisão fica:

A) Despesas

B) Receitas

Fazendo esse controle, você conseguirá acompanhar com mais clareza as questões financeiras de sua empresa. É importante, no entanto, conta com assessoria especializada, para evitar deslizes.

Uma dica para automatizar o processo é utilizar um software de gestão de negócio que ofereça a funcionalidade de controle de contas, dessa forma você terá os dados automatizados e com  menos chances de erros.

Conheça a solução em gestão empresarial do VHSYS, que oferece essa e diversas outras funcionalidades! Clique aqui e teste gratuitamente!

Assuntos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastro Newsletter

Fique por dentro dos principais assuntos do mundo do empreendedorismo. Atualize seus conhecimentos, baixando materiais como ebooks, planilhas, vídeos e muito mais.