Conecte-se ao empreendedorismo

Plano de contas: o que é?

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Você sabe o que é como elaborar um bom plano de contas? Hoje falaremos sobre a importância dessa ferramenta na vida dos empreendedores, confira:

Como se define um plano de contas

O plano de contas consiste em uma ferramenta que permite a verificação e organização das operações financeiras de uma empresa. Por meio dele é possível prever a necessidade de cortes de gastos e, ainda, quando é indicado investimentos e em que áreas fazê-lo.

Em outras palavras, o plano de contas é o registro e acompanhamento sistemático de todas as operações de sua empresa. Uma vez que todos os movimentos – em cheque, dinheiro e cartão, por exemplo, estão registrados fica fácil saber como por onde está entrando (ou saindo) os valores.

Como fazer um plano de contas?

Ele pode ser mais detalhado ou bem simples, depende do interesse da empresa.

Não há regras fixas, que estabeleçam número mínimo ou máximo de contas, mas é importante prestar atenção na hora de fazê-lo, prevendo a necessidade de inclusão de novas contas, sempre que necessário.

Crie planilhas onde seja possível registrar todos os valores positivos e os negativos, todos os ingressos e despesas, com espaço para anotações.

Uma dica essencial é começar das  contas gerais, para as específicas. Apresentamos abaixo, um modelo de divisão:

  1. CONTAS PATRIMONIAIS:

A) Ativo(representam todas as contas que significam direitos ou bens da empresa)

B) Passivo e Patrimônio Liquido (agrupam o patrimônio próprio e as obrigações da empresa);

  1. CONTAS DE RESULTADO:

Agrupa contas onde os saldos representam receitas, ingressos, lucro ou ainda uma despesa, gasto ou prejuízo, sendo assim a divisão fica:

A) Despesas

B) Receitas

Fazendo esse controle, você conseguirá acompanhar com mais clareza as questões financeiras de sua empresa. É importante, no entanto, conta com assessoria especializada, para evitar deslizes.

Uma dica para automatizar o processo é utilizar um software de gestão de negócio que ofereça a funcionalidade de controle de contas, dessa forma você terá os dados automatizados e com  menos chances de erros.

Conheça a solução em gestão empresarial do VHSYS, que oferece essa e diversas outras funcionalidades! Clique aqui e teste gratuitamente!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!