Pesquisa de mercado: fazer ou não fazer?

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Pesquisa de mercado: fazer ou não fazer?

Para conhecer o mercado em que sua empresa atua, ou pretende atuar, realizar pesquisas de mercado é uma das melhores maneiras.

Conhecendo qual a dinâmica que rege o público-alvo, os concorrentes e potenciais fornecedores, é possivel avaliar quais as melhores estratégias e alternativas para se inserir de maneira acertada no mercado.

Neste artigo falaremos sobre como utilizar essa ferramenta: pesquisa de mercado.

Por que devo fazer pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado compreende a coleta e análise de informações, que te ajudarão a tomar decisões sobre os rumos e a gestão de sua empresa. Por meio dela será possível avaliar quais as necessidades de seu público-alvo que estão sendo neglicenciadas por seus potenciais concorrentes. Deste modo, fica fácil ajustar-se às demandas do mercado, seja em relação aos produtos, serviços ou mesmo no que toca à construção de relacionamento.

Quais os tipos de pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado: fazer ou não fazer?Dois métodos de pesquisa são os mais populares, chamados de pesquisa primária e pesquisa secundária.

Na Primária, os dados são coletados de modo específico para seu negócio.  Pode ser feito pode meio de reuniãos, entrevistas e questionários com potenciais clientes.

O modelo de “pesquisa secundária” significa apropriar-se de dados coletados para outros objetivos, mas que são essenciais para entender as dinâmicas de seu negócio. Você pode obter esses dados em veículos oficiais, como associações, jornais e afins.

Para melhores resultados o ideal é aliar os dois tipos de pesquisa de mercado. 

Como fazer pesquisa de mercado

O processo de pesquisa é mais simples do que pode parece a primeira vista, para realizá-lo é bom fragmentá-los em etapas: identificação do problema, planejamento de abordagem, hipóteses, coleta de dados e análise das informações.

Não se chega a lugar algum sem objetivo, por isso, entenda o que você quer pesquisar, por que e como fazê-lo. Nossa sugestão é seguir um modelo de pesquisa de mercado integracionista, quer dizer, mescle métodos da pesquisa secundaria e da primária. Confira nosso exemplo:

  • Pesquise em jornais e sites especializados quais são as principais empresas e tendências do mercado. Quals as empresas têm se destacado em suas atividades? O que as levou ao êxito?
  • Identifique por meio das redes sociais potencias clientes. Dê prioridade ao com perfil “influenciador”.
  • Monte um grupo focal. Aplique questionários. O questionários podem ter questões similares – Quais fatores são considerados ao se comprar determinado produto? Qual o melhor preço? Em relação à empresa, o que pode ser melhorado?
  • Avalie os resultados junto ao seus colaboradores e faça as mudanças necessárias.

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E, aí, o que achou das nossas dicas? Se tiver alguma sugestão, conte aqui para a gente 🙂

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