Conecte-se ao empreendedorismo

O que é marketing sensorial e como isso pode impulsionar minhas vendas?

Tempo de Leitura: 3 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Sabe quando você entra em uma loja de street wear e está tocando músicas do momento? Ou quando você está em alguma outra loja e servem alguns “mimos” para o cliente, tais como água, suco, café e snacks? Tudo isso pode ser mera coincidência, mas também é uma estratégia de marketing sensorial.

Que tal nos acompanhar para entender melhor sobre essa estratégia?

O que é o marketing sensorial?

O marketing sensorial é a exploração dos cinco sentidos – olfato, tato, paladar, visão e audição – como uma estratégia de identificação e posicionamento de uma marca. Ou seja, além dos estímulos visuais, também somos estimulados através do tato, paladar, olfato e audição.

Como o marketing sensorial é aplicado?

Visão: nós sabemos que o primeiro impacto é visual. No entanto, os estímulos visuais para influenciar na hora da compra não se limita ao objeto de desejo (a mercadoria) e sua disposição na vitrine. Um ambiente confortável, com cores agradáveis e uma decoração que tenha a ver com a proposta da marca estimula o cliente e faz com que ele facilmente identifique a sua marca. Por exemplo, pense em um ambiente moderno, com cores fortes e decoração extravagante. Esse conjunto nos remete a que tipo de loja? Geralmente lojas de roupas ou calçados modernos, como a Melissa.

Olfato: Embora o olfato dos seres humanos seja menos desenvolvido do que de outros animais, em nós ele é ligado com o sistema límbico do cérebro, relacionando cheiros à emoções e lembranças. Agora pense em um restaurante cujos odores exalados pela comida servida o faça lembrar da famosa comida de vó? Quais as probabilidades de você voltar mais vezes a este restaurante?

Audição: Uma forma de estimular o cliente em sua loja é colocar como som ambiente músicas que combinem com sua loja. Não adianta colocar músicas aleatórias ou deixar em rádios que nada tem a ver com o seu estilos e serviços. Portanto, invista em playlists que tenham a ver com sua marca e a mensagem que você quer passar aos seus clientes.

Paladar: Como falamos no início, o estímulo pelo paladar tem a ver com os “mimos” oferecidos (biscoitinhos, sucos, chás, cafés, água, entre outras opções). Essas ações causam boa impressão entre os clientes, aumenta a sua disposição e os ajuda a relaxar e focar na venda.

Tato: Aqui o tato não é apenas tocar na mercadoria desejada. Também tem a ver com o ambiente em si – a textura da decoração influencia na percepção geral do cliente.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Como utilizar o marketing sensorial em sua loja

Antes de investir na experiência sensorial, conheça bem o seu público. Aprenda sobre os seus gostos, como eles se comunicam, o que eles esperam de uma loja como a sua e o que você tem a oferecer.

Uma loja de doces, por exemplo, pode investir na disposição dos seus produtos para atrair a atenção dos seus clientes e despertar a curiosidade de quem está por perto. Uma loja de roupas femininas para um público jovem e moderno também pode investir em ações específicas para o público-alvo destinado (por exemplo, de 15 a 24 anos) que envolva música, moda, etc.

As opções são infinitas, basta um pouco de criatividade e conhecimento pleno do seu produto e do seu público.

Quer otimizar a gestão do seu negócio, integrando todos os departamentos de forma prática e eficaz? Então não deixe de conhecer o sistema de gestão empresarial online da VHSYS! Nosso sistema conta com inúmeros recursos para a melhor administração do seu negócio. Clique aqui e experimente grátis.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!