Conecte-se ao empreendedorismo

O que é ATS e como ele pode melhorar seu recrutamento?

Tempo de Leitura: 3 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

A contratação de um bom profissional é um processo que exige cuidado. O custo para manter (e, pior, demitir) um funcionário no Brasil é consideravelmente alto. Por isso os métodos utilizados para selecionar alguém geralmente são longos, cansativos e burocráticos.

Mas, e se tivesse uma maneira de deixar esse procedimento mais prático, sem perder a confiabilidade?

O Sistema de Rastreamento de Candidatos (ATS ou Applicant Tracking System, em inglês) é um tipo de software que tem o objetivo de auxiliar no processo de recrutamento. Sua funcionalidade não contempla apenas as etapas de divulgação de uma oportunidade, e sim todas as partes desse método: atração, triagem, seleção e contratação.

Qual a diferença entre um ATS e sites de vagas?

Essa é uma das características do software que o diferem dos portais de vagas tradicionais: sua atuação é mais completa. Enquanto os sites podem ter um alcance maior de divulgação das oportunidades, seus recursos são limitados. Um ATS possui filtros para automatizar a maior parte do processo, identificando os candidatos com o perfil mais próximo aos requeridos.

As ferramentas da plataforma permitem a busca por um candidato específico, criação de formulários, testes e perguntas de pré-seleção, além de organizarem um ranking de currículos. Assim, o software pode ser usado para avaliar não somente as experiências profissionais, mas conhecimentos técnicos e habilidades também.

No entanto, essas duas modalidades não são completamente opostas, sendo mais eficazes se usadas em conjunto: o software pode publicar as vagas nos sites para atrair os candidatos certos, aproveitando a popularidade destes portais, e refinar a seleção dos profissionais.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Quais seriam as vantagens de se adotar um ATS?

Usar um sistema desses pode trazer diversos benefícios aos processos de recrutamento e seleção de uma empresa. Confira abaixo 5 motivos para implantar essa plataforma:

1 – Otimiza as operações

Com tantas funcionalidades disponíveis no software, quase todos os procedimentos podem ser realizados num único local, sem precisar pular de uma planilha para a outra. Mais uma facilidade dessa plataforma é que os candidatos são classificados automaticamente de acordo com suas informações e respostas, evitando que esse trabalho demorado seja feito manualmente. Essa centralização e automatização agilizam o recrutamento e economizam tempo para outras ações importantes.

2 – Banco de candidatos

O sistema possibilita ter um local para arquivar o histórico de cada indivíduo: quais são suas qualificações, pontos positivos e negativos, sua evolução ao longo dos processos e demais informações. Com isso, pode-se evitar constrangimentos em relação a candidatos recorrentes, cria-se um banco de dados atualizado para consultar antes da abertura de vagas e permite a reavaliação dos profissionais.

3 – Melhora a comunicação

Outra vantagem é que o software pode deixar a comunicação mais eficiente, tanto entre o setor de Recursos Humanos e gestores, como a direcionada aos candidatos. O processo é disponibilizado na plataforma, e qualquer pessoa autorizada pode acompanhar cada etapa do recrutamento.

Já no caso dos candidatos, há maior controle para avisá-los sobre novos testes e entrevistas, informações sobre a vaga e retorno de resultados. Isso mostra o comprometimento e organização da empresa aos colaboradores em potencial.

4 – Banco de dados

Além das informações de cada candidato, é possível avaliar os dados da própria seleção. Verificar quantos profissionais foram considerados adequados a cada oportunidade e quais canais (portais de vagas, redes sociais, site da empresa, entre outros) tiveram mais contatos qualificados são algumas possibilidades. Ou seja, não é um processo estático, permitindo a identificação de melhorias.

5 – Economia

Todas essas vantagens resultam na redução de tempo e custos com o processo, pois evitam que o RH gaste recursos com contato, entrevistas, testes e dinâmicas com profissionais pouco qualificados para a vaga, e auxilia o setor a escolher o indivíduo mais adequado ao cargo. A seleção de um candidato certo pode contribuir para o crescimento da empresa e prevenir o aumento da rotatividade dos funcionários.

Conclusão

Mesmo com todos esses benefícios, um ATS não vem substituir ou diminuir a importância do setor de RH, mas sim contribuir com seu trabalho, oferecendo ferramentas para deixar o processo mais eficiente e ágil, garantindo assim que profissionais mais qualificados sejam contratados pela empresa e que o custo dessa operação seja menor.

Vantagens de um sistema de gestão

Se, considerando apenas a área de recrutamento, um software traz tantos benefícios, imagine o que um sistema de gestão online pode fazer pelos diferentes setores de uma empresa.

O sistema VHSYS oferece diversos recursos para otimizar os processos de um negócio, com preço justo e sem o pagamento da taxa de adesão. Ele propícia maior controle sobre a administração de áreas como financeiro, vendas, compras e estoque – tudo no mesmo lugar, para que você não perca tempo com operações descentralizadas.

Além disso, o software gera relatórios detalhados de diversos setores para ajudar nas decisões do seu negócio.

Descubra mais vantagens do Sistema VHSYS realizando uma experimentação gratuita.

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!