O que é ATS e como ele pode melhorar seu recrutamento?

Rosana Moraes

O que é ATS e como ele pode melhorar seu recrutamento?

A contratação de um bom profissional é um processo que exige cuidado. O custo para manter (e, pior, demitir) um funcionário no Brasil é consideravelmente alto. Por isso os métodos utilizados para selecionar alguém geralmente são longos, cansativos e burocráticos.

Mas, e se tivesse uma maneira de deixar esse procedimento mais prático, sem perder a confiabilidade?

O Sistema de Rastreamento de Candidatos (ATS ou Applicant Tracking System, em inglês) é um tipo de software que tem o objetivo de auxiliar no processo de recrutamento. Sua funcionalidade não contempla apenas as etapas de divulgação de uma oportunidade, e sim todas as partes desse método: atração, triagem, seleção e contratação.

Qual a diferença entre um ATS e sites de vagas?

Essa é uma das características do software que o diferem dos portais de vagas tradicionais: sua atuação é mais completa. Enquanto os sites podem ter um alcance maior de divulgação das oportunidades, seus recursos são limitados. Um ATS possui filtros para automatizar a maior parte do processo, identificando os candidatos com o perfil mais próximo aos requeridos.

As ferramentas da plataforma permitem a busca por um candidato específico, criação de formulários, testes e perguntas de pré-seleção, além de organizarem um ranking de currículos. Assim, o software pode ser usado para avaliar não somente as experiências profissionais, mas conhecimentos técnicos e habilidades também.

No entanto, essas duas modalidades não são completamente opostas, sendo mais eficazes se usadas em conjunto: o software pode publicar as vagas nos sites para atrair os candidatos certos, aproveitando a popularidade destes portais, e refinar a seleção dos profissionais.

Aumente a produtividade da sua empresa com o sistema de gestão do VHSYS

Quais seriam as vantagens de se adotar um ATS?

Usar um sistema desses pode trazer diversos benefícios aos processos de recrutamento e seleção de uma empresa. Confira abaixo 5 motivos para implantar essa plataforma:

1 – Otimiza as operações

Com tantas funcionalidades disponíveis no software, quase todos os procedimentos podem ser realizados num único local, sem precisar pular de uma planilha para a outra. Mais uma facilidade dessa plataforma é que os candidatos são classificados automaticamente de acordo com suas informações e respostas, evitando que esse trabalho demorado seja feito manualmente. Essa centralização e automatização agilizam o recrutamento e economizam tempo para outras ações importantes.

2 – Banco de candidatos

O sistema possibilita ter um local para arquivar o histórico de cada indivíduo: quais são suas qualificações, pontos positivos e negativos, sua evolução ao longo dos processos e demais informações. Com isso, pode-se evitar constrangimentos em relação a candidatos recorrentes, cria-se um banco de dados atualizado para consultar antes da abertura de vagas e permite a reavaliação dos profissionais.

3 – Melhora a comunicação

Outra vantagem é que o software pode deixar a comunicação mais eficiente, tanto entre o setor de Recursos Humanos e gestores, como a direcionada aos candidatos. O processo é disponibilizado na plataforma, e qualquer pessoa autorizada pode acompanhar cada etapa do recrutamento.

Já no caso dos candidatos, há maior controle para avisá-los sobre novos testes e entrevistas, informações sobre a vaga e retorno de resultados. Isso mostra o comprometimento e organização da empresa aos colaboradores em potencial.

4 – Banco de dados

Além das informações de cada candidato, é possível avaliar os dados da própria seleção. Verificar quantos profissionais foram considerados adequados a cada oportunidade e quais canais (portais de vagas, redes sociais, site da empresa, entre outros) tiveram mais contatos qualificados são algumas possibilidades. Ou seja, não é um processo estático, permitindo a identificação de melhorias.

5 – Economia

Todas essas vantagens resultam na redução de tempo e custos com o processo, pois evitam que o RH gaste recursos com contato, entrevistas, testes e dinâmicas com profissionais pouco qualificados para a vaga, e auxilia o setor a escolher o indivíduo mais adequado ao cargo. A seleção de um candidato certo pode contribuir para o crescimento da empresa e prevenir o aumento da rotatividade dos funcionários.

Conclusão

Mesmo com todos esses benefícios, um ATS não vem substituir ou diminuir a importância do setor de RH, mas sim contribuir com seu trabalho, oferecendo ferramentas para deixar o processo mais eficiente e ágil, garantindo assim que profissionais mais qualificados sejam contratados pela empresa e que o custo dessa operação seja menor.

Vantagens de um sistema de gestão

Se, considerando apenas a área de recrutamento, um software traz tantos benefícios, imagine o que um sistema de gestão online pode fazer pelos diferentes setores de uma empresa.

O sistema VHSYS oferece diversos recursos para otimizar os processos de um negócio, com preço justo e sem o pagamento da taxa de adesão. Ele propícia maior controle sobre a administração de áreas como financeiro, vendas, compras e estoque – tudo no mesmo lugar, para que você não perca tempo com operações descentralizadas.

Além disso, o software gera relatórios detalhados de diversos setores para ajudar nas decisões do seu negócio.

Descubra mais vantagens do Sistema VHSYS realizando uma experimentação gratuita.

Receba conteúdos exclusivos em seu email e fique por dentro das últimas novidades no ambiente empresarial!

Rosana Moraes
Sobre o autor
Rosana Moraes
Assistente de Marketing de Conteúdo na VHSYS. Formada em Jornalismo pela PUCPR, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Positivo.
Rated 4.9/5 based on 11 avaliações