Conecte-se ao empreendedorismo

O que é antecipação de recebíveis e quando usar?

Tempo de Leitura: 5 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

Acredito que, pelo menos uma vez, você já precisou de capital de giro. Neste caso, é normal pensarmos em fazer empréstimo ou financiamentos para esses tipos de situações.

Mas, e se você pudesse adiantar o recebimento de um dinheiro que já é seu?

Isso é possível e esse procedimento é conhecido como antecipação de recebíveis. Quem opta por fazer essa antecipação adianta um dinheiro das vendas que fez parcelado e que só receberia meses depois.

Hoje, existem muitas empresas especializadas em realizar esse tipo de procedimento, inclusive, algumas instituições bancárias.

A grande diferença entre os bancos e outras instituições responsáveis por essas antecipações, é o valor das taxas e juros.

Como sabemos, os bancos sempre possuem taxas mais altas em relação a outras instituições e não é diferente nesse caso. Por esse motivo, é importante pesquisar bem antes de aderir a antecipação de recebíveis.

Para te ajudar neste caso, elencamos conhecimentos essenciais sobre quando usar a antecipação de recebíveis, quais as vantagens de confiar nessa opção, bem como os cuidados necessários durante este processo.

Confira o artigo completo!

O que é a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é um processo financeiro em que uma empresa pode receber antecipadamente o dinheiro que tem a receber de seus clientes. 

Por exemplo: se a sua empresa fez uma venda parcelada, ela pode escolher antecipar o recebimento do dinheiro, vendendo o direito de receber esses pagamentos futuros a uma instituição financeira ou empresa especializada em antecipação de recebíveis. 

Neste caso, a instituição pagará à empresa um valor menor do que o total que receberia se esperasse até o final do prazo, mas, em troca, a empresa terá o dinheiro imediatamente em suas mãos, podendo usá-lo para investir, pagar dívidas ou para outros fins que sejam importantes para o seu negócio.

A antecipação de recebíveis é uma forma de gerar mais fluxo de caixa, ajudando a gestão a ter acesso a um dinheiro que só seria recebido em um prazo mais longo. 

Essa é uma ótima opção para momentos em que a empresa precisa de dinheiro rápido ou para aqueles momentos que estão lidando com pagamentos atrasados ou inadimplentes.

Lembre-se: A antecipação de recebíveis envolve custos, que podem variar de acordo com a instituição financeira ou empresa escolhida, por esse motivo, é importante que os empreendedores pesquisem bem quais taxas fazem mais sentido para o negócio.

Benefícios da antecipação de recebíveis

Garantir a expansão do empreendimento, bem como saber aproveitar os momentos mais favoráveis para se fortalecer no mercado, são dois aspectos fundamentais para qualquer tipo de negócio.

Porém, a gente sabe que é praticamente impossível fazer isso sem realizar um ajuste nas finanças da empresa, ainda mais quando isso envolve a contratação de crédito.

Hoje, já é possível driblar as altas taxas de juros dos empréstimos e, ainda assim, suprir as demandas de crescimento do negócio. A opção mais adequada para esse cenário é a antecipação de recebíveis. 

Veja quais são as vantagens de optar pela antecipação de recebíveis:

 1. Rapidez na liberação dos recursos

Poder contar com um dinheiro na mão em curto prazo alivia o caixa da empresa, além de diminuir os percentuais de endividamento, ajudando você a negociar com os fornecedores.

Além disso, dependendo da instituição escolhida para a solicitação, o dinheiro pode ser disponibilizado já no mesmo dia, reforçando ainda mais a rapidez dessa liberação.

 2. Evita empréstimos e financiamentos

A antecipação de recebíveis é a melhor oportunidade para fugir das altas taxas de empréstimos e financiamento, além de descartar o compromisso de ter que pagar parcelas do crédito contratado durante um longo período. 

 3. Crédito da própria empresa

Uma outra vantagem da antecipação de recebíveis é poder contar com um dinheiro que já é seu e não de terceiros, como acontece com a contratação de outras linhas de capital de giro ou de créditos disponíveis no mercado. 

 4. Diminuição do risco de inadimplência

Quando você solicita a antecipação de recebíveis, automaticamente os clientes que possuem contas a pagar, passarão a devolvê-las à factoring, dessa forma, é a instituição que ficará responsável pelas medidas cabíveis nos casos de inadimplência.

 5. Facilidade de negociação com clientes e fornecedores

Sabendo que o principal objetivo da antecipação de recebíveis é melhorar o fluxo de caixa da empresa, ela é capaz também de facilitar a negociação da empresa com fornecedores e clientes. 

Os aspectos se tornam mais flexíveis com a antecipação, seja em relação ao valor final dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, bem como os prazos de entrega. 

 6. Aceleração da empresa

Só por não ter boa parte dos recursos presos em recebíveis, a empresa já ganha agilidade de maneira geral, tendo mais liquidez para aproveitar oportunidades e assim, negociar com maior facilidade com os fornecedores em busca das mais diferenciadas condições. 

Pensando nessa situação, a empresa pode acelerar ainda mais o seu desenvolvimento no mercado. 

Agora que você já sabe os benefícios de contar com a antecipação de recebíveis, temos algumas dicas sobre as situações para usar desse método.

Confira:

Situações para se usar a antecipação de recebíveis

Existem situações em que pedir a antecipação de recebíveis é mais vantajosa e apropriada que as outras. Por esse motivo, elencamos 3 situações para que a utilização desse recurso seja bem sucedida e uma opção viável.

Injeção de capital de giro

O capital de giro é o dinheiro que uma empresa precisa para manter suas operações funcionando. Muitas vezes, por falta de recursos, as empresas ficam com o cálculo desse capital negativo, mas, antecipar as contas a receber pode ajudar os gestores.

Afinal, ao recorrer a empréstimos, os juros e tarifas podem ser mais altos e o investimento para manter sua empresa funcionando é muito maior.

Nesse sentido, a antecipação de recebíveis pode ser uma opção para injetar dinheiro no caixa da empresa sem a necessidade de recorrer a empréstimos tradicionais ou investidores.

Investimento

Sabe quando aquela oportunidade de negócio aparece no momento que o seu capital está baixo? A antecipação de recebíveis pode te ajudar a aproveitar melhor essas chances e proporcionar dinheiro imediato, sem gerar dívidas (como nos casos de empréstimos).

Essa prática pode ser especialmente útil para micro e pequenas empresas ou empreendedores que não têm acesso a outras fontes de financiamento.

Pagamento de contas ou quitação de dívidas

A antecipação de recebíveis também é uma ótima maneira para ter acesso rápido a dinheiro e quitar dívidas que atrapalham o negócio e pagar contas em dia. 

Neste sentido, essa prática pode ser uma boa estratégia para evitar pagamentos em atraso e outras tarifas financeiras que envolvem as dívidas e contas. Entretanto, é importante lembrar que a antecipação de recebíveis possui taxas e juros, então é importante considerá-las para que a empresa não saia no prejuízo. 

Cuidados para se ter ao usar a antecipação de recebíveis

Apesar das vantagens envolvendo essa transação, é preciso tomar alguns cuidados a nível de planejamento financeiro quando optar por fazer a antecipação de recebíveis.

O primeiro deles é o cuidado com a escolha da instituição financeira que irá realizar a antecipação. 

Pesquise e escolha uma instituição séria e confiável, com taxas competitivas e condições adequadas para o negócio. Antes de fechar qualquer negócio, lembre-se de comparar as opções disponíveis no mercado.

Além disso, é importante estar atento às taxas e aos encargos que serão cobrados pela instituição financeira escolhida. 

Isso porque, algumas empresas podem cobrar taxas muito altas, o que pode comprometer a rentabilidade do seu negócio. Neste sentido, vale a pena negociar as condições com cuidado e ter uma boa compreensão das taxas e dos encargos.

Outro cuidado é a verificação da qualidade dos recebíveis que serão antecipados. 

Neste sentido, é importante certificar-se de que esses valores são, de fato, devidos e que não há problemas em relação à inadimplência ou à validade dos títulos. 

Isso evita problemas futuros e garante que a antecipação seja realmente vantajosa para o negócio.

Por último, mas não menos importante: faça uma análise cuidadosa da necessidade da antecipação de recebíveis. 

Por mais que essa prática seja vantajosa em alguns casos, avalie se ela não é uma solução temporária e não resolve os problemas financeiros de longo prazo da empresa.

Neste sentido, a dica é: avalie a situação financeira do negócio e considere outras alternativas antes de optar pela antecipação de recebíveis.

Quer saber mais sobre antecipação de recebíveis e gestão financeira?

No blog da vhsys, você encontra inúmeros conteúdos que ajudam os empreendedores a crescerem. Desde dicas financeiras até conhecimentos sobre leis e obrigações fiscais, o blog da vhsys é um portal de conhecimento que simplifica assuntos complexos do mundo do empreendedorismo.
Confira nossos conteúdos sobre o setor financeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!