Conecte-se ao empreendedorismo

São Paulo: 7 motivos para empreender na terra da garoa

Tempo de Leitura: 2 minutos
ERP completo +  Conta PJ Integrada + Maquininha Stone com mensalidade zero

Supere seus concorrentes com a Gestão Integrada

Organize suas finanças e aumente suas vendas, tudo em um só lugar!

São Paulo, a terra da garoa, comemora hoje 463 anos e, para celebrar, preparamos um artigo trazendo algumas curiosidades que fazem da capital paulista a cidade mais procurada para empreendedores, confira:

Referência em empreendedorismo

O Índice de Cidades Empreendedoras 2016 (ICE), pesquisa realizada pela Endeavor, mostrou que São Paulo ocupa a pole position do empreendedorismo nacional. A capital se destaca por sua economia, mercado, capital e conectividade.

Incubadora de grandes ideias

No ano passado, o Google inaugurou o Campus São Paulo, primeiro espaço dedicado ao empreendedorismo e ao ecossistema das startups na América Latina.

Celeiro de grandes e inovadoras ideias na América Latina e no Brasil, São Paulo foi escolhida para impulsionar e abrigar 50 startups selecionadas pelo próprio Google com o objetivo de estimular o desenvolvimento, conexão e criação de empresas inovadoras e impactantes.

Feiras de empreendedorismo

Por ser um polo empreendedor, São Paulo também é a cidade que mais recebe feiras de negócios, trazendo tendências mundiais para alavancar o seu projeto. As principais feiras do setor são: Feira do Empreendedor, Beauty Fair, Feira APAS, Expo Arquitetura Saudável, ABF Franchising Expo, entre outras.

Acesso ao crédito

Contrariando o resto do país, São Paulo foi a única cidade que aumentou sua oferta de capital e teve maior expansão de crédito. Ainda de acordo com o ICE 2016, entre 2014 e 2015, a capital teve um aumento expressivo de 20% no crédito, a única cidade a atingir essa marca.

Conheça o sistema de gestão empresaria VHSYS!

Cultura empreendedora nas periferias

Em São Paulo há a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo com Núcleos de Desenvolvimento Local, constituídos por organizações (empresas, sindicatos, instituições de pesquisa, etc) e poder público para estimular a política de desenvolvimento local para as regiões periféricas da cidade.

Os principais objetivos dos núcleos é criar um ambiente de articulação que permita a busca de soluções e desenvolvimento local sustentável, além de pôr em prática ações de incentivo ao empreendedorismo, geração de emprego, renda e aproveitamento da mão de obra local na região.

Sustentabilidade

Em São Paulo, a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo promove o curso do Projeto Fábrica Verde, cujo objetivo é viabilizar conhecimentos de jardinagem e cultivo no meio urbano para futuros empreendedores no ramo de jardinagem, paisagismo sustentável e áreas correlacionadas.

Estímulo para pequenos empreendedores

O Sebrae-SP lançou o Super MEI, programa com o objetivo de formar e aperfeiçoar microempreendedores com soluções técnicas e de gestão para o aprimoramento de negócios. As soluções do Super MEI visam:

  • Agregar valor à sua empresa;
  • Aprimorar conhecimentos técnicos e de gestão;
  • Aumentar suas vendas;
  • Diversificar seus produtos;
  • Receber orientação sobre linhas de crédito e aplicativos de gestão.

O Super MEI ainda oferece cursos gratuitos para capacitação em diversos segmentos.

Conclusão

São Paulo é referência em empreendedorismo em nível global. O “celeiro” de ideias vem desenvolvendo cada vez mais métodos para estimular a cultura empreendedora na população. Através de incentivos públicos e privados, a capital continua sendo referência em inovação e economia para o país e para a América Latina.

Se você está pensando em empreender, São Paulo pode ser uma ótima opção para iniciar!

Redator vhsys

Explorando os textos no vhsys: potencialize sua comunicação com conteúdos envolventes, destacando-se na plataforma com textos eficazes e impactantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de gestão online

Preencha os dados para iniciar
seu teste grátis de 7 dias no ERP vhsys.

Sistema de gestão online

Experimente grátis por 7 dias!