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Como migrar seu varejo de Autopeças para as plataformas digitais

A utilização de sistemas de gestão nas empresas não é uma coisa moderna. Há muitos anos, as empresas utilizam ferramentas de gestão e processos para buscar o melhor desempenho do seu negócio.

Por causa da ineficiência de alguns processos na loja física, as empresas perdem uma boa parte da sua receita anual. E por isso, migrar para as plataformas digitais é tão importante.

Se você ainda utiliza o famoso “caderninho de gastos” na sua Autopeças, esse artigo é para você. Confira todas as dicas:

Afinal, o que é digitalização?

A digitalização nada mais é do que a automação dos processos da sua empresa, chamada também de transformação digital

Com o negócio inserido no contexto digital, fica muito mais fácil potencializar processos e recursos, além de desenvolver mais inovação dentro da empresa, acelerando o crescimento e possibilitando o aumento de receita.

Porém, é importante saber que essa virada não é apenas sair do papel para ir ao mundo digital. É preciso lembrar que trata-se de um processo que altera não só fluxos de trabalho novos e antigos, mas também todo o ecossistema do negócio.

Apesar de parecer algo muito complexo para quem já está acostumado com processos manuais na empresa, a transformação digital pode ser mais simples do que você imagina.

Acompanhe os próximos tópicos para saber mais sobre a migração do seu varejo de Autopeças para as plataformas digitais.

Por que digitalizar sua Autopeças?

Com as rápidas mudanças no ambiente tecnológico, fica cada vez mais claro a necessidade das pessoas empreendedoras se atualizarem no sentido de otimizar a gestão e identificar com maior velocidade as novas tendências e demandas do mercado.

Para otimizar a gestão, as soluções mais buscadas ultimamente são as que armazenam e centralizam os dados do negócio em um só lugar, permitindo mais agilidade na empresa e nas atividades. No caso, os sistemas de gestão em nuvem.

Essa solução além de descomplicar os processos da empresa, como organização de estoque, controle financeiro, gestão de vendas etc. também traz vantagens como diminuição de erros humanos causados por erros de digitação.

Já para acompanhar as tendências e demandas do mercado, o ideal é estar no mesmo ambiente digital que os seus consumidores. Nas redes sociais, por exemplo, você pode saber o que eles têm compartilhado e quais são seus principais interesses.

Além de redes sociais, é importante também para o seu varejo de Autopeças ter uma loja online, pensando não só no aumento da visibilidade do seu negócio, mas também no aumento da receita. 

Como preparar minha Autopeças para a transformação digital

Antes de começar essa transformação digital, é importante antes fazer uma análise financeira e de negócio.

A transformação pode ser complexa de início, pois requer tempo e investimento de recursos para que tudo funcione como o esperado. E para isso, será necessário desenvolver um planejamento e uma estrutura operacional adequada.

Você deve pensar em uma estrutura clara sobre o que o seu negócio precisa, pensando também em como a sua equipe irá atuar depois da inclusão dos recursos digitais, mantendo o ambiente colaborativo da empresa. 

Além de planejar a estrutura para entender as necessidades da empresa, você deve pensar também na qualificação da sua equipe para lidar com as novas ferramentas e processos. 

Assim, todos irão entender a visão do negócio, compreender o tamanho do desafio e o que será necessário para que a mudança aconteça.

6 benefícios para migrar sua Autopeças para o ambiente digital

Sabemos que migrar do offline para online não é uma tarefa fácil, mas para te encorajar ainda mais nisso, listamos alguns benefícios que o seu negócio pode ter ao incorporar a tecnologia no seu dia a dia. Veja a seguir:

1. Crescimento das vendas

A taxa de crescimento das vendas feitas em ambiente digital só tem crescido ano após ano. E é claro que no ramo de Autopeças não podia ser diferente. 

Ao levar o seu varejo de Autopeças para uma loja online, você garante um diferencial competitivo no mercado de atuação, além de aumentar a visibilidade do seu negócio, podendo multiplicar sua receita.

Além disso, vale ressaltar que com a loja online, os benefícios são tanto para o vendedor quanto para o comprador. Para os consumidores, a loja online é uma ótima forma de comprar peças que, geralmente, são mais difíceis de encontrar em lojas físicas.

Para o vendedor, com a loja online é possível oferecer boas opções de pagamento, usando os benefícios que a plataforma utilizada oferece, além de que os pedidos caem automaticamente em seu sistema, sem se preocupar com algum tipo de processo manual.

2. Localidade

Sua loja física está em um local de difícil acesso ou com pouco movimento? Outra vantagem oferecida pelo mundo digital é a acessibilidade. 

Se seu negócio está em diferentes canais digitais, você consegue atender diversas regiões, e consequentemente, amplia sua marca.

Uma vez que a sua loja virtual possui as peças desejadas e condições de pagamento atrativas, a compra se resumirá em um clique, e você não precisará de um vendedor para atender o cliente, pois ele terá autonomia em sua loja virtual.

3. Plano de marketing e estratégia de vendas

Fazer um plano de marketing é fundamental para atrair clientes para sua loja física e online. O plano deve incluir ações pontuais, promoções e estratégias gerais para mídias sociais, e-mail marketing e outras formas de publicidade.

Toda a comunicação, deve passar uma mensagem exata sobre o que você faz e como faz, considerando como o público irá enxergar sua marca.

O principal ponto do marketing digital é fazer com que sua marca alcance mais pessoas, usando a visibilidade da sua empresa em ambiente digital 24 horas por dia e 7 dias por semana.

4. Gestão simplificada do estoque

Sabemos que localizar peças para motores em geral, pastilhas, discos, lonas, faróis, lanternas e lâmpadas no estoque podem levar algum tempo, ainda mais no ramo automotivo em que o volume e a variedade são enormes. 

Com a plataforma online você organiza, consegue visualizar os produtos com a maior e menor saída e  ainda gera relatórios com facilidade.

Em algum momento você já teve que lidar com mercadorias paradas? Sabe aquele retrovisor que está encalhado há um bom tempo no seu local de armazenamento?

Com um sistema de gestão, você consegue fazer o levantamento das peças que estão paradas já tem algum tempo e montar uma estratégia para conseguir vender, como promoção e liquidação.

5. Produtos em destaque

Fazer aquela promoção com os produtos mais procurados fica ainda mais fácil com uma loja virtual. 

Colocar os produtos em destaque melhora a experiência do cliente na hora da compra e te ajuda a ofertar produtos adicionais ou kits que podem ser úteis para seu cliente e que ele nem lembrava que precisava.

6. Integração

Grande parte das plataformas de loja online que existem no mercado oferecem uma integração direta com o sistema de gestão da empresa. Ou seja, os pedidos feitos na sua loja virtual vão direto para o seu sistema.

Isso é importante para garantir a agilidade na rotina de trabalho, sem precisar entrar na sua loja online a todo momento para conferir se chegou algum pedido de compra.

Além disso, com essa integração todo o processo burocrático, como a emissão de notas fiscais, também é automatizado, garantindo a eficiência de todo o processo.


Como anda a transformação digital de sua Autopeças? Conta para a gente nos comentários 😀

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